Como tirar o PIS pela primeira vez

Saiba como tirar o PIS pela primeira vez. O abono salarial é um auxílio anual que ajuda muito os trabalhadores brasileiros, assim como o décimo terceiro. Esse auxílio nada mais é que o PIS, que vem pagando milhares de brasileiros, desde 1970.

O Governo Brasileiro vem fazendo diversas mudanças nos benefícios sociais, e é importante manter-se informado sobre os requisitos de cada programa.




Veja também:

Existe também o PASEP, programa similar ao PIS,  só que é para os servidores publicos e pago pelo Banco do Brasil. Continue a leitura para saber a diferença entre o PIS e o PASEP e como receber o abono salarial pela primeira vez.

Diferença entre o PIS e o PASEP

Ambos considerados Abono salarial, porém, geridos por bancos diferentes. O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício concedido e gerido pela Caixa Econômica Federal, esse benefício pode pagar até um salário mínimo para cada trabalhador.

Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é gerido pelo Banco do Brasil. Também paga aos trabalhadores o valor que pode chegar até 1 (um salário mínimo).

Como tirar o PIS pela primeira vez

É importante saber que há uma série de requisitos para que o cidadão possa tirar o PIS pela primeira vez. Entendemos que é necessário estarmos dentro dos requisitos dos programas sociais, pois só assim teremos um controle e combate á corrupção (distribuição das verbas sociais para pessoas que não se enquadram nos requisitos).




O PIS é gerado normalmente quando a carteira do trabalhador é emitida, ou no ato da admissão do trabalhador (é chamado de cadastro no PIS, entenda mais na frente a importância do tempo de cadastro).

Requisitos para receber o PIS pela primeira vez:

Após efetuar o cadastro do PIS, um dos principais requisitos mínimo é: 5 anos de cadastro. Confira a lista completa dos requisitos:

  • Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS;
  • Ter recebido uma média salarial de até 2 salários mínimos;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
  • O pagamento será proporcional ao tempo trabalhado;
  • Ter a RAIS enviada dentro do prazo.
Quando se fala da média salarial, não quer dizer que todos os meses o trabalhador deverá receber apenas 2 salários mínimos.


Entenda como funciona

A média salarial é o cálculo de: soma-se todos os salários recebidos e divide pela quantidade de meses trabalhados, se o resultado for igual ou inferior a 2 salários mínimos, o trabalhador estará dentro desse requisito.

Vale ressaltar também que o envio da RAIS (Relação Anual de Informação  Social) é papel da empresa.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

4 comentários

Vou fazer 5 anos de carteira no mes de julho , tenho direito do pis ?

Responder

Minha carteira foi assinada 23/04/2014 tenho direito ao pis esse ano de 2019

Responder

Registrei minha carteira em 2014 tenho direiro a pis esse ano

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.