Saque de contas inativas FGTS, Consultar Saldo

Consultar Saque de contas inativas FGTS - O Presidente Temer ura libertar o saque de contas inativas do FGTS, essa é uma boa noticia para os trabalhadores. Leia todas as informações com atenção.

No dia 22 de dezembro de 2016 o Presidente anunciou a liberação do saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Cerca de 10,2 milhões de trabalhadores terão direito ao beneficio.



O que vai saber neste artigo:

⏩O que são as contas inativas FGTS
⏩Saque de contas inativas FGTS
⏩Calendário de pagamento do saldo do FGTS
⏩Passo a passo para Consultar Saldo de contas inativas FGTS
⏩Como saber se você tem uma conta inativa de FGTS?

Saque de contas inativas FGTS, Consultar  Saldo

O que são as contas inativas FGTS

As contas inativas di FGTS são aquelas em que o trabalhador deixa de receber os depósitos do FGTS pago pelo empregador, isso acontece quando o trabalhador é demitido ou pede demissão.
Até esta decisão só poderia fazer o saque de contas inativas, quem estivesse por pelo menos 3 anos consecutivos desempregado, ou seja, sem deposito em conta do FGTS.

Saque de contas inativas FGTS

A partir desta medida o trabalhador empregado poderá sacar o valor remanescente da conta inativa, isso se o trabalhador tenha sido afastado do emprego anterior até 31 de dezembro de 2015.

Mas este caso é apenas para o trabalhador que tenha sido demitido até esta data, ai neste caso ele tem a conta inativa, caso contrário, não. Ele não poderá sacar o FGTS do emprego atual.

Não há limite para o saque de contas inativas FGTS. O trabalhador, se quiser, poderá sacar todo o valor que tem na conta inativa.

Calendário de pagamento

O governo federal não deu muitas informações sobre este assunto. Mas a certeza é que o o calendário de pagamento do saldo de contas inativas FGTS será divulgado no inicio de fevereiro e o pagamento será de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Consultar Saldo de contas inativas FGTS

O trabalhador pode consultar o saldo no site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail (veja detalhes abaixo).



Veja abaixo como consultar o saldo do FGTS das contas inativas:

Pessoalmente

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

Pela internet, no site da Caixa

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

O site da Caixa apresentava instabilidade na tarde desta quinta-feira devido a uma sobrecarga de acessos. O banco informou que uma equipe técnica está atuando para solucionar o problema. A Caixa prevê que o problema será sanado em breve.

Para consultar seu saldo, clique aqui.

A tela abaixo aparecerá:
Preencha o campo do PIS e a senha cadastrada. Clique em OK.

Você será levado para esta outra tela abaixo:
Clique em extrato e, então, aparecerá a tela abaixo com as informações sobre sua conta. Na parte inferior da tela, aparece o histórico de suas contas (ativas e inativas):
consultar saque contas inativas FGTS

Por e-mail

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.
Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Pelo aplicativo FGTS para celular

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download, de graça (clique aqui), em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Por mensagem de celular

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS. Mas quem faz essa escolha deixa de receber o extrato bimestral em papel em casa. Por outro lado, o extrato anual continua sendo enviado normalmente.


Como saber se você tem uma conta inativa de FGTS?

Por definição, a conta inativa de FGTS é aquela em que o trabalhador deixa de deixa receber os depósitos da empresa por extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.

A partir de agora, quem estiver atualmente empregado passa a poder sacar o valor da conta inativa, desde que o afastamento do antigo emprego tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2015.

O trabalhador, no entanto, não pode sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, depositado pelo empregador atual.

Isso quer dizer que, ao consultar o extrato de FGTS, o trabalhador pode considerar que vai ter o direito de sacar o valor de qualquer conta que tenha até 31/12/2015 como data de afastamento.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

1 comentários:

Espero que não tenha fraude...porque todos(as) trabalhadores(as) merece uma vida de tudo que viveu nesses anos todos trabalhando...

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.