Consulta RAIS Trabalhador pela internet

282 comentários
Agora é possível fazer uma Consulta RAIS Trabalhador pela internet e verificar se seus dados foram informados corretamente.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída em 1975 e em 2007 teve sua versão mais recente regulamentada pela Portaria MTE nº651.

Com este relatório é possível o empregador informar ao Ministério do Trabalhador todos os dados necessários do trabalhador para ele ter direitos a benefícios como o abono salarial, PIS/PASEP, seguro-desemprego e FGTS.

A RAIS deve ser enviada ao MTE entre janeiro e março para que as informações do ano-base sejam processadas corretamente e para que os trabalhadores tenham direito aos benefícios.

RAIS e o PIS

Todos sabem que um dos requisitos para ter direito ao abono salarial do PIS é o envio da RAIS com informações corretas por parte do empregador ao Ministério do Trabalhado dentro do prazo estipulado em lei. Mas, infelizmente muitos entregam a RAIS fora do prazo ou com informações erradas, o que acaba provocando perda do direito do trabalhador no recebimento do PIS.

Muitos reclamam que não receberam o PIS, um dos motivos é o não envio da RAIS, outro motivo é o envio tardiamente, e o que mais acontece são os erros nas informações, são informados salários acima daquele que o trabalhador realmente recebe, este fato causa grande dano ao beneficiário que deixa de receber o abono salarial.

Mas é possível o trabalhador consultar a RAIS e verificar se o empregador enviou a RAIS e se as informações estão corretas. Aproveite para consultar PIS.

Consulta RAIS Trabalhador

Agora é possível o trabalhador fazer uma consulta da RAIS. A consulta RAIS Trabalhador é feita pelo portal do MTE.

Acesse o endereço http://www.rais.gov.br/SERVICO/cons_vinc_identificacao.asp insira o número do PIS/PASEP e o código da imagem que aparece na tela, conforme tela abaixo:
Consulta RAIS Trabalhador
*Lembrando que a cada ano o Exercício e o ano-base são atualizados

A Consulta Trabalhador apresenta os dados declarados na RAIS ano-base. Havendo divergências nas informações entre em contato com o seu empregador.

Após consultar a RAIS Trabalhador você verá a seguinte tela, com as informações do CNPJ do empregador, a Razão Social e a situação, portanto, tem como saber se a RAIS foi enviada ou não, encontrando alguma irregularidade basta entrar em contato com a empresa.

Veja também:

282 comentários:

  1. Ok, já consultei a minha RAIS e vi que foi ENTREGUE. Portanto foi entregue com atraso, sendo assim, quando o meu PIS será pago?

    ResponderExcluir
  2. Minha RAIS foi entregue. Gostaria de saber quando receberei meu PIS (abono)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem direito já deveria ter recebido, faça uma consulta para saber como está a situação - http://www.calculador.com.br/calculo/seguro-desemprego

      Excluir
  3. A minha RAIS foi entregue depois da data prevista para recebimento. Há possibilidade ainda pra mim receber o meu PIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem direito, irá receber o PIS, só que terá que aguardar um pouco mais.

      Excluir
  4. olá minha foi mandada errada com valor acima do que eu recebia, como faço para mudá-la e receber o pis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quem faz isso é a empresa, ela faz uma RAIS retificadora e envia com as informações corretas ao MTE.

      Excluir
  5. se a empresa não corrigir a tempo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa é multada, mas ainda dá tempo de corrigir e o funcionário receber o abono.

      Excluir
  6. Recebi o meu PIS com o valor menor que o (SM que é de 724,00) R$ 667,50, por que?

    ResponderExcluir
  7. Recebi o PIS no valor de R$ 667,50 menor que o SM que é de 724,00. Por que?

    ResponderExcluir
  8. Tento fazer o esquema da RAIS pra ver quando recebo . Sou cadastrado desde 01/12/2008. La coloquei o numero do PIS

    Recebi la a seguinte mensagem:

    # Não existe informação para este código PIS/PASEP na base RAIS, exercício 2013, entre em contato com a sua empresa.

    - aaah algo errado ali ????
    Pra eu saber , so pro precauções ' OBRIGADO'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe por enquanto, pois esta consulta é para saber se a empresa entregou RAIS, e a entrega começou somente a partir do dia 20 de janeiro.

      A informação ta correta, rs.

      Excluir
  9. fui registrada em agosto de 2013,e ja fazem 20 anos que tenho o pis,e ganho 905,00.tenho direito ao abono...........obrigada
    Cacau

    ResponderExcluir
  10. fui registrada em agosto de 2013,mas ja tenho meu pis ha 20 anos.ganho 905,00.Tenho direito ao abono salarial neste ano de 2014..................
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. o cadastro do meu pis foi no ano de 2009. tenho possibilidade de receber nesse ano de 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até 2 salários mínimos de remuneração mensal, tem direito ao PIS 2014.

      Excluir
  12. adryanarocha18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. meu PIS foi cadastrado no ano de 2009, tem possibilidade de receber nesse ano de 2014?

    ResponderExcluir
  14. A empresa errou o numero do meu cpf e quando fui dar entrada no seguro desemprego não consegui!!!

    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve voltar a empresa e comunicar o erro, ela é responsável pelas informações.

      Excluir
  15. Tenho dúvidas em relação ao PIS Pasep. Trabalhei na prefeitura da minha cidade em 2009 e 2010 (contratos de um ano cada) E em 2011 minha carteira foi assinada em uma empresa privada. Como saber se a prefeitura me cadastrou na Rais? Será que esse ano recebo o abono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeitura não assina carteira, neste caso é só contrato. Seu PIS é cadastrado quando sua carteira é assinada pela primeira vez, pelo que entendi sua carteira só foi assinada em 2011 e neste caso você não tem direito ao PIS.

      Excluir
  16. minha carteira foi assinada em 01 de agosto de 2008,e em 2012 trabalhei 05 meses com carteira assinada, e em 2013 passei a fazer parte do quadro efetivo municipal, será que eu tenho direito ao pasep em 2014.

    ResponderExcluir
  17. oi. sou cadastrada no PIS a mais de 15 anos , meu ultimo emprego com carteira assinada foi em 2012 . trabalhei 8 meses e pedi a conta em março de 2012. depois disso ñ tenho mais nenhum registro na carteira . gostaria de saber se tenho direito ao PIS. NA VERDADE NUNCA RECEBI ESSE PIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho nunca ter recebido, mas para ter direito, deve estar enquadrada nas seguintes condições:

      está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
      tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
      tenha trabalhado, pelo menos 30 (trinta) dias no ano-base considerado, consecutivos ou não, para empregador contribuinte do PIS/PASEP;
      tenha sido informado corretamente na RAIS do ano-base considerado.

      Excluir
  18. Olá. Gostaria de saber se o 13° salário entra na conta para cálculo do pagamento do PIS ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entra, o 13º não é considerado remuneração mensal, é um abono, assim como o PIS, mas acontece muita confusão quanto ao 13º salário. Mas está muito claro na lei.

      Excluir
  19. Bom dia Marilucia Santos!
    Trabalho em um empresa privada e tenho minha carteira assinada pela mesma desde 16/05/2008.No ano de 2013 fiz 5 anos. Fui até a caixa e mim informaram q eu só teria direito ao pis 2014 pq será?? Quero saber se tenho direito?? Estou enquadrada nos quesitos acima. Recebo um salário. Minha patroa falou q declara a ras. O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, você deveria ter recebido o PIS 2013, pode ter acontecido algum erro na informação da RAIS, a unica explicação que vejo. Você deve procurar se informar na empresa, quais as informações que foram enviadas, de repente, como já disse, teve algum erro.

      Excluir
  20. estou aguadando a resposta da minha pergunta....

    ResponderExcluir
  21. olá!!!
    como fazer para declarar ras? só quem pode declarar e o Empregador??qual é prazo final´para declarar? paga para declarar?? preciso saber dessas informações pois meu patrão acha q somos ótarios, assim n tem como ele nós enrolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, neste artigo tem todas as informações Que precisa saber sobre a RAIS, e informo que não precisa pagar nada, qualquer dúvida, entre em contato.

      http://www.consultaropis.com/2014/01/rais-2014-prazo-de-entrega.html

      Excluir
  22. Olá, Mariluce Santos
    Entrei na prefeitura em maio de 2008 e estou lá até hoje, no mês que estava saindo o Passep para todos os servidores o meu passep não foi pago, entrei em contato com a prefeitura e a funcionária em setembro disse que tinha corrigido minha rais. Quando vou receber meu passep. Tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi um erro, e foi corrigido creio que já era para ter recebido, como muitos já receberam, tenta consultar o saldo do PIS. Mas você tem até 30/06/2014 para receber o PIS 2013.

      Excluir
  23. Marilúcia,
    Entrei na prefeitura em maio de 2008(primeiro emprego) era para ter recebido o passep 2013 com ano base 2012?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era, procure saber do recursos humanos da prefeitura o que houve, você recebeu até dois salários mínimos mensais?

      Excluir
  24. Meu ano base na rais é de 2012 porém eu sai da empresa em julho de 2013, meu aniversário é em maio e ainda não recebi o abono. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se tem direito ao PIS, caso tenha, faça uma consulta na RAIS Trabalhador e verifica se foi enviado, caso tenha sido enviada precisa verificar se teve algum erro, mas o prazo para receber o PIS 2013 é até 30 de junho.

      Excluir
  25. estou encostada pelo inss a dois anos e gostaria de saber se eu tenho direito ao abono meu aniversario e em agosto eu recebo 1;500 eu tenho direito porque em 2012 eu recebi o abona em 2013 eu nao recebi meu salario em 2013 era 1400 sera qui eu tenho direito agora em 2014 ao abono

    ResponderExcluir
  26. estou encostada pelo inss a dois anos e gostaria de saber se eu tenho direito ao abono meu aniversario e em agosto eu recebo 1;500 eu tenho direito porque em 2012 eu recebi o abona em 2013 eu nao recebi meu salario em 2013 era 1400 sera qui eu tenho direito agora em 2014 ao abono -

    ResponderExcluir
  27. eu foi declarada na rais por duas empresas em 2012,somando daria mais de 2 salarios minimos, sendo que em uma delas eu não trabalhei em 2012, o contador da empresa fez hoje a exclusão do vinculo,agora esta tudo certo e apenas um salario minimo, mas eu ainda vou conseguir receber o beneficio?quanto tempo tenho que aguardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que ainda recebe, o prazo é até 30/06/2014.

      Excluir
  28. Olá... Bom dia. sou cadastrada no PIS desde 1990,, já trabalhei alguns anos em empresas. Durante 10 anos fiquei sem trabalhar. Trabalhei no ano de 2013 durante 6 meses em uma industria. ganhando um salário de R$ 1084,00.. Tenho direito ao PIS neste ano? 2014?

    ResponderExcluir
  29. olá..minha carteira foi assinada em 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até dois salários mínimos tem direito sim.

      Excluir
  30. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  31. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  32. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  33. No meu caso está mostrando a situação como - "Excluído"... O que será que houve?

    ResponderExcluir
  34. Trabalhei 7 mese no ano de 2013 e consultei a RAIS no MTE e não aparece informação alguma de que foi entregue. Entrei em contato com a empresa e confirmaram a entrega. Como ter certeza que vou receber?

    ResponderExcluir
  35. nasci no mes de Maio quando eu recebo omeu pis?

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber se ja tem como saber se vou receber o pis referente a 2013

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, fizeram em abril a retificação da rais, pois meus valores estavam incorretos, será que recebo na minha data, este ano ainda o valor do pis.

    ResponderExcluir
  38. Como fansio pra consulta a rais 2013 e 2014

    ResponderExcluir
  39. Como fancio para consulta a rais 2013 e 2014

    ResponderExcluir
  40. Olá, meu primeiro emprego começou em dezembro de 2009, quero saber se tenho direito ao Pis 2014 e como faço para receber, ano passado eu trabalhei registrado praticamente o ano todo só que estou a pouco tempo em outro, quero saber se ele cairá automaticamente na minha conta do emprego atual ou se precisarei abrir uma outra pela Caixa, e quando eu irei receber , desde já o meu obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde , eu tenho que estar registrada esse ano para receber o pis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tem que ter estado registrado no ano passado.

      Excluir
  42. OLA !!!
    BOA TARDE

    MARILUCIA

    TENHO UMA DUVIDA SOBRE O PIS DE 2014 ....

    EU SOU CADASTRADO NO PIS DESDE 2000;
    VAMOS LÁ , EU TRABALHEI NESSE ANO DE 2014
    DE JANEIRO A MAIO SERÁ QUE EU TENHO DIREITO AO PIS DESSE ANO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter direito ao PIS 2014 voce tem que ter trabalhado em 2013 recebendo até dois salários mínimos.

      Excluir
  43. Olá, comecei a trabalhar em 01/10/2009, portanto fará 5 anos exatos no mesmo dia deste ano eu terei direito a receber este beneficio??
    desde de já agradeco!

    ResponderExcluir
  44. Olá, comecei a trabalhar no dia 01/10/2009, portanto fara nesse dia deste ano, 5 anos de trabalho, terei direito a este beneficio?obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, porque você só recebe no exercicio seguinte.. no caso só ano que vem!

      Excluir
  45. Fui registrada pela primeira vez em 08/2008. Este ano tenho direito a pis pois me enquadro em todas as exigencias. Porem fui verificar no site da caixa, consultar o saldo, e lá diz que o saldo está zerado, nasci em março! E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trabalhou em 2013 e recebeu até dois salários mínimos então aguarde um pouco mais para fazer nova consulta e também faça uma consulta para saber se a RAIS vou enviada pela empresa.

      Excluir
  46. olá, comecei a trabalhar em 2010 com carteira assinada, trabalhei durante 4 meses e depois com carteira assinada em 2013 e estou até hj. fui consultar a Rais e diz: Não existe informação para este código PIS/PASEP na base RAIS, exercício 2013, entre em contato com a sua empresa. qual providência devo tomar? eu tenho direito ao PIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda não tem direito ao abono salarial 2014, terá em direito ao abono salaria do PIS 2015, quanto a informação referente à consulta, significa que a empresa ainda não enviou a RAIS.

      Excluir
  47. Olá, estou desempregado desde dez. 2011, tenho direito de sacar o PIS? Sou cadastrado desde 1995. Obrigado, Cezar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, apenas tem direito quem trabalhou com carteira assinada em 2013.

      Excluir
  48. Olá, estou desempregado desde 2011, fui registrado no PIS em 1995, posso sacar este ano, pois nunca retirei valores? Obrigado.

    ResponderExcluir
  49. A Empresa disse que declarou a Rais do ano de 2013, mas não consigo consultar, não aparece, tem como saber se realmente a empresa declarou?

    ResponderExcluir
  50. A empresa disse que declarou a rais de 2013, mas não aparece na consulta. Tem outro meio de saber se realmente foi declarado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meio que o trabalhador tem para saber se a empresa envio as informação na RAIS, espera mais um pouco e faz nova consulta.

      Excluir
  51. meu primeiro emprego com carteira assinada foi em 2008,depois 2011 também com carteira assinada e 2012 até 2013 trabalhei na prefeitura do meu município por contrato;tenho direito ao pis esse ano

    ResponderExcluir
  52. minha carteira foi assinada em 2008;depois também trabalhei em 2011 com carteira assinada; e 2012 a 2013 trabalhei na prefeitura do meu município por contrato; será que tenho direito ao pis; nunca recebi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, teria direito ao PASEP se fosse funcionário publico efetivo.

      Excluir
  53. Oi. Trabalhei somente 1 mês em 2013 com Carteira assinada. A Empregadora não depositou o FGTS e vi também que não consta informações na RAIS.

    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar é conversar com a empregadora, convence-la a pagar o FGTS e enviar mesmo que tardia a RAIS, caso se negue ai tem que procurar seus direitos na justiça.

      Excluir
  54. COMECEI A TRABALHAR EM SETEMBRO/ 2013, FUI CONSULTAR MINHA RAIS NESSA EMPRESA E AINDA NÃO CONSTA COMO DECLARADA. O QUE FAZER?
    FAÇO ANIVERSÁRIO EM AGOSTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar o RH da empresa e saber porque ainda não foi enviada.

      Excluir
  55. No ano de 2009 eu tinha direito a receber o abono do Pis, porém, a empresa incluiu os valores da minha rescisão na Rais erroneamente e perdi o direito. Desde então, solicito que retifiquem a Rais mas nunca o fizeram. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  56. No ano de 2009 eu tinha direito a receber o abono do Pis, porém, a empresa incluiu os valores da minha rescisão na Rais erroneamente e perdi o direito. Desde então, solicito que retifiquem a Rais mas nunca o fizeram. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maneira seria pela justiça, mas se estiver com vontade de fazer, deve procurar um advogado.

      Excluir
  57. quando alguem receber o pis em conta poupança por favor avise ta bom eu agradeço !!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Marilucia Santos,
    Boa noite,
    Sou cadastrado desde janeiro de 2008.
    Ano passado recebia o valor de 1347, não recebi o PIS e esse ano com o dissídio, recebo 1444, Tenho direito ao PIS???

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  59. Olá.
    Trabalhei em 2009 e 2010 na prefeitura com contrato. Em 2011 minha carteira foi assinada por uma empresa particular e este ano passei em concurso público. Tenho direito a receber pis ou pasep?
    Wanderleny

    ResponderExcluir
  60. Trabalhei em 2009 e 2010 na prefeitura por contrato. Em 2011 minha carteira foi assinada.E este ano passei em concurso público municipal. Tenho direito a pis ou pasep este ano?

    ResponderExcluir
  61. Bom dia, minha carteira foi assinada em outubro de 2009 e ainda trabalho na msm empresa desde essa data, e tenho conta corrente na caixa, gostaria de saber se esse ano recebo o pis e se tem possibilidade de eu receber em julho que e a data que eles pagam pra quem tem conta corrente ?? desde já muito Obrigada

    ResponderExcluir
  62. Ola, tenho uma duvida!
    Meu primeiro registro na carteira foi 2008 mais a empresa não fez a declaração no rais
    somente a que eu trabalhei em 2013, ou seja não tenho direito ao pis?

    ResponderExcluir
  63. Olá, Meu primeiro registro de carteira assinada foi em 2008 fiquei 2 anos na empresa, mas entrei no rais e vi que não tem declaração dessa empresa, somente d euma empresa que trabalhei em 2013, sendo assim não tenho direito ao pis?

    ResponderExcluir
  64. pesquisei no site aparece asim ;EXERCÍCIO 2013 - ANO BASE 2012
    mais aparece 2 nomes das enpresas que trabalhei en 2012
    e a empresa que trabalhei em 2013 nao aparece , tem como resolver isso,,,vou receber

    ResponderExcluir
  65. Estava trabalhando em 2012,me acidentei e passei final de 2012 até Novembro de 2013 pelo INSS ao todo 1 ano 2 meses, tenho direito ao Beneficio neste período,no caso receber agora em 2014.
    Consultei mas fui informado que não foi entregue ano RAIS de 2013 não foi entregue o que poderia fazer em relação a isso,meu salário era R$ 1.300.

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de saber em que mês sai a consulta RAIS Trabalhador com os dados declarados na "RAIS exercício 2014, ano base 2013".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gostaria de saber desta pergunta . Espero q eles possam responder !

      Excluir
  67. gostaria de sabe aonde pega o rais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA a rais é seu patrao que declara entra aqui http://www.rais.gov.br/SERVICO/cons_vinc_identificacao.asp#sthash.qRZfdMVP.dpuf e digitA seu pis pra ver se foi declarada

      Excluir
  68. Minha carteira foi assinada em abril de 2010 fui cadastrada na RAIS 2010 e 2011. 2012 e 2013 não fui cadastrada na RAIS. Meu contrato foi rescendido em julho de 2013, recebi FGTS e seguro desemprego. Não posso receber o PIS?

    ResponderExcluir
  69. quando alguem receber o pis na conta poupança favor avisar obg

    ResponderExcluir
  70. Olá
    Trabalhei numa prefeitura através de concurso público em 2006, 2007, 2008, 2009 e início de 2010, no entanto a partir de 2009 passei a trabalhar em outra prefeitura também através de concurso público, ou seja em 2009 e início de 2010 eu trabalhei nas duas prefeituras. Deixei o primeiro concurso na metade do ano de 2010. nunca recebi PIS/PASEP. consultei a RAIS e na primeira prefeitura eu estou como excluida e na outra onde trabalho estou como entregue. Recebo PASEP esse ano?

    ResponderExcluir
  71. Olá, meu psi foi cadastrado em 2009, mais minha carteira foi assinada em 2012, já estou com 2 anos e 5meses na empresa, fui consultar minha raiz e vi que a primeira linha estava entregue mais a segunda estava excluído. você pode me explicar o porque ? e se eu tenho direito ao PIS ?

    ResponderExcluir
  72. quem tava no inss tem direito ao pis eu trabalhei em 2 empregos ganhava mais de 2 salários fiquei no inss 1 ano qndo voltei me despensarao de um serviço q trabalhei so 15 dias no outro emprego eu fiquei exemplo voltei do inss dia 01 08 2013 fui despensado de um emprego dia 13 e outro continuei tenho direto ao pis

    ResponderExcluir
  73. Sou registrado dês de 2008, trabalhei no ano 2013 registrado por 4 meses e só, porem a empresa que trabalhei apenas me registrou na carteira e não fez a contribuição, tirei o extrato analítico na Caixa e não consta o nome da empresa, será que vou receber esse ano? por que no ano passado eu recebi.

    ResponderExcluir
  74. BOA NOITE, FIZ MEU CADASTRO DO PIS EM 2009 A ONDE COMEÇEI A TRABALHAR NA EMPRESA E HOJE ESTOU EM OUTRA EMPREZA DESDE 2010 RECEBO MENOS QUE DOIS SALARIOS TENHO DIREITO OA PIS 2014

    ResponderExcluir
  75. Não existe informação para este código PIS/PASEP na base RAIS, exercício 2013, entre em contato com a sua empresa.mais a empresa jura que envio e agora como faço...

    ResponderExcluir
  76. COMECEI A TRABALHAR DE CARTEIRA ASSINADA EM JANEIRO DE 2009 E TRABALHO ATE HJE SO Q EM OUTRA EMPRESA, EU TENHO DIREITO?

    ResponderExcluir
  77. nunca ganhei esse tal de pis , e minha carteira nunca foi assinada com mais de 2salarios o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve verificar se realmente tem direito.

      Excluir
  78. trabalhei um ano na empresa a rais de 2012 entregou tudo direitinho porem fiquei nessa empresa até março de 2013 verifiquei e não foi declarada na rais de 2013 e por isso não posso receber meu pis esse ano tenho que ligar na empresa pra eles mandar minha rais de 2013 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve procurar a empresa e solicitar que enviem a RAIS com as informações corretas, se fizerem isso vai receber.

      Excluir
  79. meu pis ta aparecendo zerado e tenho direito o que devo fazer

    ResponderExcluir
  80. Na consulta de RAIS está - EXERCÍCIO 2013 - ANO BASE 2012. É isso mesmo? ou seria EXERCÍCIO 2014 - ANO BASE 2013?.
    Continuo na mesma empresa, meu piso é de R$ 1.291,00, ano passado recebi, mas na consulta deste ano informam que "Não há benefícios para este PIS. . Saberia me explicar o que pode ter acontecido e orientar o que devo fazer? Obrigada.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta acontecendo a mesma coisa comigo. Idêntico !

      Excluir
    2. O meu ocorre a mesma coisa estou totalmente perdida, ligo na central de atendimento na caixa e nunca da cero a ligação.

      Excluir
  81. Na consulta de RAIS está - EXERCÍCIO 2013 - ANO BASE 2012. É isso mesmo? ou seria EXERCÍCIO 2014 - ANO BASE 2013?.
    Continuo na mesma empresa, meu piso é de R$ 1.291,00, ano passado recebi, mas na consulta deste ano informam que "Não há benefícios para este PIS. . Saberia me explicar o que pode ter acontecido e orientar o que devo fazer? Obrigada.!

    ResponderExcluir
  82. O 1'3º salario entra no calculo? Porque se eu colocar os 12 meses + o 13° e depois dividir por 12, vai passar da média.

    ResponderExcluir
  83. Amigo tenho uma dúvida que não achei resposta na net. satisfatória. O 13 salario entra nos cálculos? Se sim, então eu tenho que somar os 12 meses + o 13° salário e depois dividir o resultado por 12 ? Porque se colocar 13 salários (12 meses de sal. + 13° sal) vai passar da média..

    ResponderExcluir
  84. Não achei resposta na net que me tirasse essa dúvida. Se o 13° tem que ser declarado então ele é incorporado no total dos 12 meses? Ex. 12 meses + 13° salário = total /dividido por 12 . Porque se eu somar os valores recebidos no ano, incluindo o 13º, vai passar da média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha posso te afirmar que não entra não. Decimo não entra nesta contagem ! Aqui mesmo tem uma matéria dizendo isso.

      Excluir
  85. Olá, minha carteira foi assinada pela primeira vez em 2008, trabalhei qse 6 meses e pedi demissão, em 2009 eu fiquei numa outra empresa 2 anos e também pedi demissão, consultando minha RAIS não aparece que foi entregue, aparece uma mensagem para entrar em contato com a empresa.
    Será que eu não recebo o PIS por que eu pedi contas ou por que eles não enviaram a RAIS? E caso eu tenha que entrar em contato, com qual empresa eu devo falar para enviar a RAIS?

    Grata desde já pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  86. BOM DIA, A EMPRESA ONDE TRABALHO ENTREGOU A RAIS NO PRAZO, POREM COM INFORMAÇÕES ERRADA, MEU SALARIO BASE 1.410,00 POREM MENSAL TENHO FALTA E ATRASOS GANHO 1290,00 MAIS OU MENOS, POREM FOI RETIFCADA EM 29/04/2014, MAS FUI CONSULTAR MEU ABONO DO PIS, E NÃO TENHO DIREITO, COMO FAÇO??

    ResponderExcluir
  87. tenho uma duvida recebi o pis agora em junho do ano de 2013 sou de julho recebo esse ano denovo?

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde,
    Sou inscrito no Pis desde 1997 e não me lembro de ter recebido abono ou rendimentos do Pis em nenhuma circunstância até hoje ... o que não vem ao caso ... o que gostaria de saber é o seguinte. trabalhei com carteira registrada até agosto de 2013 e meu último salário no holerite p/ cálculo do FGTS era de R$ 1.940,00 ... mas com os descontos nunca cheguei a pegar 2 salários "líquido" ... ou seja, nunca recebi R$ 1400,00 (2 salários) ... gostaria de saber se tenho ou não direito a receber o abono ou aos rendimentos do PIS agora em 2014 ...

    ResponderExcluir
  89. oi,no ano 2013 trabalhei em três empresas,na 1º trabalhei 24 dias,na 2º trabalhei 15 dias,na 3º trabalhei 20 dias,ao todo em 2013 trabalhei 59 dias,eu tenho o direito de receber o PIS,ou tem que trabalhar 30 dias certinho,tire minha duvida....obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Gostaria de saber RAIS ano de 2013 já que trabalhei ano passado . Como eu faço ?

    Essa que ta no site ta dando ano base 2012 e eu não trabalhei em 2012.

    ResponderExcluir
  92. Gostaria de saber em que mês sai a consulta RAIS Trabalhador com os dados declarados na "RAIS exercício 2014, ano base 2013".

    ResponderExcluir
  93. ola trabalhei com registro em 2013 tenho minha carteira desde 2004 mais so em 2013 tive meu 1 registro tenho direito de receber o pis esse ano ?outra coisa entrei para ver se minha rais tinha sido declara e nao consta nada sera que recebo agora em julho ?

    ResponderExcluir
  94. Como faço pra saber se vou receber o pis esse ano?

    ResponderExcluir
  95. Alguem recebeu PIS hj? Na minha conta não tinha nada creditado...

    ResponderExcluir
  96. Fiz a consulta do RAIS, e não foi declarado, tem como eu receber o meu pis ainda esse ano, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  97. trabalhei em uma empresa em 2013, durante 3 meses e meu RAIS não foi declarado desta empresa, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  98. Boa Noite.
    Consultei hoje pelo site da caixa e não consta nenhum valor a receber, eu nasci em Dezembro, então iria receber em 28/08/14. Mas no ano de 2013 eu comecei a trabalhar em Maio/13, o salário base era 1030 e terminou com reajuste para 1084,00. Teria direito ao PIS? outra dúvida, quando tenho ajuda de custo no holerit soma com o salário base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este valor é somado sim, deve ver a média de salario em 2013, não pode ultrapassar dois salários mínimos.

      Excluir
  99. Coloco o codigo de verificação e diz que esta incorreto, o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  100. Bom dia minha Rais foi pago e abaixo esta escrito excluída ?
    Alguém pode me explicar?
    Grata!

    ResponderExcluir
  101. Bom dia,

    Tenho saldo de PIS para receber conforme consulta na Caixa, porém ao consultar a RAIS não consta nenhum registro para o ano base 2012/13. Tenho direito a receber esse ano?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trabalhou em 2013 e recebeu até dois salários mínimos tem direito.

      Excluir
  102. Olá, trabalhei em uma escola particular em agosto de 2013. Já tenho mais de 5 anos de carteira assinada. Recebia bem menos que 2 salários, consultei o Rais e consta apenas dois CNPJ da secretaria de educação. O CNPJ teria que bater com o que está carimbado na mina CTPs, certo? Neste caso eu tenho que ligar para empresa e pedir para acrescentarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ligar e procurar saber se enviaram a RAIS com suas informações.

      Excluir
  103. foi informado a RAIS de tudo direitinho (ja consultei) e ainda nao recebi o PIS, nem este ano nem no ano passado.
    minha conta é no BB e o dígito final é 0 (zero),
    fui na agencia e mandaram eu procurar o empregador (no meu caso Prefeitura, pois sou efetivo). e agora o que faço?

    ResponderExcluir
  104. Olá, Sou registrada na mesma empresa desde 2009, ano passado eu peguei meu primeiro Pis, e no final do ano meu salario aumentou para 1342,00 queria saber se esse ano eu tenho direito de receber meu Pis?

    Att, Jéssica

    ResponderExcluir
  105. Sou funcionária de uma Prefeitura desde 2007, mas a RAIS só foi enviada de 2011, 2012 e 2013. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  106. Boa Tarde!
    Durante o período de Janeiro a Novembro meu salário não somava total de dois salários mínimos.Porém em Dezembro tive aumento dando um somatório de R$ 40,00 reais a mais de dois salários. Gostaria de saber se perco o direito ao recebimento do PIS esse ano.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Olá,
    Tenho carteira assinada desde 2009,consultei a Rais e só aparece declarada no exercício 2013 ano base 2012,isso é normal?
    Não teria q aparecer a de 2013/2014?
    Tenho direito de receber?
    Se não,o que fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  108. Boa noite! Consultei a rais no site http://www.rais.gov.br/SERVICO/cons_vinc_identificacao.asp, onde pude ver que foi entregue. Quando consulto o pagamento no site da caixa diz que o pagamento sera efetuado pelo banco do Brasil onde possuo uma conta desatualizada, pois essa conta era para receber o salario da Prefeitura, mas a mesma esta vinculada com o Banestes. Oque devo fazer, onde saber em qual das contas vou receber meu pasep. Também tenho uma conta poupança na caixa. Complicado né muito obrigada!

    ResponderExcluir
  109. Ola trabalhei em 2008 d carteira assinada e dpois 2011 .ai ano passado fiz contrato com a prefeitura tenho direito d receber i aboni

    ResponderExcluir
  110. Ola Marilucia. gostaria de saber, se tenho direito de receber o PIS ou PASEP ou nada?
    Trabalhei no ano de 2012 e 2013. nesses anos anteriores foram pela prefeitura municipal, sem carteira assinada. Somente neste ano de 2014 foi assinada pelo comercio como vendedora. Só tenho um mes de carteira assinada.???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só terá direito em 2015, caso tenho sido cadastrada até 2009.

      Excluir
  111. Olá, recebo meu PIS desde 2011. Porém até abril de 2013 ganhava R$ 730,00, a partir do dia 16/04/2013 fui para outra empresa (Refinaria) e passei a ganhar na carteira R$ 1306,00, mas com horas extras chegava a tirar por mês 1.800,00.
    Gostaria de saber se em 2014/2015 ainda tenho direto ao PIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan, faz o cálculo, soma todo seu salario de 2013 e divida pelo numero de meses trabalhados, se não ultrapassar R$ 1.356,00 tem direito.

      Excluir
  112. como saber se a raiz 2013 foi enviada ano base 2013 exercio 2014? tentei e nao achei ajudaaa,

    ResponderExcluir
  113. Tentei fazer o esquema da RAIS pra ver quando recebo . Sou cadastrado desde 26/01/2007. tenho a carteira assinada desde janeiro de 2013. La coloquei o numero do PIS

    Recebi la a seguinte mensagem:

    # Não existe informação para este código PIS/PASEP na base RAIS, exercício 2013, entre em contato com a sua empresa. O que isso significa?

    ResponderExcluir
  114. Olá,
    Tenho carteira assinada desde 2004,consultei a Rais e só aparece declarada no exercício 2013 ano base 2012,isso é normal?
    Não teria q aparecer a de 2013/2014?
    Tenho direito de receber?
    Se não,o que fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  115. Olá.
    Possuo carteira assinada desde 07/12/2009.
    Em 2013 meu salário era de 1082,00 e somente este ano, em Maio
    aumento para 1382,00.
    Quando consulto no site da caixa, aparece que "não há benefício para este PIS".
    Porém, consultando no site da RAIS, as empresas em que trabalhei em 2012 e 2013 estão como entregue.
    Qual deverá ser o motivo para estar aparecendo esta mensagem?
    Há a possibilidade de eu não receber?
    Lembrando que desde que comecei a trabalhar de carteira assinada, nunca passei nem 2 meses sem trabalhar
    com registro na carteira. Inclusive em 2013 trabalhei na mesma empresa, aliás, a que continuo até hoje.
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  116. Olá,fui consultar meu PIS no site da caixa e apareceu uma mensagem dizendo que NÃO HÁ BENEFICIO PARA ESTE PIS,sendo que trabalhei o ano passado e tenho cadastro no PIS desde 2008,o ano passado recebi mas mudei de empresa em 2013,consultei a RAIS e só aparece a da primeira empresa,isso é normal??
    vou receber o PIS??

    ResponderExcluir
  117. Olá,fui consultar meu PIS no site da caixa e apareceu uma mensagem dizendo que NÃO HÁ BENEFICIO PARA ESTE PIS,sendo que trabalhei o ano passado e tenho cadastro no PIS desde 2008,o ano passado recebi mas mudei de empresa em 2013,consultei a RAIS e só aparece a da primeira empresa,isso é normal??
    vou receber o PIS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve verificar se a empresa que trabalhou em 2013 enviou a RAIS no tempo correto e se recebeu até dois salário mínimos em 2013.

      Excluir
  118. Sair da empresa 10/02/2013 tenho direito a receber esse ano o pis

    ResponderExcluir
  119. Fui registrado em novembro/2009 sai do emprego em janeiro depois trabalhei em outra empresa, e ganho menos de dois salários mínimos, consulto o pis na caixa e diz que não a benefícios o que pode ser?

    ResponderExcluir
  120. fui consultar o meu e um deles esta escrito excluido oque devo fazer ou que poder ter acontecido?

    ResponderExcluir
  121. Ola, sou cadastrado desde outubro de 2009, tenho direito?? E se tenho como proceder, ja que no sistema da caixa consta como zerado?? grato

    ResponderExcluir
  122. Desde 2008 sou cadastrada no PIS e no ano de 2013 trabalhei por tempo determinado: o prazo era de 90 dias, só que até então não deram baixa em minha carteira, esse ano posso receber o PIS. Já acessei o site da caixa e nada consta, se tenho direito pq está assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até dois salários mínimos tem direito.

      Excluir
  123. Minha empresa enviou a Rais fora do prazo, mais precisamente hoje (24/07/2014), por que eu fui no Ministério do trabalho e me informaram que a mesma não havia sido informada.
    Levei o papel do MTE para a empresa e imediatamente eles fizeram o envio.

    Gostaria de saber se ainda vou receber meu abono.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  124. Fui cadastrada em 05/2009, tenho direito ao PIS deste ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se trabalhou em 2013 com carteira assinada e recebeu até dois salários mínimos, sim. Caso contrário não.

      Excluir
  125. A PREFEITURA Ñ MANDOU A LISTA NA DATA LIMITE.NESSE CASO VAMOS PERDER DE PEGAR O PASSEP ESSE ANO.? OU ELES PODEM MANDAR A LISTA DEPOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda podem enviar a RAIS, tem condições de receber até final do ano, mas tem que enviar logo.

      Excluir
  126. Boa tarde minha carteira é assinada desde 2009 porém nunca procurei saber se tinha o direito do beneficio do pis,hoje estou em uma firma na gual me cadastrou no rais 2013,não sei informa se as outras empressa me cadastrou,gostaria de saber se tenho direito do beneficio este ano? E gostaria de saber como proceder se caso as outras firmas que trabalhei não me cadastrou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até dois salários minimo em 2013, tem direito ao PIS 2014. Anterior a isso não tinha direito, pois o PIS 2014 é para quem é cadastrado desde 2009.

      Excluir
  127. trabalhei registrado em 2008 eu trabalhei o ano passado de maio até abril desse ano recebi o pis no ano passado fasso aniverssario em agosto falo no calendario q quem faz aniverssario em agosto recebe apartir do dia 22 mais ainda não recibi nada e tenho conta corrente na caixa por que ? não recebi ate agora observação sempre recebi menos de 2 salarios

    ResponderExcluir
  128. fui registrado em 2009 pela primeira vez e trabalhaei com carteira registrada de maio do ano passado ate abril desse ano recebendo 920.00 reaiz ano passado recebi o pis mais até a presente data não consta qualquer pagamento sendo que fasso aniverssario dia 29/08 e estou dentro do calendario de pagamento por que não recebi nada ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve verificar se a RAIS vou enviada, aqui neste artigo poderá consultar.

      Excluir
  129. sou funcionário desde 2012 com salario inferior a 02 salários minimos em um escritório de PESSOA FISICA CPF com registro INSS CEI, foi entregue CAGED na minha admissáo e RAIS referente 2012 e 2013, tenho direito ao PIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está vinculado a uma pessoa física não tem direito. Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências, como receber até dois salários mínimos mensais em média. Isso ocorre porque pessoas físicas não contribuem para o PIS.

      Excluir
  130. alguem me ajuda, trabalhei de 2008 a 2011 na prefeitura com contrato, e ano passado dei aula em uma escola do estado, ja olhei a RAIS e ela foi declarada, porém no site da caixa informa que o saldo é 00 e nao recebo PIS. E aí tenho direito ou não? Quem dá aula normalmente recebe pois varias pessoas que trabalharam cmg e tem saldo positivo.

    ResponderExcluir
  131. A empresa que trabalho desde março 2013 só fez a transmissão da rais agora dia 24/07/2014 e eu tenho conta na caixa quando vou receber meu PIS?

    ResponderExcluir
  132. Boa tarde,
    Tenho registro em carteira desde 94, fiquei um tempo sem registro e em outubro de 2012 foi assinada novamente com salário menor do que dois salários. Estive na Caixa e para sacar o PIS e no extrato sai a seguinte mensagem PIS inexistente ou sem saldo. Isso significa que não tenho direito ao abono? por que?

    ResponderExcluir
  133. boa tarde !!! eu gostaria de uma informação... eu nao recebi meu abono, quando fui consultar a empresa me disseram que o 1/3 de ferias entrou na remuneração e por isso eu perdi o abono... esse um 1/3 não seria abono? e portanto não deveria ser lançado na rais?

    ResponderExcluir
  134. Eu consulto minha RAIS e só aparece o nome da empresa, o CNPJ e que foi entregue. Não é possível ver mais detalhes que isso. É assim mesmo???

    ResponderExcluir
  135. boa tarde tenho 6 anos de registro éra pra min ter recebido o pis fui registrado no ultimo emprego dia 06 de maio de 2013 e fui demitido dia 28 de abril de 2014 fui recebe meu seguro desemprego deu q a empresa em q trabalhei não tinha vinculo com ministerio do trabalho ja éra para min ter recebido 2 paecelas mais por esse problema não recebi agora verifiquei e eles não mandaram minha rais e por isso tambem perdi o pis pois fasso aniverssario em agosto por favor o q devo faser tenho como recer esse pis ainda ou perdi mesmo e se perdi tenho como penaliza a empreza de alguma forma com processo ou outros meois pois eu tinha direito fui lezado pela empresa e se tenho onde devo ir desde ja agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  136. Bom-dia, sempre recebi o PIS pelo fato de não receber até dois salários mínimos, consultei a RAIS e só aparece do exercício de 2013, pelo meu mês de aniversário (setembro) eu deveria ter recebido dia 31/09, tentei contato com a Cef mas sem sucesso, vocês poderia me auxiliar como devo proceder para saber pq não recebi? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  137. meu marido tem o registro 09/09 tem direito esse ano?

    ResponderExcluir
  138. olá eu trabalhei fichada 2 anos em uma empresa entei em 2010.
    sair de lá tudo bem. ai agora fikei mais 2 anos em outra 2013. fiz a consulta ai e só apareceu a rais de 2013 dessa ultima empresa! tenho q ir atras da outra de 2010???? há algo errado???

    ResponderExcluir
  139. Olá.
    Tem como saber todas as empresas que trabalhei desde o meu primeiro registro em carteira que por volta de 1983 e quais delas depositaram ou não o meu FGTS?

    ResponderExcluir
  140. Olá. Tem como eu ter uma lista de todas as empresas em que trabalhei registrado, desde o meu primeiro emprego até hoje, com registro em carteira que é por volta de 1983 e saber também se elas depositaram meu FGTS?

    ResponderExcluir
  141. OLA, TRABALHEI DE 20-02-2013 á 22-05-21014 TIVE QUE LEVAR A EMPRESA NA JUSTIÇA PRA REGISTRAR MINHA CARTEIRA, E FIZ A CONSULTA DA RAIZ E ATE HOJE NAO LANÇARAM NADA LA
    NADA CONSTA AO MEU RESPEITO, SERA QUE RECEBO PIS ESTE ANO AINDA?

    ResponderExcluir
  142. A EMPRESA QUE EU TRABALHEI INFORMOU A RAIS ERRADA NO CAMPO SALÁRIO COLOCANDO QUE GANHAVA 8.000,00. O MEU SALÁRIO ERA DE 1 SALÁRIO MÍNIMO. O QUE DEVO FAZER E QTO TEMPO VAI SER LIBERADO MEU PIS>

    ResponderExcluir

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.