Abono Salarial 2022: Quando será pago e quem tem direito

Como vai ficar o abono salarial 2022, quem tem direito, qual valor?

O abono salarial ou também conhecido pelo nome de PIS/PASEP é a sigla de dois programas governamentais sendo destinados aos colaboradores de empresas privadas e com contrato na carteira de trabalho. Primeiro, a sigla PIS é a abreviação do Programa de Integração Social e o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

De forma ampla, trata-se de benefícios anuais pagos aos colaboradores formais e o valor para cada pessoa corresponde ao tempo de prestação de serviço ao longo do ano-base, em outras palavras, ao ano anterior. Abaixo, falaremos com um pouco mais de detalhes sobre o abono salarial 2022 e determinadas características que o compõem. Acompanhe a seguir!


O abono salarial acabou?

O PIS/PASEP não acabou, o que ocorreu no ano-base 2020 foi o fato de que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não realizaram os pagamentos aos colaboradores de carteira assinada em empresa privada, esse seria pago entre julho de 2021 e março de 2022. Por isso, muitas pessoas acharam que o abono salarial tinha chegado ao fim, no entanto, a partir de janeiro de 2022 ele será pago correspondentemente ao ano-base 2020.

Por que não foi pago o abono salarial 2021?

Os pagamentos do abono salarial iriam ser feitos no segundo semestre do ano de 2021, porém, foram suspensos para que o Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda fosse viabilizado. Consequentemente, os trabalhadores que realizaram serviços em 2020 foram afetados pela medida, não recebendo o abono salarial no período de julho e dezembro de 2021.

Para que não fosse instaurada uma grande confusão, foi preciso ter em mente que até 30 de junho, o calendário vigente referiu-se ao ano-base de 2019, permitindo que os saques desse tempo fossem realizados da forma convencional. Já os demais trabalhadores receberão apenas a partir do início do ano de 2022, podendo existir a possibilidade de acúmulo dos anos de 2020 e 2021. 




Quem tem direito ao PIS/PASEP 2022

Da mesma forma que qualquer outro benefício ou programa social, há determinados critérios que precisam ser seguidos, cumprindo as obrigatoriedades do programa. Por isso, quem tem direito ao abono salarial são:

- Trabalhadores com carteira assinada com um período mínimo de 5 anos vigentes;

- Colaboradores que recebem uma média de dois salários mínimos por mês ao longo do ano-base;

- Aqueles que exercitam atividades remuneradas como pessoa jurídica por, no mínimo, 30 dias do ano-base, podendo ser por um período consecutivo ou não;

- Trabalhadores que possuem seus dados trabalhistas e pessoais registrados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como consultar RAIS Trabalhador

Em síntese, todos os colaboradores que cumprem com os requisitos acima, possuem o direito de receber o abono salarial (PIS/PASEP).


Abono Salarial 2022

Com a Resolução 896 de março de 2021 ficou estabelecido que o pagamento do abono salarial 2022 será pago entre janeiro e dezembro de cada exercício, alterando o formato anterior. Na verdade volta a ser como antes, em 2015.

Assim sendo, o órgão responsável, o CODEFAT, deve divulgar ainda em janeiro o calendário de pagamento e os valores. Cada trabalhador que tem direito ao receber o equivalente a quantidade de meses trabalhados em 2021. O valor é referente a 1/12 do salário mínimo vigente.

Qual o calendário do abono salarial 2022?

O calendário do abono salarial do ano de 2021 foi adiado para o ano seguinte, ou seja,  2022. Já os pagamentos do programa PIS/PASEP 2022 começam em fevereiro e segue até dezembro, conforme já mencionado. Confira as datas de pagamento do seu benefício 2022, ano-base 2020

Resolução CODEFAT nº 934, de 07 de janeiro de 2022

Calendário do PIS 2022 - ano-base 2020


Calendário do PASEP 2022 - ano-base 2020


Valor do abono salarial 2022

Os valores são proporcionais a quantidade de meses trabalhados no ano-base, veja quantos meses trabalhou em 2020 e saiba quanto vai receber de abono salarial2022.



Como fazer a consulta e como sacar

A consulta dos trabalhadores com relação ao direito do benefício oferecido pela Caixa Econômica Federal e até mesmo visualizar o valor que está disposto para cada cidadão pode ser feita a partir do aplicativo “Caixa Trabalhador” disponível para todos os tipos de smartphones ou pelo número de atendimento 0800-726-0207 e também por meio do site governamental caixa.gov.br/abonosalarial.

Para fazer a retirada do dinheiro oferecido pelos programas é fácil e bastante prático, pois considerando aqueles que possuem o Cartão Cidadão, basta ir até um caixa eletrônico e fazer o saque da Caixa, além de poder ser feito em Lotéricas ou Correspondentes Caixa Aqui. Para quem não possui o cartão, é preciso ir até uma agência da Caixa e mostrar um documento, preferencialmente o RG, para retirar o dinheiro.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.