Tenho dois números PIS Pasep o que fazer

Tenho dois numero do PIS o que fazer? Essa é uma das inúmeras perguntas que o trabalhador tem em relação ao PIS Pasep, como já tratamos em outros artigos sobre as frequentes dúvidas sobre tudo que se refere ao pagamento do PIS, hoje vamos falar sobre este problema que é recorrente e muitas pessoas não sabem o que fazer ao lidar com essa situação.

O PIS é o Programa de Integração Social e o PASEP Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ambos com o objetivo de transferir renda através do pagamento anual do abono salarial.

Consulte também esta dúvida:
Tenho dois números PIS Pasep o que fazer

Para ter direito ao PIS/PASEP  e receber o valor de um salário minimo, o trabalhador de atender algumas regras:
  • Estar no cadastrado do PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal no ano anterior ao pagamento;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias (Veja novas regras do PIS);
  • Ter seus dados enviados na RAIS no prazo determinado em lei ao MTE
Se o trabalhador atender todos estes itens, ele tem direito ao PIS/PASEP, mas em muitos casos apesar do trabalhador está enquadrado nestes requisitos, na hora de sacar ele se depara com algumas situações e um delas é a questão de dois números do PIS. 

Agora vamos tentar responder o seguinte questionamento: Tenho dois números PIS Pasep o que fazer:




Tenho dois números PIS Pasep o que fazer

Muitos trabalhadores descobrem que tem problema no PIS quando necessitam de algum beneficio, veja o que é necessário fazer para não ter dor de cabeça mais tarde: 

As carteiras de trabalho emitidas nos últimos 19 anos consta já na primeira página o número do PIS que dá acesso a todos os benefícios sociais do INSS, seguro desemprego e abono salarial do PIS, mas ter o número tão visível não é garantia de acesso fácil aos benefícios. 

E geralmente estes problemas com o PIS aparecem quando o trabalhador vai ao INSS dá entrada a licença maternidade, pedir auxílio doença ou até mesmo a aposentaria. 

Muita gente tem mais de um número do PIS sem saber. Um dos motivos desta duplicidade do número do PIS é que até 2006 o SUS também expedia o numero do PIS, depois deixou de expedir, mas exitem outros órgãos que também expedem o número do PIS, assim como a prefeitura, o Banco do Brasil e outros. Mesmo quem só tem um cadastro no PIS/PASEP pode ter problemas se mudou de endereço ou de nome por causa de casamento ou divorcio e não atualizou ou dados. 

É bom pesquisar o PIS, saber se está tudo direito, se os dados cadastrais estão em dias. Essas informações você pode saber apenas consultando o PIS no site da Caixa ou ligando para o 0800 da CAIXA (0800 7260 0101) ao fazer esta consulta PIS e se houver alguma divergência, é necessário comparecer a uma agencia da Caixa para fazer a regularização, basta levar a carteira de trabalho, e os documentos pessoais( RG, CPF).
E no momento que for fazer o saque do PIS constar que o PIS é invalido ou que tem dois numero do PIS, deve procurar uma agencia da Caixa Econômica Federal e fazer a pesquisa do PIS, lá eles verão qual o que está ativo e farão a regularização.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

24 comentários

O que é "Nis sem cadastro social"? Meu empregador não depositava?

Responder

tenho mais de 5 anos de carteira assinada e nunca recebi isso e já ganhei menos de 2 salários mínimos não entendo

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem: já tem 5 anos de cadastro, recebeu até dois salários mínimos, trabalhou registrado por pelo menos 30 dias em 2014 e se a empresa enviou a sua RAIS dentro do período.

Responder

Trabalhei em 2010 e fiquei 3 meses com a carteira assinada. Eu tenho direito ao pis agora em 2015?

Responder

Olá, tem direito ao PIS quem: já tem 5 anos de cadastro, recebeu até dois salários mínimos, trabalhou registrado por pelo menos 30 dias em 2014 e se a empresa enviou a sua RAIS dentro do período.

Responder

Olá
Trabalhei em 2010 com carteira assinada pela primeira vez e foi gerado um numero de PIS
e em 2011 comecei a trabalhar concursado numa prefeitura onde foi gerado outro numero de PIS,agora em 2015 eu sacarei? como saber?

Responder

Olá, tudo bem? para ter direito ao PIS 2015, é necessário estar dentro dos requisitos: Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano de 2014, ter recebido até dois salários mínimos, ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS e ter a sua RAIS enviada dentro do prazo, caso esteja dentro dos requisitos, você poderá receber o PIS.


Veja esse artigo também, vai te mostrar como saber se você tem o direito:
http://www.consultaropis.com/2014/08/como-saber-se-tenho-direito-ao-pis.html

Responder

Olá,
Eu fiz uma pedido de uma CTPS e logo em seguida fui chamado para um cargo público no qual havia sido aprovado via concurso público. Após ser criado um PIS/PASEP no serviço público, recebi a minha CTPS com outro número de PIS/PASEP. Ressalte-se que nunca trabalhei no servido privado e não há qualquer anotação em minha CTPS.
Fui à Caixa Econômica para tentar resolver e eles disseram que isso seria com o Banco do Brasil, pois no banco de dados deles só havia um registro (da CTPS); no Banco do Brasil, disseram que isso seria de responsabilidade do empregador, pois eles também só tinham um registro no sistema deles (do serviço público); o empregador, por sua vez, fala que isso é com o Banco do Brasil.
Nesse passe-e-repassa, como devo proceder para resolver a unificação de meu PIS/PASEP e manter o do serviço público, que é o único que efetivamente utilizo.

Responder

Boa noite!! Quando consulto o PIS do pessoal de casa no site da caixa, mostra tudo certo, mesmo quem não tem direito, mas quando consulto o meu, a pagina apresenta erro e ano passado nem consegui pegar o meu benefício, o que pode ser?? Caso queira eu mando o print da tela onde consta o erro!!

Responder

Deve procurar uma agencia da CAIXA e falar deste erro e se está dentro dos requisitos, deve saber o motivo, pode ir também a uma agencia do MTE, mas procura a Caixa, ela é responsável pelo PIS.

Responder

Como um jogo de empurra empurra, procura o MTE, solicite informações de como unificar, é possível fazer isso, mas a instancia que deve procurar é o Ministério do Trabalho.

Responder

Ola boa noite, o numero do meu pis/pasep é diferente do nit. Isto é normal? quando consulto na previdencia, mostra o NIT e este numero é completamente diferente do PIS/PASEP. O que devo fazer? ha motivos para me preocupar? Obrigado.

Responder

fui cadastrada em 71. retirei rendimentos em 94 posso ter resíduos ate 88

Responder

tenho pasep por que dei aula no estado em 2012, mas não consigo receber o pis pela caixa, mesmo sem exercer profissão como funcionaria publica posso receber o pasep?

Responder

Gostaria de saber pq tive receber um beneficio e nisso foi feito um nit,e logo dps de um tempo arrumei um trabalho e me deram um nada consta pra no caso ter o número do pis ae gostaria de saber qual e válido ??

Responder

Desculpa, mas não entendi a sua pergunta.

Responder

Para receber o PIS, é necessário ter pelo menos 5 anos de cadastro.

Responder

E pq qndo mais nova tive q fazer um cadastro pra receber um beneficio e nisso foi gerado um número de um nit só q não recebo mais esse beneficio já tem um bom tempo e logo dps arrumei um emprego e pra isso teria q ter o número do pis e fui na CES pra gerar esse número ae eu gostaria de saber qual número e válido, esse q foi feito qndo arrumei o emprego??

Responder

Gostaria de entender uma coisa pq minha carteira foi assinada no ano 2011 ae no caso eu tenho direito ao pis q ae no caso eu receberia agr no ano 2016,certo??

Responder

Em 2011 fui a um CAT e fiz o cadastro do PIS, em 2013 comecei a trabalhar e usei esse número de PIS, até tinha acesso porém em 2016 fui até uma agência da Caixa atualizar meu cadastro do PIS e fizeram um novo PIS. E agora o novo que esta ativo, se tento consultar o antigo, aparece que o ativo é o novo número, e agora? Terei direito ao PIS?

Responder

Olá tenho cadastro no pis desde de 1992 e nunca recebi os jurros do pis .segue do a caixa me i formou qu não tenho direito o por que não sei!


Responder

Tem direito se estiver dentro dos requisitos abaixo:

Tem direito ao PIS quem tem pelo menos 5 anos de cadastro;
Quem recebeu uma média salarial de até 2 salários mínimos;
Trabalhou por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
Teve a RAIS enviada dentro do prazo;
O pagamento será proporcional ao tempo trabalhado.

Responder

Tenho dois PIS.Um feito em 2004 e o atual feito em 2011.So o atual esta ativo.Ao unificar os dois, a data do mais antigo passa a valer ou nao?Preciso saber para.poder pegar o abono!

Responder

Olá ,

eu tinha dois numero de pis e já foi unificado quando peguei o fgts da penultima empresa que trabalhei. A empresa atual que trabalho declarou a Rais no pis inativo o que eu faço agora? recebo meu abono normal?

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.