Perguntas frequentes - PIS

Se ainda tem dúvidas sobre o PIS, como funciona, quem tem direito, como sacar, o site da Caixa disponibiliza varias perguntas e respostas às suas dúvidas, segue abaixo algumas:






Quem tem direito ao Abono Salarial?

Tem direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo: Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no anobase considerado para apuração; Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.


Qual é o valor do Abono Salarial?

O Abono Salarial equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

O Abono Salarial fica disponível para saque o ano inteiro? 

Não. O período de pagamento é definido anualmente no início do exercício financeiro no mês de Julho de cada ano. Consulte o Calendário de Pagamentos do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS.


Onde encontro o Calendário de Pagamentos do Abono Salarial?

O Calendário está disponível nas Agências da Caixa, Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, afixado em locais de grande movimentação e na internet nas páginas da CAIXA e do Ministério do Trabalho e Emprego.




O que acontece se eu não receber meu Abono Salarial?

O valor do Abono Salarial não sacado durante o calendário anual de pagamentos é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.


Como receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS com o Cartão do Cidadão?

Com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada, é possível receber o valor do Abono ou dos Rendimentos nos seguintes locais:
  • Nos terminais de autoatendimento da CAIXA;
  • Nas Lotéricas; Nos correspondentes CAIXA Aqui.


Como receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS sem o Cartão do Cidadão?

Para quem não tem o Cartão do Cidadão, o valor do Abono Salarial ou dos Rendimentos do PIS pode ser recebido em qualquer agência da CAIXA mediante apresentação de um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode solicitar o Cartão do Cidadão e cadastrar a senha.


Existem outras formas de receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS? 

Sim. A CAIXA pode antecipar o pagamento do benefício por meio do crédito direto em conta individual com movimentação mantida na CAIXA: conta-corrente, poupança ou conta CAIXA Fácil. Também há a disponibilização do crédito diretamente no contracheque daqueles trabalhadores cujos empregadores firmaram o convênio CAIXA PIS-Empresa.

Para saber mais perguntas frequentes acesse a pagina da Caixa.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

5 comentários

boa noite em 2015 eu ñ recebí meu pis porque a presidenta ñ pagou como faço para recebe-lo
nascí em abril,ou seja referente aoano de 2014.

Responder

gostaria de saber se os meses em que recebi salario maternidade nao contam para recebimento de pis?? fui demitida em setembro e entre janeiro e setembro recebi 4 salarios maternidade ...no meu extrato nao esta contanto esses 4 meses porque???

Responder

Ola sou gustavo

trabalhei em 2015 com um salário de 1.395.00 reais até 30/05/2015, consegui aumemto 01/06/2015 inferior a dois salários esse ano tenho direito de sacar pis?

Responder

Em três meses do Ana corrente trabalhei recebendo mais de dois salários mínima, tenho direito ao PIS.

Responder

Se na média, você recebeu até dois salários, voce tem direito, não importante se um ou mais ultrapassou os dois salários, o que vale é a média.

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.