Consulta RAIS Trabalhador pela internet

55 comentários
Agora é possível fazer uma Consulta RAIS Trabalhador pela internet e verificar se seus dados foram informados corretamente.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída em 1975 e em 2007 teve sua versão mais recente regulamentada pela Portaria MTE nº651.

Com este relatório é possível o empregador informar ao Ministério do Trabalhador todos os dados necessários do trabalhador para ele ter direitos a benefícios como o abono salarial, PIS/PASEP, seguro-desemprego e FGTS.

A RAIS deve ser enviada ao MTE entre janeiro e março para que as informações do ano-base sejam processadas corretamente e para que os trabalhadores tenham direito aos benefícios.

RAIS e o PIS

Todos sabem que um dos requisitos para ter direito ao abono salarial do PIS é o envio da RAIS com informações corretas por parte do empregador ao Ministério do Trabalhado dentro do prazo estipulado em lei. Mas, infelizmente muitos entregam a RAIS fora do prazo ou com informações erradas, o que acaba provocando perda do direito do trabalhador no recebimento do PIS.

Muitos reclamam que não receberam o PIS, um dos motivos é o não envio da RAIS, outro motivo é o envio tardiamente, e o que mais acontece são os erros nas informações, são informados salários acima daquele que o trabalhador realmente recebe, este fato causa grande dano ao beneficiário que deixa de receber o abono salarial.

Mas é possível o trabalhador consultar a RAIS e verificar se o empregador enviou a RAIS e se as informações estão corretas.

Consulta RAIS Trabalhador

Agora é possível o trabalhador fazer uma consulta da RAIS. A consulta RAIS Trabalhador é feita pelo portal do MTE.

Acesse o endereço http://www.rais.gov.br/SERVICO/cons_vinc_identificacao.asp insira o número do PIS/PASEP e o código da imagem que aparece na tela, conforme tela abaixo:
Consulta RAIS Trabalhador
*Lembrando que a cada ano o Exercício e o ano-base são atualizados

A Consulta Trabalhador apresenta os dados declarados na RAIS ano-base. Havendo divergências nas informações entre em contato com o seu empregador.

Após consultar a RAIS Trabalhador você verá a seguinte tela, com as informações do CNPJ do empregador, a Razão Social e a situação, portanto, tem como saber se a RAIS foi enviada ou não, encontrando alguma irregularidade basta entrar em contato com a empresa.
Veja também:

55 comentários:

  1. Ok, já consultei a minha RAIS e vi que foi ENTREGUE. Portanto foi entregue com atraso, sendo assim, quando o meu PIS será pago?

    ResponderExcluir
  2. Minha RAIS foi entregue. Gostaria de saber quando receberei meu PIS (abono)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem direito já deveria ter recebido, faça uma consulta para saber como está a situação - http://www.calculador.com.br/calculo/seguro-desemprego

      Excluir
  3. A minha RAIS foi entregue depois da data prevista para recebimento. Há possibilidade ainda pra mim receber o meu PIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem direito, irá receber o PIS, só que terá que aguardar um pouco mais.

      Excluir
  4. olá minha foi mandada errada com valor acima do que eu recebia, como faço para mudá-la e receber o pis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quem faz isso é a empresa, ela faz uma RAIS retificadora e envia com as informações corretas ao MTE.

      Excluir
  5. se a empresa não corrigir a tempo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa é multada, mas ainda dá tempo de corrigir e o funcionário receber o abono.

      Excluir
  6. Recebi o meu PIS com o valor menor que o (SM que é de 724,00) R$ 667,50, por que?

    ResponderExcluir
  7. Recebi o PIS no valor de R$ 667,50 menor que o SM que é de 724,00. Por que?

    ResponderExcluir
  8. Tento fazer o esquema da RAIS pra ver quando recebo . Sou cadastrado desde 01/12/2008. La coloquei o numero do PIS

    Recebi la a seguinte mensagem:

    # Não existe informação para este código PIS/PASEP na base RAIS, exercício 2013, entre em contato com a sua empresa.

    - aaah algo errado ali ????
    Pra eu saber , so pro precauções ' OBRIGADO'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe por enquanto, pois esta consulta é para saber se a empresa entregou RAIS, e a entrega começou somente a partir do dia 20 de janeiro.

      A informação ta correta, rs.

      Excluir
  9. fui registrada em agosto de 2013,e ja fazem 20 anos que tenho o pis,e ganho 905,00.tenho direito ao abono...........obrigada
    Cacau

    ResponderExcluir
  10. fui registrada em agosto de 2013,mas ja tenho meu pis ha 20 anos.ganho 905,00.Tenho direito ao abono salarial neste ano de 2014..................
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. o cadastro do meu pis foi no ano de 2009. tenho possibilidade de receber nesse ano de 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até 2 salários mínimos de remuneração mensal, tem direito ao PIS 2014.

      Excluir
  12. adryanarocha18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. meu PIS foi cadastrado no ano de 2009, tem possibilidade de receber nesse ano de 2014?

    ResponderExcluir
  14. A empresa errou o numero do meu cpf e quando fui dar entrada no seguro desemprego não consegui!!!

    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve voltar a empresa e comunicar o erro, ela é responsável pelas informações.

      Excluir
  15. Tenho dúvidas em relação ao PIS Pasep. Trabalhei na prefeitura da minha cidade em 2009 e 2010 (contratos de um ano cada) E em 2011 minha carteira foi assinada em uma empresa privada. Como saber se a prefeitura me cadastrou na Rais? Será que esse ano recebo o abono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeitura não assina carteira, neste caso é só contrato. Seu PIS é cadastrado quando sua carteira é assinada pela primeira vez, pelo que entendi sua carteira só foi assinada em 2011 e neste caso você não tem direito ao PIS.

      Excluir
  16. minha carteira foi assinada em 01 de agosto de 2008,e em 2012 trabalhei 05 meses com carteira assinada, e em 2013 passei a fazer parte do quadro efetivo municipal, será que eu tenho direito ao pasep em 2014.

    ResponderExcluir
  17. oi. sou cadastrada no PIS a mais de 15 anos , meu ultimo emprego com carteira assinada foi em 2012 . trabalhei 8 meses e pedi a conta em março de 2012. depois disso ñ tenho mais nenhum registro na carteira . gostaria de saber se tenho direito ao PIS. NA VERDADE NUNCA RECEBI ESSE PIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho nunca ter recebido, mas para ter direito, deve estar enquadrada nas seguintes condições:

      está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
      tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
      tenha trabalhado, pelo menos 30 (trinta) dias no ano-base considerado, consecutivos ou não, para empregador contribuinte do PIS/PASEP;
      tenha sido informado corretamente na RAIS do ano-base considerado.

      Excluir
  18. Olá. Gostaria de saber se o 13° salário entra na conta para cálculo do pagamento do PIS ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entra, o 13º não é considerado remuneração mensal, é um abono, assim como o PIS, mas acontece muita confusão quanto ao 13º salário. Mas está muito claro na lei.

      Excluir
  19. Bom dia Marilucia Santos!
    Trabalho em um empresa privada e tenho minha carteira assinada pela mesma desde 16/05/2008.No ano de 2013 fiz 5 anos. Fui até a caixa e mim informaram q eu só teria direito ao pis 2014 pq será?? Quero saber se tenho direito?? Estou enquadrada nos quesitos acima. Recebo um salário. Minha patroa falou q declara a ras. O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, você deveria ter recebido o PIS 2013, pode ter acontecido algum erro na informação da RAIS, a unica explicação que vejo. Você deve procurar se informar na empresa, quais as informações que foram enviadas, de repente, como já disse, teve algum erro.

      Excluir
  20. estou aguadando a resposta da minha pergunta....

    ResponderExcluir
  21. olá!!!
    como fazer para declarar ras? só quem pode declarar e o Empregador??qual é prazo final´para declarar? paga para declarar?? preciso saber dessas informações pois meu patrão acha q somos ótarios, assim n tem como ele nós enrolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, neste artigo tem todas as informações Que precisa saber sobre a RAIS, e informo que não precisa pagar nada, qualquer dúvida, entre em contato.

      http://www.consultaropis.com/2014/01/rais-2014-prazo-de-entrega.html

      Excluir
  22. Olá, Mariluce Santos
    Entrei na prefeitura em maio de 2008 e estou lá até hoje, no mês que estava saindo o Passep para todos os servidores o meu passep não foi pago, entrei em contato com a prefeitura e a funcionária em setembro disse que tinha corrigido minha rais. Quando vou receber meu passep. Tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi um erro, e foi corrigido creio que já era para ter recebido, como muitos já receberam, tenta consultar o saldo do PIS. Mas você tem até 30/06/2014 para receber o PIS 2013.

      Excluir
  23. Marilúcia,
    Entrei na prefeitura em maio de 2008(primeiro emprego) era para ter recebido o passep 2013 com ano base 2012?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era, procure saber do recursos humanos da prefeitura o que houve, você recebeu até dois salários mínimos mensais?

      Excluir
  24. Meu ano base na rais é de 2012 porém eu sai da empresa em julho de 2013, meu aniversário é em maio e ainda não recebi o abono. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se tem direito ao PIS, caso tenha, faça uma consulta na RAIS Trabalhador e verifica se foi enviado, caso tenha sido enviada precisa verificar se teve algum erro, mas o prazo para receber o PIS 2013 é até 30 de junho.

      Excluir
  25. estou encostada pelo inss a dois anos e gostaria de saber se eu tenho direito ao abono meu aniversario e em agosto eu recebo 1;500 eu tenho direito porque em 2012 eu recebi o abona em 2013 eu nao recebi meu salario em 2013 era 1400 sera qui eu tenho direito agora em 2014 ao abono

    ResponderExcluir
  26. estou encostada pelo inss a dois anos e gostaria de saber se eu tenho direito ao abono meu aniversario e em agosto eu recebo 1;500 eu tenho direito porque em 2012 eu recebi o abona em 2013 eu nao recebi meu salario em 2013 era 1400 sera qui eu tenho direito agora em 2014 ao abono -

    ResponderExcluir
  27. eu foi declarada na rais por duas empresas em 2012,somando daria mais de 2 salarios minimos, sendo que em uma delas eu não trabalhei em 2012, o contador da empresa fez hoje a exclusão do vinculo,agora esta tudo certo e apenas um salario minimo, mas eu ainda vou conseguir receber o beneficio?quanto tempo tenho que aguardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que ainda recebe, o prazo é até 30/06/2014.

      Excluir
  28. Olá... Bom dia. sou cadastrada no PIS desde 1990,, já trabalhei alguns anos em empresas. Durante 10 anos fiquei sem trabalhar. Trabalhei no ano de 2013 durante 6 meses em uma industria. ganhando um salário de R$ 1084,00.. Tenho direito ao PIS neste ano? 2014?

    ResponderExcluir
  29. olá..minha carteira foi assinada em 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se recebeu até dois salários mínimos tem direito sim.

      Excluir
  30. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  31. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  32. olá..minha carteira foi assinada eem 01/06/2009 em uma empresa..como passar dos anos trabalhei em outra empresa em 2012...quando eu consulto a RAIS mostra que foi informada e entregue em 2012 pela ultima empresa que trabalhei...fui demitida em Dezembro de 2013 no momento estou desempregada..eu recebo o PIS este ano?? Faço aniversario em Dezembro..

    ResponderExcluir
  33. No meu caso está mostrando a situação como - "Excluído"... O que será que houve?

    ResponderExcluir

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.