Como se cadastrar no PIS

6 comentários
Como se cadastrar no PIS

Na primeira admissão, ou seja, no seu primeiro emprego com carteira assinada, o trabalhador deve ser cadastrado junto à Caixa Econômica Federal no PIS. A obrigação deste cadastramento é da empresa que contrata o trabalhador. Depois de cadastrado, a empresa receberá os comprovantes com o número de inscrição do PIS. Um destes comprovantes deve ser entregue ao trabalhador, pois será o seu documento de inscrição no PIS. A empresa também fica responsável em anotar na carteira de trabalho o número do PIS.

Se o trabalhador já tiver sido inscrito no PIS anteriormente, a empresa que o está admitindo não precisará efetuar novamente o seu cadastramento. Nesse caso, vale a inscrição antiga, mesmo que feita por outra empresa.
O cadastro do PIS é muito importante, pois permite ao trabalhador o direito ao Abono Salarial Anual, ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Seguro Desemprego. Caso ocorra a perda ou extravio do documento de inscrição no PIS, o trabalhador poderá solicitar uma segunda via deste documento nas agências da Caixa Econômica Federal e, para isso, precisará levar seu documento de Identidade ou sua Carteira de Trabalho. Com seu cadastramento no PIS o trabalhador poderá fazer consultas e saques aos benefícios sociais administrados pela CAIXA.
Podem requerer o cadastramento:
  • O empregador pessoa jurídica, inclusive sindicatos e repartições estrangeiras;
  • O empregador pessoa física, na condição de profissionais liberais, construtores civis particulares, empregadores rurais e empregadores domésticos.
Calendário do PIS 2013

6 comentários:

  1. ola gostaria de sabe se eu tenho direito de receber pis esse ano , trabalho de carteira assinada desde 2009

    ResponderExcluir
  2. Estou sem carteira assinada ha tres anos. Meu ultimo salario foi de 1.200,00reais tenho 18 anos de carteira.nunca recebi o Pis gostaria de saber se tenho direito.pois ja tem 3 anos que estou desempregada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem direito ao PIS trabalhadores que tenham trabalhado com carteira assinada no ano anterior ao do pagamento do PIS, neste caso, infelizmente, você não tem direito.

      Excluir
  3. Oi meu nome é vanessa e eu recebo 0,20 a menos que dois salários mínimos gostaria de saber se tenho direito ao benefício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem 5 anos de cadastro no PIS e se trabalhou em 2013 com carteira assinada, tem direito sim.

      Excluir
  4. Oi meu nome é vanessa e eu recebo 0,20 a menos que dois salários mínimos gostaria de saber se tenho direito ao benefício trabalho há seis anos com carteira assinada

    ResponderExcluir

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.