Como Requerer Seguro Desemprego pela internet

Como requerer Seguro Desemprego Pela Internet, veja como fazer a solicitação online, pelo computador, saiba como funciona, siga o nosso passo a passo.


Agora já é realidade! O seguro desemprego já pode ser solicitado pela internet, sem a necessidade de ir até um posto do SINE para fazer este atendimento.

Para solicitar o seguro desemprego antes era necessário agendar pela internet uma data para ir ao SINE e preencher um formulário e anexar toda documentação necessária, este atendimento durava no mínimo 15 minutos. Só depois de ir até a uma agencia do SINE, o prazo de 30 dias começava a ser contado para receber as parcelas do seguro desemprego.


Mudança na solicitação

Agora o caminho para ter acesso ao benefício será mais curto, com a mudança que entrou em vigor a partir do mês de novembro/2017, o trabalhador desempregado, deve pegar a documentação para o seguro desemprego e fazer de imediato a requisição do seguro desemprego pela internet.

Será preenchido um formulário online e partir daí, estando tudo certo, o prazo de 30 dias começa a ser contado, portanto não existe mais a etapa de agendamento, o trabalhador ganhar muitos dias, pois ele vai requerer seguro desemprego pela internet.
Como Requerer Seguro Desemprego Pela Internet

O Trabalhador ainda deve ir ao SINE?

A resposta a esta pergunta é sim!

O trabalhador ainda tem que comparecer ao SINE, pois ele já preencheu o formulário para requerer seguro desemprego pela internet, já encurtou uma etapa um pouco demorada. A ida dela ao SINE é para evitar fraudes, portanto este atendimento deve ser rápido, pois ele já preencheu o requerimento no computador.


Como Requerer Seguro Desemprego pela internet – passo a passo

Para fazer a solicitação do seguro desemprego online, ou seja, pela internet, o trabalhador deve acessar o seguinte endereço eletrônico:
https://empregabrasil.mte.gov.br/

Este link é do Emprega Brasil, que é o novo portal do Governo Federal que oferece diversos serviços para os trabalhadores, como: requerimento do seguro desemprego, vagas de emprego, vagas de cursos de qualificação e outros serviços não só para o cidadão, como para as empresas.



Cadastro no Emprega Brasil

Antes de mais nada, tanto para requerer seguro desemprego pela internet, quanto para outros serviços, será necessário fazer o cadastro no site:
https://empregabrasil.mte.gov.br/
Clique em "cadastrar", conforme imagem abaixo:

Após clicar em cadastrar abrirá uma tela com acesso ao cidadão.br, onde deverá preencher com todos os dados solicitados, esta ferramenta é a que autentica o trabalhador no site.

Preencha todos os dados solicitados, assim que preencher e se as informações estiverem corretas, o trabalhador será direcionado a uma pagina com 5 perguntas sobre seu istorico de trabalho, onde deverá acertar pelo menos 4 das 5. Para respondera este questionário tenha em maos a Caryeita de Trabalho. Estando as respostas corretas, o trabalhador receberá uma senha que deverá trocar no primeiro acesso.

Se não acertar o minimo de 4 perguntas, deverá então aguardar 24 horas para tentar novamente ou entrar em contato no auxilio do INSS no numero 135

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”


Ao clicar em "Solicitar Seguro Desemprego"será direcionado automaticamente para a próxima pagina.

Veja quais as paginas a serem preenchidas aqui abaixo:
Nesta tela já vem com os dados do Requerimento, portanto, olhe com bastante atenção e se algum dado estiver incorreto , procure um posto de atendimento.
A próxima pagina (2) será de dados do querente.

A pagina 3 é sobre "Formação", nela poderá informar seus dados sobre qualificação acadêmica e profissional, informações importantes para que o sistema busque vagas de emprego em sua área de atuação ou de experiencia.
Continue preenchendo com as informações solicitadas até chegar em "vagas de emprego" que o programa relaciona automaticamente.
Depois abre uma tela para para agendamento de vagas de emprego e agendar entrevista.

Pode ainda se inscrever em curso de qualificação.
No final, basta confirmar em solicitar o benefício do Seguro Desemprego:

Agende atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Caso a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Conclusão

Agora que já sabe Como Requerer Seguro Desemprego pela internet, também notou que ficou mais fácil essa solicitação, que antes poderia demorar para agendar apenas para fazer este formulário, agora está disponível na internet. 

Sendo assim, a tecnologia está a cada dia se tornando mais uma aliada nos serviços voltados ao cidadão na hora de ir atras de seus direitos.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.