Perguntas frequentes - PIS

Se ainda tem dúvidas sobre o PIS, como funciona, quem tem direito, como sacar, o site da Caixa disponibiliza varias perguntas e respostas às suas dúvidas, segue abaixo algumas:






Quem tem direito ao Abono Salarial?

Tem direito ao Abono Salarial os trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo: Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no anobase considerado para apuração; Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.


Qual é o valor do Abono Salarial?

O Abono Salarial equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

O Abono Salarial fica disponível para saque o ano inteiro? 

Não. O período de pagamento é definido anualmente no início do exercício financeiro no mês de Julho de cada ano. Consulte o Calendário de Pagamentos do Abono Salarial e dos Rendimentos do PIS.


Onde encontro o Calendário de Pagamentos do Abono Salarial?

O Calendário está disponível nas Agências da Caixa, Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, afixado em locais de grande movimentação e na internet nas páginas da CAIXA e do Ministério do Trabalho e Emprego.




O que acontece se eu não receber meu Abono Salarial?

O valor do Abono Salarial não sacado durante o calendário anual de pagamentos é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.


Como receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS com o Cartão do Cidadão?

Com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada, é possível receber o valor do Abono ou dos Rendimentos nos seguintes locais:
  • Nos terminais de autoatendimento da CAIXA;
  • Nas Lotéricas; Nos correspondentes CAIXA Aqui.


Como receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS sem o Cartão do Cidadão?

Para quem não tem o Cartão do Cidadão, o valor do Abono Salarial ou dos Rendimentos do PIS pode ser recebido em qualquer agência da CAIXA mediante apresentação de um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode solicitar o Cartão do Cidadão e cadastrar a senha.


Existem outras formas de receber o Abono Salarial e os Rendimentos do PIS? 

Sim. A CAIXA pode antecipar o pagamento do benefício por meio do crédito direto em conta individual com movimentação mantida na CAIXA: conta-corrente, poupança ou conta CAIXA Fácil. Também há a disponibilização do crédito diretamente no contracheque daqueles trabalhadores cujos empregadores firmaram o convênio CAIXA PIS-Empresa.

Para saber mais perguntas frequentes acesse a pagina da Caixa.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

22 comentários

boa noite em 2015 eu ñ recebí meu pis porque a presidenta ñ pagou como faço para recebe-lo
nascí em abril,ou seja referente aoano de 2014.

Responder

gostaria de saber se os meses em que recebi salario maternidade nao contam para recebimento de pis?? fui demitida em setembro e entre janeiro e setembro recebi 4 salarios maternidade ...no meu extrato nao esta contanto esses 4 meses porque???

Responder

Ola sou gustavo

trabalhei em 2015 com um salário de 1.395.00 reais até 30/05/2015, consegui aumemto 01/06/2015 inferior a dois salários esse ano tenho direito de sacar pis?

Responder

Em três meses do Ana corrente trabalhei recebendo mais de dois salários mínima, tenho direito ao PIS.

Responder

Se na média, você recebeu até dois salários, voce tem direito, não importante se um ou mais ultrapassou os dois salários, o que vale é a média.

Responder

o contador da minha empresa entregou a rais agora dia 30 de novembro de 2016 como fica minha situação receberei o pis ou terei que entrar com acão?

Responder

Bom dia, acho isso uma sacanagem empregadas domestica não ter direito ao pis trabalha como qualquer outra pessoa,povo devia fazer protesto pra esses tipo de coisa ai,o salario é im lixo ainda aumenta uma mincharia e n tem direito ao pis brinvadeifa viu.

Responder

Bom dia, acho isso uma sacanagem empregadas domestica não ter direito ao pis trabalha como qualquer outra pessoa,povo devia fazer protesto pra esses tipo de coisa ai,o salario é im lixo ainda aumenta uma mincharia e n tem direito ao pis brinvadeifa viu.

Responder

Alguem pode tirar a minha duvida por favor,pra ter direito de receber o pis,tem que ter cinco anos consecutivos de registro ou cinco anos independente se for consecutivos ou nao ????
No caso eu tenho mais que cinco anos de registro em carteira mas nao sao todos os anos seguidos,alguem pode me informar certo por favor.Obrigada

Responder

boa gostaria de saber tambem estou na mesma situacao nao falam nada

Responder

Ola.Queria sabe se meu pai tem direito de pegar o pis ainda tem 17 anos que ele não trabalha mais na empresa pegou o pis uma vez veio

Responder

Oi, boa noite, tenho uma dúvida, pois nunca ví isto ocorrer . . . nasci em maio e meu abono do ano de 2015 está com data para agora dia 16/03/2017, tenho costume de acesar o site https://sisgr.caixa.gov.br/internet-segmento-cidadao.do para conferir se tenho ou não o benefício, até sexta-feira dia 10/03/2017 constava à pagar e o valor de R$937,00, porém hoje 12/03/2017 quando entrei pra conferir, contava pago e o valor de R$ 0,00 onde foi para meu benefício? o que devo fazer par me informar?

Responder

Boa tarde!

Fui registrado em 11/2012 tenho direito ao PIS?

Responder

ola estou registrada desde 10\01\2016 não tive pis falei para minha patroa que do rais o escritorio diz que cadastrou onde foi parar meu pis o que devo fazer ou receber so em 2018

Responder

Bom dia! eu gostaria de saber porque as pessoas que foram cadastrada em 1994 não tem direito nem ao juros do PIS? seria o meu caso gostaria de saber se consta alguma legislação que diz isso,porque foi a informação que eu tive de uma pessoa da CEF

Responder

TENHO QUOTAS DO PIS E ESTOU FIBROMIALGIA CID M79.7/M54.4 COMO FACO PARA RECEBER, TENHO O LAUDO TERESINHA AZEVEDO

Responder

caso não pegue o pis na data expecifica ; tem direito de pegá-lo depois

Responder

Como posso saber se estava certo o valor que receber do PIS quando me aposentei em 2014

Responder

receber minhas cotas do PIS quando aposentei, como posso saber se estavam corretas

Responder

oi boa tarde desde 2002 que sou cadastrado no pis, mas porem em 2016 nao trabalhei registrado. Voltei a ser registrado em janeiro de 2017 ate entao estou trabalhando registrado, queria saber si tenho direito no pis 2018;

Responder

esse ano de 2018 faço 5 anos de carteira assinada. eu recebo esse ano o pis ou so ano que vem??????

Responder

eu não recebi o pis de 2015 que a ex presidente não pagou, ainda tenho direito?

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.