RAIS 2014: Prazo de entrega

O prazo de entrega da RAIS 2014 começa a partir de 20 de janeiro e termina no dia 21 de março.

Todo ano o empregador tem a obrigação de enviar a RAIS 2014 - Relação Anual de Informações Sociais ao Ministério do Trabalho com todas as informações do empregado, de maneira correta para evitar perda de direito para o trabalhador.


O envio da RAIS 2014 no prazo estabelecido por lei é um dos requisitos para o trabalhador ter direito ao PIS 2014.
RAIS 2014
A Relação Anual de Informações Sociais também também serve de fonte de informações para o Ministério do Trabalhado conceder benefícios como o abono salarial, PIS/PASEP, seguro-desemprego e FGTS,  além de atender as necessidades de estudos técnicos de natureza estatística e atuarial; de identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP.

RAIS 2014

Conforme Portaria Portaria nº 2072, publicada no Diário Oficial em 03/01/2014, o prazo de entrega da declaração da RAIS 2014, ano-base 2013, inicia-se no dia 20 de janeiro de 2014 e termina no dia 21 de março de 2014.

Acompanhe nosso conteúdo pelo Facebook para maiores informações, curta e compartilhe nossa pagina:

RAIS 2015: Prazo de entrega




Quem está obrigado a declarar a RAIS

São obrigados a entregar a declaração da RAIS:
  • inscritos no CNPJ com ou sem empregados - o estabelecimento que não possuiu empregados ou manteve suas atividades paralisadas durante o ano-base está obrigado a entregar a RAIS Negativa;
  • todos os empregadores, conforme definidos na CLT;
  • todas as pessoas jurídicas de direito privado, inclusive as empresas públicas domiciliadas no País, com registro, ou não, nas Juntas Comerciais, no Ministério da Fazenda, nas Secretarias de Finanças ou da Fazenda dos governos estaduais e nos cartórios de registro de pessoa jurídica; 
  • empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados;
  • cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; 
  • empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos e profissionais liberais) que mantiveram empregados no ano-base;
  • órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual ou municipal, inclusive as fundações supervisionadas e entidades criadas por lei, com atribuições de fiscalização do exercício das profissões liberais;
  • condomínios e sociedades civis;
  • empregadores rurais pessoas físicas que mantiveram empregados no ano-base; 
  • filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior.
O responsável por enviar a RAIS deve baixar os arquivos (http://www.rais.gov.br/RAIS_SITIO/download.asp), para maiores informações e orientações acesse o site http://www.rais.gov.br/

A partir de 2014, todos os estabelecimentos ou arquivos que possuírem 11 ou mais vinculos empregatícios deverão transmitir a declaração utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também inclui os órgãos da Administração Pública.

Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores, com empregado, também será obrigatória a utilização de certificado digital, inclusive para os órgãos da Administração Pública.

A entrega da declaração é obrigatória e o atraso na entrega está sujeito a multa conforme previsto no ART. 25 da Lei nº 7.998, de 11/01/1990 a ser cobrada em valores monetários a partir de R$ 425,64 (quatrocentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), acrescidos de R$ 106,40 (cento e seis reais e quarenta centavos) por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS respectiva ou da lavratura do auto de infração, se este ocorrer primeiro.
Leia também ---> Consulta RAIS Trabalhador pela internet

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

51 comentários

Estou com problemas no meu sistema, tem como fazer ela sem movimento e depois retificar a mesma

Responder

ola gostaria de saber por q aa minha rais consta como nao entregue,se foi assinada minha carteira 01/03/2014 ?

Responder

estou inscrito na mesma empresa desde 01|03|12,a firma declarou a rais 2015,quando poderei receber? desde já obrigado

Responder

tenho quase 3 anos de carteira,como fazer para usar o FGTS em moradia própria?

Responder

dia 20 de janeiro que vao receber a rais vcs no entedeu nao

Responder

a rais é feita no próximo ano

Responder

A sua RAIS será feita em 2015, pois o ano base é 2014

Responder

Você já trabalhou em outras empresas? Para receber o Abono Salarial (PIS/PASEP) em 2015, você deverá ter trabalho com carteira assinada em qualquer empresa (não necessariamente na mesma) desde 2010.

Responder

Boa Tarde
Fiz duas retificadoras da rais, uma em setembro e outra em outubro de 2014, em que mês eles recebem o pis? tem alguma data especifica?

Responder

Bom dia!
De acordo com a CAIXA esses profissionais devem receber o Abono Salarial até o mês de Novembro/2014, ou então até a data de 30/06/2015, que é o prazo máximo para pagamento do Abono.

Responder

ola, trabalhei em 2013 e recebi o PIS em 2014, em 2014 continuei na mesma empresa e trabalhei ate agosto de 2014.... eu quero saber se recebo o PIS EM 2015

Responder

por favor me respondem... como falei ai encima, trabalhei em uma empresa de fevereiro de 2013 a agosto de 2014.....recebi PIS em 2014 referente a 2013 certo!!!!
agora quero saber se vou receber em 2015 referente a 2014 que trabalhei tb so que foi na mesma empresa ....

Responder

SIM se vc trabalhou 30 dias ou mais e nestes meses não recebeu mais que dois salario mínimos, vc terá direito a receber!!!

Responder

tenho carteira asinada des 2008 fui demitido em 2014 fevereiro voltei a trampa em março de 2015 tenho direito ao pis

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem: já tem 5 anos de cadastro, recebeu até dois salários mínimos, trabalhou registrado por pelo menos 30 dias em 2014 e se a empresa enviou a sua RAIS dentro do período.

Responder

Oi trabalhei outubro de 2014 sai em 30 de abril de 2015 tenho 5 anos de carteira.assinada gostaria de saber se tenho direito a pis pq ligo para caixa e não consta pagamento .alguém pode me ajudar

Responder

Olá, como vai? Se você trabalhou no mínimo 30 dias no ano de 2014, se a empresa enviou a sua RAIS no período correto e se você ganha no máximo 2 salários mínimos e se tiver no mínimo 5 anos de cadastro, poderá receber o PIS/PASEP.

Responder

Ola, não consigo consultar a rais pra saber se vou receber o pis. aparece escrito que meu pis não foi encontrado e que é pra procurar a empresa. So que sou terceirizada e a empresa sumiu.como faço? Obrigada.

Responder

Oi,
Meu primeiro emprego com carteira assinada foi em 2010, porém não existe registro no rais, o registro que existe no rais foi em 2011 de outra empresa. Devido essa falta de registro da primeira empresa eu recebo o pis esse ano de 2015?
Desde já agradeço.

Responder

Gente mh raiz foi informada agora em julho dia 17/07/2015. Ja estou com o documento. Eu ja posso saca sou de julho mesmo. Ja posso ir na caixa dia 22/07/2015?

Responder

Se você cumpriu todos os requisitos, seu PIS já estará disponível a partir do dia 22

Responder

O pis para saque em 2015, corresponde a Raiz de que ano? Qual prazo data máxima a empresa deveria declarar?

Responder

Corresponde ao ano de 2014.

Responder

trabalhei de 15 de outubro de 2013 até o dia 9 de janeiro de 2014,sendo que minha carteira foi alterada a data de saida para 09/02/2014,pois a firma tenha feita a dispensa sem o aviso prévio,sendo assim a firma tem que me colocar na Raiz e eu tenho direito ao abono esse ano?,recebi em 2014 referente a 2013

Responder

A ONDE EU LIGO PRA SABER DO MEU PIS COLOCO VERIFICA O PIS ESTA DANDO QUE NAO TEM PAGAMENTO COMO ASSIM

Responder

Prezado,
Recebi o PIS em 2014 referente ao ano base 2013. Trabalhei em uma empresa terceirizada no dia 07/07/2014 e fui desligada no dia 05/09/2014.
Depois fui contratada por outra empresa terceirizada novamente para prestar serviços no dia 22/12/2014 e a data de saída foi 21/03/2015 porem só hoje tive acesso que não costa no sistema da RAIS a data de desligamento.
Gostaria de saber se vou ter direito ao PIS e se esse erro da empresa pode me prejudicar.

Responder

servi as forças armadas...
fikei 2 anos e meio ..2009 sai em 2011
esse tempo conta ?? para que possa receber o pis?era registrado no pasep..
tenho 5 anos de carteira contando com anos que servi Fab ..
me ajudem ai tem direito pis ??2015 ou so 2016??

Responder

COMO FACO PRA SABER PORQUE NAO FOI DEPOSITADO MEU PIS CONSTA QUE NAO E PAGAMENTO POR FALTA DO RAIS QUAL MOTIVO GOSTARIA DE SABER PORFAVOR

Responder

Olá! Eu trabalhei com carteira assinada pela primeira vez em 2015, fiquei 7 meses e fui dispensado, eu tenho direito a esse abono salarial?

Responder

Olá eu meu primeiro registro foi em 2008 fui dispensada em 2013 ..ano passado teria o direito de receber o PIS ..mais esta dando algum erro .pq quando fui tirar meu Catão cidadão na caixa me enformaram q meu número de PIS tinha mudado ..e que eu deveria levar para a empresa cadastrar meu número novo ..e assim fiz ..pois recebi meu seguro desemprego certinho ..tudo OK mais o PIS eu tenho direito e dis q não tem depósito pra esse PIS ..eu quero saber oq eu posso fazer obrigado

Responder

Olá eu meu primeiro registro foi em 2008 fui dispensada em 2013 ..ano passado teria o direito de receber o PIS ..mais esta dando algum erro .pq quando fui tirar meu Catão cidadão na caixa me enformaram q meu número de PIS tinha mudado ..e que eu deveria levar para a empresa cadastrar meu número novo ..e assim fiz ..pois recebi meu seguro desemprego certinho ..tudo OK mais o PIS eu tenho direito e dis q não tem depósito pra esse PIS ..eu quero saber oq eu posso fazer obrigado

Responder

Olá eu meu primeiro registro foi em 2008 fui dispensada em 2013 ..ano passado teria o direito de receber o PIS ..mais esta dando algum erro .pq quando fui tirar meu Catão cidadão na caixa me enformaram q meu número de PIS tinha mudado ..e que eu deveria levar para a empresa cadastrar meu número novo ..e assim fiz ..pois recebi meu seguro desemprego certinho ..tudo OK mais o PIS eu tenho direito e dis q não tem depósito pra esse PIS ..eu quero saber oq eu posso fazer obrigado

Responder

Gostaria de saber até que data posso retificar a Rais de 2014?

Responder

Gostaria de saber até que data posso retificar a Rais de 2014?

Responder

O lugar certo teria que ser a Caixa Econômica, mas como como não resolveram, procura uma Delegacia do Trabalho próxima de você.

Responder

O mais rápido possível.

Responder

Foi registrada com atraço perante o juiz do trabalho. Data de enicio 1/10/ 2014. DATA DEMISAO 1/5/2015. TENHO DEREITO AO PIS

Responder

Eu trabalhei 6 meses em 2014 e não. Tirei o ps em 2015 sempre tiro e não estava depositar. Será q tem a ver com a empresa não ter mandado minha raz?

Responder

ola,assinei minha carteira em 2009,em outubro de 2013 estava trabalhando já em outra empresa e sair em 07/2014;em 09/2014 recebi pis pela primeira vez.;em 12/2014 assinei novamente e sair 06/2015.com o novo calendário do pis passei de setembro para receber em janeiro; no qual não foi depositado ao consultar a rais 2015 e vi que a empresa que trabalhei em 12/2014 não colocou a data do afastamento e não tomou nenhuma providência para acertar o erro. Gostaria de saber como faço para receber meu pis?

Responder

ola eu trabalhei em 2015 sera que eu vou receber o pis esse ano?

Responder

Olá amigos, por favor me ajudem. Trabalhei em uma empresa de outubro de 2014 até Julho de 2015. E a empresa declarou a RAIS em dezembro de 2015, consultei meu PIS e lá consta que: NAO HA BENEFICIOS PARA ESTE PIS. O que devo fazer.

Responder

bom dia, minha empresa retificou a Rais ano base 2014 em fevereiro de 2016, ainda recebo o pis referente ao ano 2014 este ano ainda, até agora não consta nd.

Responder

Se você estiver dentro de todos os requisitos, sim. Lembrando que o prazo máximo é até dia 30 de junho.

Responder

olá tenho a carteira de trabalho desde 2010 mas minha RAIS só foi entregue em 15/03/2016 eu teria direito ao PIS 2014?

Responder

Oi gostaria saber o que fazer com empresa envia rais trabalhei no ano 2013 deveria ter recebido 2014 nada pis

Responder

Olá boa tarde! Como faço para saber se a Rais foi entregue? Pois estou dentro do perfil para receber o pis, porém não está disponível. A única coisa que pode ser, é a empresa que não entregou. Podem me ajudar?!

Responder

NO ANO DE 2015 TRABALHEI 6 MESES EM UMA EMPRESA E 6 MESES EM OUTRA EMPRESA, MAIS RECEBI APENAS METADE DO MEU PIS. ISTO ESTÁ CERTO? NÃO DEVERIA RECEBER O PIS INTEIRO JÁ QUE TRABALHEI O ANO TODO?

Responder

Olá... não recebi meu PIS referente ao ano de 2014, pois meu antigo patrão emitiu a RAIS como se eu tivesse trabalhando pra ele, então constou que meu salário mensal ultrapassava dois salários, já que estava trabalhando em outra empresa. Foi feita a retificação da Rais em Março/2016. Quando vou receber o pis?

Responder

minha raiz 2014 foi i formada esta ano será que recebo ?

Responder

minha rais ano base 2014 foi entreegue em 18/08/2016. com a prorrogação do prazo será que ainda recebo? o mesmo aconteceu com a rais de 2013.

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.