Segunda via do PIS

Segunda via do PIS - Um dos principais programas do Governo, voltado para os trabalhadores que estão devidamente empregados em regime CLT paga um valor de até um salário mínimo para aqueles que estão dentro de todos os requisitos do programa. Leia o artigo completo e tire todas suas dúvidas sobre o abono salarial, quem tem direito ao PIS e muito mais!


Veja também: 

O Abono Salarial (PIS) foi criado a partir dos anos 70, com intuito principal de ajudar os trabalhadores das empresas privadas. Já o PASEP é destinado para aqueles que estão empregado no setor público. Os requisitos do PIS/PASEP são os mesmos, porém, o calendário de pagamento não são iguais e os programas por bancos diferente. PIS pela Caixa Econômica e PASEP pelo Banco do Brasil.


Como receber o PIS

O pagamento do PIS é feito de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador. A Caixa Econômica disponibiliza o calendário contendo todas as datas de pagamentos. Se o trabalhador estiver apto à receber os valores do PIS, basta aguardar dentro do prazo inicial até o prazo limite.

segunda via do pis


O valor do PIS é passado para a conta do Cartão Cidadão ou em uma das contas da Caixa Econômica. Em caso da perda do cartão, basta que o trabalhador solicite a segunda via do PIS em uma das agências da Caixa Econômica e balcões credenciados, ou leve um documento de identificação com foto e solicite o saque diretamente na "boca do caixa".




Quem tem direito ao PIS

São vários requisitos necessários par que o trabalhador possa receber o PIS. Vale lembrar que não adianta ter recebido abaixo da média de dois salários e não estar dentro de todos os outros requisitos. Essa é uma dúvida frequente que poderá ser esclarecida a seguir:
  • Ter recebido uma média salarial de até dois salários mínimos;
  • Ter a RAIS enviada dentro do prazo;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias de carteira assinada;
  • Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS.
A média salarial é calculada da seguinte forma: É somado todos os salários recebido no ano anterior ao do pagamento e divide pela quantidade de meses trabalhados.

Exemplo: Janeiro: 880, fevereiro 900, março 1100.

Como foram 3 meses de trabalho: 880+900+110 = 2.880/3 2.880/3 = 960

É dessa forma que é feito o cálculo da média salarial do PIS. Já o tempo de carteira, é contado apenas os anos.

Algumas pessoas ficam com dúvidas se vão receber o PIS, pois farão 5 anos de cadastro daqui há 3 meses, porém, o requisito não conta os meses, independente da quantidade que faltam para completar os 5 anos.


Segunda via do PIS

Em caso de perda ou roubo do cartão cidadão, é possível que o trabalhador solicite a segunda via do PIS através da caixa econômica ou pelo telefone 0800 726 0101. Se a solicitação for presencial, será necessário levar os documentos a seguir:
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.
Após fazer a solicitação do cartão, a Caixa dará um prazo máximo de até 30 dias para que o mesmo seja entregue na residência do solicitante.

Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo!

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.