Trabalhador rural tem direito ao PIS?

O trabalhador rural pode ter direito ao PIS, veja qual a condição básica para que ele tenha este direito assegurado.

Todos sabem que o PIS é um benefício pago anualmente a todos os trabalhadores que trabalham com carteira assinada, desde que estejam enquadrados em alguns requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Veja abaixo quais são estes requisitos para ter direito ao PIS.


Mas mesmo o trabalhador que tenha carteira assinada, que tenha recebido no ano-base até 2 salários mínimos pode não ter direito ao PIS, e esse pode ser o caso do trabalhador rural.
O pagamento do PIS é feito a partir de julho e termina em junho do ano seguinte, o pagamento é realizado conforme mês de nascimento do trabalhador.

Trabalhador rural tem direito ao PIS?

Trabalhador rural tem direito ao PIS

O trabalhador rural tem direito ao PIS desde que ele esteja vinculado a uma pessoa jurídica, ou seja, desde que o empregador tenha CNPJ e contribua com o PIS/PASEP, como uma empresa agrícola, caso contrário o trabalhador rural mesmo que tenha carteira assinada não terá direito ao PIS.

Mas esta regra não é valida apenas para o trabalhador rural, o empregado doméstico também não tem direito ao PIS, por que está vinculado a uma pessoa física.




Projeto de lei aprova pagamento do PIS para trabalhador rural

Em 2013 foi aprovado um projeto de lei que diz que o trabalhador rural tem direito ao PIS.
Alei atual determina que o abano salarial do PIS seja pago para quem esteja cadastrado há 5 anos no PIS, tenha trabalhador com carteira assinada por pelo Mn eos 30 dias no ano anterior ao pagamento e recebido até dois salários. Conforme o projeto de lei PLS (165/2012) veja o que deve ser feito para que o trabalhador rural e o empregado doméstico tenham direito ao PIS:

Como fonte para custear o abono, o empregador pessoa física, urbano ou rural, passará a recolher mensalmente a contribuição para o PIS-Pasep, com base no salário pago aos empregados. A medida está prevista no projeto, em artigo que modifica a lei que regulamenta a contribuição (Lei 9.715/1998).

Na justificação da proposta do autor do projeto classifica como “odiosa discriminação” o fato de os empregados de pessoas físicas terem sido excluídos do grupo de beneficiários do ¬abono salarial. Com o projeto, o parlamentar atende demanda de entidades representativas dos trabalhadores rurais, que lutam para que a categoria receba o benefício já pago aos empregados vinculados a pessoas jurídicas.

Se regulamento esta medida estenderá o abono salarial a pelo menos 1 milhão de trabalhadores rurais temporários e a 2 milhões de empregados domésticos.

Vale lembrar que ainda é um projeto de lei e ainda tramita no Senado.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

24 comentários

Por quer o trabalhador rural nao ten direito o pis?







Responder

Olá, o trabalhador rural tem direito ao PIS, veja quais são as condições:
http://www.consultaropis.com/2014/09/trabalhador-rural-tem-direito-ao-pis.html

Responder

Estou cadastrado desde abril de 2010 ,e sai do serviço desde Março de 2015 , ligo na caixa e me fala que eu não tenho rendimento do pis ,no quadro faltaria apenas alguns dias para completar 5 anos de carteira assinada . Fiquei sem entender!

Responder

olá bom dia,gostaria de saber se tenho ireito ao pis agora em 2015,no caso trabalhei todo o ano de 2009,fiquei desempregado de 2010 ate março de 2014,estou trabalhando ate hj de carteira assinada,sera que tenho direito ao pis?no aguardo da resposta...

Responder

oi...trabalhei 2009 ..jah tenho 5 anos d carteira assinada..so q ñ trabalhei o ano d 2014 d carteira assinada ..eu tenho direito no pis. .esse ano ?

Responder

Olá, recebe o PIS quem tiver pelo menos 5 anos de cadastro, teve a sua RAIS enviada dentro do prazo, recebeu até dois salários mínimos e trabalhou por pelo menos 30 dias no ano de 2014

Responder

Olá eu trabalhei desde 2011 a 2015 registrado e gostaria de saber se tenho direito ao PIS esse ano?

Responder

São necessários 5 anos de cadastro.

Responder

ola trabalhei em dezembro somente um mês de carteira assinada em 2014 na carteira ganhava 890,00 mas com hora extra saia 1.050 e minha carteira foi dado baixa em janeiro de 2015 posso receber o pis?

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem: já tem 5 anos de cadastro, recebeu até dois salários mínimos, trabalhou registrado por pelo menos 30 dias em 2014 e se a empresa enviou a sua RAIS dentro do período.

Responder

Ola fui cadastrada no pis em agosto de 2010 e trabalhei ano passado recebo este ano??

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2014, tem pelo menos 5 anos de cadastro, ganhou até dois salários mínimos e teve a sua RAIS enviada dentro do prazo.

Responder

Boa tarde trabalho de carteira assinada de a do do dia 06/04/10 mais antes deu fazer cinco ano de carteira assinada recebi um salário no valor de 2.700 reais tenho direito ao pis

Responder

Boa tarde srs
Queria saber qual diferença entre o PIS PASEP e o PIS ruralista?

Responder

Bom dia! Gostaria de sabe se tenho direito ao PIS minha carteira fio assinada em 2009 faço aniversário dia 15 de Novembro

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem já tem pelo menos 5 anos de registro, lembrando que não são contados os meses.
Teve a RAIS enviada no prazo
Recebeu até dois salários mínimos
Trabalhou por pelo menos 30 dias em 2014.

Responder

Eu fui registrado em Outubro de 2010 e em agosto desse ano sai e empresa. Será que pego o pis. Meu aniversário e este mes

Responder

Porque? Eu sou registrada como trabalhador rural pelo CNPJ e quando vou no banco dizem que não tenho direito meu salário é e 870 reais por mês?

Responder

Porque? Eu sou registrada como trabalhador rural pelo CNPJ e quando vou no banco dizem que não tenho direito meu salário é e 870 reais por mês?

Responder

Ola boa tarde . meu primeiro registro foi em fevereiro de 2011 , tenho direito ao pis ?

Responder

Ola boa tarde trabalho a 5 anos de carteira assinada e fui na caixa eles disserao que trabalhador rural não tem direito ao pis pq???

Responder

Infelizmente alguns trabalhadores como rural, doméstico ainda não tem direito ao PIS.

Responder

E si já trabalhei mais de cinco anos em área rural e agora trabalho em CNPJ quando posso sacar

Responder

Olá,meu pai trabalhou a vida toda pelo fundo rural com carteira assinada e faleceu em 1980,com a morte também da minha mãe os filhos consegue sacar o país do meu pai hoje?

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.