Governo ameaça acabar com abono PIS-PASEP

Governo ameaça acabar com abono PIS-PASEP - Será o fim do abono salarial PIS-PASEP? Quem sabe...podemos esperar qualquer coisa se a Reforma Previdenciária não for aprovada.


Saiba mais sobre esta notícia sobre acabar com abono PIS-PASEP.

O que é o abono

O abono salarial do PIS/PASEP no valor de até um salário mínimo do ano vigente vem sendo pagos a todos os trabalhadores, que cumprem todos os requisitos que logo falaremos, desde a década de 90.
De lá para cá aconteceram algumas mudanças, a principal dela que começou a vigorar em 2016 é que o trabalhador passou a receber o valor proporcional ao tempo de trabalho.

Antes bastava ele ter trabalhado no ano-base por 30 dias e já teria direito o valor integral de um salário mínimo, depois de 2015, a regra mudou e começou a vigorar a nova regra do PIS, onde o trabalhador iria receber proporcional a quantidade de meses trabalhados, assim como no cálculo do décimo terceiro salário.

Quem é beneficiado com o abono?

Este abono do PIS/Pasep, beneficia trabalhadores de baixa renda, que recebem até dois salários mínimos de media durante o período trabalhado.

Governo ameaça acabar com abono PIS/Pasep

Como já foi dito anteriormente, este dinheiro extra que anualmente o trabalhador recebe, desde que tenha direito. O Ministro da Fazenda. Henrique Meirelles, fez esta emaça para pressionar os deputados a aprovar Reforma da Previdência.



De acordo com o ministro, o governo deve adotar, como uma das primeiras medidas alternativas para conter gastos, acabar com o abono salarial que custa à União cerca de R$ 20 bilhões por ano.
"Esse terrorismo do governo não é de hoje. Ao invés de executar os grandes devedores da Previdência, como JBS, bancos e até estatais, o governo quer fazer o trabalhador pagar essa conta", criticou um senador da oposição.
Governo ameaça acabar com abono PIS-PASEP
Meme do Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda 
 Aproveitamos o assunto sério e fizemos um meme, pois é exatamente isso que passa na cabeça dele.

Quem tem direito ao abono salarial de até um salário mínimo?

Tem direito a receber este abono todo trabalhador que já tem 5 anos de cadastro no PIS/PASEP, tanto da iniciativa privada (PIS), quanto do serviço público (PASEP). Além de ter média de remuneração mensal de até 2 salário mínimos referentes ao ano-base.


O trabalhador também deve ter seus dados informados na RAIS e enviados ao Ministério do Trabalho dentro do prazo estipulado em portaria. Essa é uma função do empregador, caso ele não faça o trabalhador deixa de receber o abono.

Será mesmo que vai acabar com o abono PIS/PASEP?

Por enquanto foi uma hipótese levantada pelo Ministro da Fazenda na tentativa de pressionar o Congresso a aprovar a Reforma, mas é bom todos ficarem atentos e bem informados sobre este assunto.

Esta hipótese por si só já é algo grave e que mexe com milhões de trabalhadores.

Portanto, fiquem bem atentos as nossas informações, curta nossa fanpage e deixe seu comentário aqui, sobre o que acha desta ameaça acabar com abono PIS-Pasep.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

1 comentários:

NÃO PAGAM OS APOSENTADOS. E AGORA CONTAM ESTA PIADA.DEVIAM IR TODOS PRA CADEIA

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.