Como começar o ano sem dívidas

Todo início de ano é a mesma sina: todos os impostos do período se acumulam, e as despesas ganham reforços das matrículas e materiais escolares. Sem contar os gastos com as festas e presentes que são incentivados pelas comemorações de fim do ano que passou. Mas, sem alarme ou desespero: estamos aqui para ajudar a organizar o orçamento.

Ainda que não tenha poupado algum ao longo do ano para quitar esses gastos sem perder o sossego das férias, algumas providências e pesquisas podem ajudá-lo a começar o ano azul.


Leia também --> Como economizar nas compras de Natal

Como começar o ano sem dívidas


Quitar desde já ou esperar o vencimento

É sabido que impostos como o IPVA e o IPTU possuem sua cota de juros que, apesar de variáveis conforme o estado ou a cidade, ainda assim acabam custando mais caro quando pagos após o vencimento. Assim, se houver dinheiro em caixa para quitá-los à vista e o desconto oferecido seja superior a 8% para o pagamento antecipado, vale a pena sacrificar um pouco o orçamento. Assim, você já se "livra" desses dois.

Caso existam outras dívidas esperando o pagamento, quite-as primeiro e parcele os impostos de maneira que consiga pagá-las um pouco por mês, sem comprometer as finanças domésticas. Além do mais, na fila estão o seguro DPVAT e o licenciamento dos veículos, de modo que a administração dos carnês e boletos não acabam aqui.

Opte, sempre que possível, por pagar à vista e com desconto. Além de quitar as dívidas e livrar-se delas, ainda pode utilizar a porcentagem que economizou para investir em outro lugar. Ainda que pouco, todo dinheiro que puder sobrar ou ser economizado é sempre uma boa ideia, concorda?!

A escola das crianças

Ainda que a prole seja pequena, os gastos com matrículas, material escolar e, principalmente para os pequeninos, os brinquedos e objetos de cuidado que precisam levar para o ano letivo podem custar bem mais do que deveriam. Dessa forma, é importante pesquisar os preços e comprar o quanto antes. A medida que nos aproximamos do início das aulas, os valores costumam subir e nos pegar desprevenidos. Do mesmo modo, a estética e a beleza dos materiais ganham novas edições e, portanto, mais caras. 

Saiba as preferências dos seus filhos e, se possível, não os leve na hora da compra. Pode parece bobagem, mas crianças são mais suscetíveis a cores e desenhos, além de todo o apelo do comércio na época dos materiais, e a presença delas pode aumentar bastante os seus gastos. Sendo assim, seja atencioso com o que elas gostam, incluindo um ou outro mimo, mas opte sempre pela dupla economia/qualidade. Assim, tanto o seu bolso quanto seus filhos começam felizes o ano.

Por fim...

Tomar nota do que aconteceu nos anos anteriores, guardar uma lista dos gastos e até adotar um orçamento preventivo podem ser boas ideias para começar no azul o ano que se aproxima. Com esses cuidados, também é possível detectar para onde o dinheiro vai quando "perdemos as contas" no orçamento e até saber se o padrão de vida vem condizendo com a renda disponível. Cuidados necessários para manter a segurança do seu bolso e a sua saúde também!


Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

3 comentários

Eu faço isso todos os anos, faço uma poupança a partir de Setembro e vou juntando para pagar IPTU,IPVA, E OUTRAS TAXAS, enquanto o pessoal esta reclamando, eu estou numa boa sem dividas e com minhas contas em dia,

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.