Qual a diferença entre PIS e PASEP e para que eles servem

Apesar do período de buscas por informações sobre o abono salarial do PIS/PASEP ter diminuído, haja vista que a grande maioria dos brasileiros que tem direito ao abono salarial já tenham recebido, levando em consideração que, conforme calendário do PIS o pagamento vai até novembro a dúvida sobre a diferença entre o que é o PIS e o que é PASEP persiste, muitos confundem um com o outro ou acham que é a mesma coisa, um nome só.



Observe o significado de cada sigla:

PIS - Programa de Integração Social
PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Leia também --> Como saber o numero do PIS/PASEP

Diferença entre PIS e PASEP e para que eles servem

Mas se você também tem esta dúvida, saiba que que a diferença entre eles é o que o PIS é um beneficio pago aos trabalhadores da iniciativa privada por intermédio da Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é um beneficio pago aos servidores públicos, ou seja, os trabalhadores concursados, este beneficio é pago por intermédio do Branco do Brasil.

O objetivo principal do PIS e do PASEP é financiar o seguro-desemprego! Pois é, acho que muitos não sabem de onde vem o dinheiro que custeia o seguro-desemprego, além do abono salarial também. Muitos ouvem falar destas duas siglas e não sabem qual o verdadeiro significado delas. Tanto o PIS, como o PASEP são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas com o objetivo de financiar o seguro-desemprego, o abono salarial e  uma grande parte também vai para o Governo Federal para financiar programas de Desenvolvimento Social. Resumindo, o abono salarial e o seguro-desemprego é garantido quando o empregador cumpre com suas obrigações pagando o PIS/PASEP.



Seguro-desemprego e o abono salarial

Tanto o seguro-desemprego e o abono salarial são benefícios pagos pelo PIS/PASEP. Embora pareça que muitos saibam, mas o cidadão brasileiro sabe pouco dos seus direitos e um deles diz respeito ao seguro desemprego, que é um beneficio pago a todo trabalhador demitido sem justa causa, mas para receber é necessário que ele tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses, além de não estar recendo beneficio da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxilo-acidente. 

No caso do abono salarial do PIS/PASEP é como se fosse um 14º salario para milhões de brasileiros pago entre julho e junho, de acordo com calendário de pagamento.


Mas para receber o abono salarial o trabalhador tem que observar alguns requisitos para ter direito, vejam quais são:

  • Ter trabalhado no minimo 5 anos de cadastro no PIS
  • Ter trabalhado no ano anterior no minimo 30 dias com carteira assinada
  • Ter recebido em média 2 salários mínimos
  • A empresa ter informado a RAIS corretamente

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.