IPVA 2014 SP: Consulta, calendário e valor

O IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um dos impostos mais importantes para a arrecadação do governo, é um dos impostos que deve ser pago no inicio do ano. Em São Paulo a tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014 já foi liberada para consulta. A tabela apresenta redução de 5,16% para carros e 5,08% para motos.

A redução dos valores ocorreu, assim como em anos anteriores, por causa da depreciação dos veículos.


O que é IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo. Esse é, provavelmente, o imposto estadual mais conhecido, já que atinge todas as pessoas que possuem um carro ou moto. Porém, como o nome do IPVA indica, o imposto não incide apenas sobre carros ou motos, mas sim sobre toda pessoa que possua um veículo automotor seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. O recolhimento do IPVA é anual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado.

IPVA 2014 SP

Quem escolher quitar o valor em parcela única no mês de janeiro será beneficiado com 3% de desconto. Além disso, também é possível pagar em uma única parcela em fevereiro – mas sem desconto – ou dividir o valor do imposto em três vezes (janeiro, fevereiro e março). As datas para pagamento variam de acordo com o final da placa do veículo. Proprietários de carros com placa final “1”, por exemplo, serão os primeiros a desembolsar o valor, no dia 13 de janeiro. Os contribuintes também precisarão pagar o seguro obrigatório DPVAT, que será recolhido na primeira parcela, ou no pagamento à vista.

Calendário de pagamento IPVA 2014 SP

Saiba a data de pagamento do IPVA 2014 do estado de São Paulo
IPVA 2014 SP

IPVA 2014 SP

Alíquotas do IPVA 2014 SP

Alíquotas do Imposto As alíquotas no imposto permanecem inalteradas em relação a 2013. 

  • Veículos a gasolina e os bicombustíveis (flex) - 4%
  • Veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás - 3%
  • Picapes cabine dupla - 4%
  • Utilitários (cabine simples),ônibus e microonibus - 2%
  • Moto - 2%
  • Caminhões - 1,5%

Como calcular valor do IPVA 2014 SP 

Para calcular o valor do IPVA 2014 SP, o proprietário do veiculo deve saber o valor venal do veículo, para isto basta acessar:
(http://www.imprensaoficial.com.br/suplementos/fazenda/IPVA2014/index.asp), tenha em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento. Informar a Faixa IPVA que consta no Cerificado e o ano de fabricação do veículo.
consultar valor ipva 2014 sp

Para calcular o valor do imposto, é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo abaixo: Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 21.390) 
Alíquota: 4% 
Cálculo: 21.390 x 0,04 =R$ 855,60 -  é o valor que será cobrado no IPVA

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.