Qual a diferença entre NIS, PIS, PASEP, NIT

NIS PIS PASEP NIT

Diante de tantas siglas como NIS, PIS, PASEP, NIT o cidadão fica confuso com o significado de cada uma delas e para que elas servem. Vamos aqui tentar dizer o que elas são, qual a diferença e para que servem.


NIS

O NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.
NIS, PIS, PASEP, NIT

O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.

É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.

Uma inscrição NIS é atribuída apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS. Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício. [Caixa].

Além da CAIXA, o NIS também pode ser atribuído por intermédio de outros órgãos.

  • Ministério do Trabalho
  • Desde 1997 o MTE iniciou a emissão dos novos modelos de CTPS. Além de apresentar vários itens de segurança, a nova CTPS é emitida com o NIS, caso o cidadão ainda não seja cadastrado.
  • Ministério do Desenvolvimento Social
  • O MDS, os estados e municípios em parceria com a CAIXA realizam o mapeamento e identificação das famílias de baixa renda brasileira através do Cadastro Único. Cabe a CAIXA, dentre outras obrigações, identificar as pessoas cadastradas, atribuindo o número de identificação social (NIS).



PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.
O todo trabalhador da iniciativa privada possui o cadastro no PIS.

PASEP

O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS a diferença é que o PASEP é para funcionários públicos.

NIT

O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador para quem deseja fazer os recolhimentos das contribuições ao INSS, quem deve fazer o cadastro do NIT são os Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo, O NIT é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual. Caso o contribuinte já tenha o PIS/PASEP poderá usar este numero para fazer o recolhimento ao INSS.
A inscrição dos segurados contribuinte individual, empregado doméstico, segurado especial e facultativo, será feita uma única vez e o NIT a eles atribuído deverá ser utilizado para o recolhimento de suas contribuições. Na hipótese de haver alteração ou paralisação, quando do retorno da atividade, o segurado deverá utilizar o mesmo NIT para efetuar o recolhimento de suas contribuições.

As inscrições do NIT podem ser feitas em qualquer Agência da Previdência Social (APS), na página da Previdência Social via Internet, no endereço (http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html) ou pelo telefone através do serviço de atendimento telefônico (PREVFONE) - número 0800-780191.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

111 comentários

posso utilizar o número do NIT para apesentar a um empregador substituindo o numero do pis?

Responder

Tenho um número diferente de NIT e PIS, e sou funcionário público deveria ter PASEP. Qual devo informar se solicitado para admissão em outro cargo público?

Responder

Tenho um NIT e PIS com número diferentes, tem algum problema, o q isso significa? Sou funcionário público e deveria ter um PASEP? Qual devo informar para admissão em cargo público concursado?

Responder

como localizar o número do pasep de uma pessoa aposentada .

Responder

Estou encontrando dificuldade para localizar o número do PASEP de minha mãe que é aposentada. já verifiquei no Banco do BRASIL e não foi localizado.

Responder

Como posso recolher o nit.se nao tenho carteira assunada.mas contribuo com o nit.

Responder

tenho o nit tenho direito ao abono salarial?

Responder

Quero colocar a conta de energia da minha casa em baixa renda e lá no contrato pede o número do NIS, só que eu tenho PIS será que serve?

Responder

SERVE. Como informado o número de uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício.

Responder

Tenho carteira de trabalho desde 2002,assinei pela primeira vez em 2013,acontece q eu tinhau numero nit nao era pis...soh ano passado q foi cadastrado pis.tenho direito a receber esse ano?

Responder

procure o atendimento expresso da caixa que lá eles lhe informarão seu PIS ativo.

Responder

é o mesmo número tanto para pis como pasep.

Responder

procure o banco do BRASIL.

Responder

Então procure a caixa economica

Responder

fui cadastrado ainda criança nº NIS trabalho com carteira assinada há um ano sofri um acidente no percurso para o trabalho tentei dar entrada no INSS e não consegui agendamento me pedem o nº do PIS que fazer?

Responder

trabalho com carteira assinada há um ano, sofri um acidente no percurso para o trabalho e me encontro afastado porém ainda não consegui dar entrada no INSS pois não fui cadastrado no PIS tenho NIS tenho todos os laudos e atestados fornecidos por médico do trabalho do sus o que faço para receber este benefício?

Responder

Boa noite!!
Eu era trabalhodora autônoma e fazia o recolhimento atraves do NIT, agora estou trabalhando de carteira assinada e está sendo recolhido através do número do PIS, que é diferente do NIT.
O meu PIS e o NIT são vinculados um ao outro? O recolhimento vai pra o mesmo lugar?

Responder

Eu tenho NIT e NIS, Eles servem como PIS?

Responder

Boa tarde! Minha duvida é a seguinte: Como faço pra transformar o numero do NIS em PIS? Pois eu trabalho no RH de uma empresa e transmitir a rais dos funcionarios, mas 2 funcionarios ja tinham o numero do nis desde 2003, porem so teve um viculo empregaticio no ano de 2013. E o valor do abono não consta na caixa. A informação do funcionario da caixa é que a empresa teria que transformar o numero do nis em pis pra eles poderem sacar o abono.

Responder

PEÇA PARA O PROPRIO FUNCIOANARIO IR ATÉ UMA AGENCIA DA CAIXA FAZER ESSA UNIFICAÇÃO DE AMBOS LÁ ELE MESMO CONSEGUE UNIFICAR O NIS PARA O PIS.

Responder

o numero do NIT serve com numero do NIS??

Responder

dá pra tirar o número do nis pela internet? se sim, em qual site?

Responder

dá pra tirar o numero do nis pela internet? se sim, em qual site?

Responder

tenho nis e pis com números diferentes tem problemas

Responder

SOU FUNCIONARIA PUBLICA E TENHO PIS/PASEP E VOU ENTRAR EM PROGRAMA SOCIAL TENHO E POSSO FAZER O NIS,OU DE UTILIZAR O MESMO NUMERO

Responder

Eu já tinha um PASEP, pois fui funcionária Pública e agora trabalho em uma empresa só geraram outro PIS. Esse ano não consta abono salarial e já havia recebido há 3 anos. O que devo fazer?

Responder

Ir a Caixa E Federal, pedir a unificação dos doo números, vai valer o mais antigo. Depois levar o número antigo para empresa e pedir para ela retificar a RAIS.

Responder

Olá...Eu era contribuinte individual e tinha um NIT. Antes de ser registrada a empresa pediu que eu fosse a uma agência para encerrar esse pagamento. Aí fui registrada e foi gerado um novo número, agora um PIS. Saí do emprego e queria começar a pagar novamente como facultativo agora. Pelo 135 me informaram que eu deveria ir novamente a previdência fazer uma atualização de atividade e unificação do dois números, porém o atendente na agência disse que não era necessário, somente se eu quisesse fazer mudança do cargo, que só pelo meu cpf dava pra ver as contribuições e acabou não fazendo nada. Só gerou um boleto como facultativo com meu número de nit antigo e não o PIS...está correto? não teria q ser com esse número atual? ou o fato de eu ter cancelado o pagamento antes de ser registrada não cancelou o nit? Tenho medo de não contar esses meses pagos. Grata

Responder

Olá, gostaria de saber se funcionario que possui NIT tem direito a licença matetnidade e afastamento por acidentes...

Responder

Cadastrei o nit sem saber o que era , só que eu já tenho numero do pis e eles são diferentes o que faço

Responder

o nit e o nis podem ser usados para a mesma finalidade ?

Responder

posso usar o numero do nis e do nit para uma mesma finalidade ?

Responder

Sou aposentada por invalidez pelo INSS, tenho como fazer um NIS, para isenção de concursos.

Responder

Tem um pessoa que na hora da admissão na empresa, apresentou um documento da caixa informando apenas o numero do NIS. Eu tenho um acesso da Caixa que posso fazer o PIS para os funcionarios que não possuem o numero do PIS. Nesse caso, posso solicitar o PIS ou devo ir a Caixa para vincular o NIS com o PIS ?

Responder

Olá,

gostaria de saber se o número do NIT é equivalente ao PIS/PASEP.

Responder

não e equivalente; o NIT é para o Trabalhador que nunca foi registrado em Carteira Profissional; assim, logo, no primeiro emprego registrado em CTPS obtém-se o número do PIS/PASEP, que será único para toda a vida do Trabalhador.

Responder

o NIS e o PIS é a mesma coisa, ou seja, o número do NIS é o número do PIS; por isso, vc não precisa ir a CEF para vincular um ao outro. Esse número NIS/PIS será único para toda vida laboral do Trabalhador.

Responder

Você que já está aposentada já tem um número PIS/PASEP único, que nunca mais será alterado; esse número PIS/PASEP será o mesmo do número NIS.

Responder

não pode, uma vez registrada em CTPS foi gerado um número PIS/PASEP, que é a mesma coisa do número NIS; e esse número será único e válido para o resto da sua vida laboral.

Responder

respondido abaixo.

Responder

não precisa fazer nada, como vc já estava cadastrada no PIS?PASEP, este primeiro cadastrado terá validade sobre o número do NIT; e esse número PIS será único para toda sua vida laboral.

Responder

Sim tem, como toda segurada da Previdência Social.

Responder

Uma vez registrado em CTPS, vc recebe um número do PIS/PASEP, e esse número será único para toda sua vida laboral, é o registro que está valendo.

Responder

vc deve ir a CEF e pedir um extrato para confirmar qual PIS/PAEP está ativo; levar cópia deste extrato para a empresa que emitiu o novo PIS, pedindo para fazer a correção na RAIS; e, depois se dirigir a uma Agência do Ministério do Trabalho e Emprego, com cópia desses documentos, para solicitar a liberação do abono.

Responder

respondido abaixo.

Responder

utiliza-se o número do seu PIS?PASEP que é um número único para toda sua vida laboral.

Responder

sim tem, por que o número do NIS é o mesmo do PIS. Logo, vc tem duas inscrições e, deve se dirigir a CEF e solicitar um extrato para saber qual dos dois números é o válido.

Responder

não, o número do NIT deixa de ser válido quando vc tiver um primeiro registro na CTPS; e esse primeiro registro será único e válido para toda sua vida laboral.

Responder

NIT e PIS são a mesma coisa? Posso utilizar número do NIT caso eu não tenha o número no PIS?

Responder

nunca assinei carteira eo numro do pis o nit q tenho q ter quando for assinar

Responder

Trabalhei durante 20 anos de carteira assinada como empregada doméstica e contribuía com um nº de NIT. Hoje sou servidora pública e no momento da posse pegarm minha carteira e passaram a utilizar o mesmo nº. Cinco anos depois me avisaram que esse número é invalido para o pasep. Isso esta correto?
Querm criar um novo nº começar nova contagem de 5 anos, isso está correto também? por que já sonhava com meu 14º salário. Preciso de resposta urgente. Obrigada

Responder

Trabalhei ano 1976 no Bradesco,tive carteira assinada,fui morar no exterior por muitos anos,agora trato de encontrar meus números de Pis e não encontro...Na caixa Economica não encontraram,aonde buscar ajuda.

Responder

Carlos, Bom dia fui registrado durante 6 anos com numero de PIS, logo apos fui demitido e me cadastrei no NIT Como taxista. Trabalhei 8 meses mas não recolhi nenhum mês e logo após fui registrado novamente em outra empresa, onde estou até hoje. Gostaria de saber se esses meses registrado no NIT gera alguma divida com o governo. se devo algo para o INSS ou se apenas perdi por tempo de serviço.Agradeço desde ja e aguardo Obrigado.

Responder

Nunca trabalhei com carteira assinada porém, fiz a inscrição do numero do NIT, sendo que na minha carteira de trabalho ja tinha o numero do PIS/ PASEP. Percebi que ambos são diferentes. O que devo fazer, pois passei em um concurso publico e tenho que apresentar os números exigidos; PIS/PASP/NIT/NIS...??

Responder

tenho o número do nit mais vive dizendo que esta inválido??? o porque disso

Responder

Quando uma empresa vai registrar o PIS do empregado. Isso leva quanto tempo?

Responder

Tenho dois NIS como faco pra saber se fui contemplada na bolsa familia digito um da erro o outro a mesma coisa

Responder

Bom dia!!! Minha carteira foi assinada no ano de 2009. Eu tenho direito de sacar o abono salarial

Responder

Bom dia, Minha carteira foi assinada no ano de 2009, Eu tenho direito em sacar o abono salarial?

Responder
Este comentário foi removido pelo autor.

Bom dia, o numero do NIS para quem pede isenção de taxa de de inscrição para concurso publico é o PIS?

Responder

BOA TARDE... OTIMO FORUM, MAS AS PESSOAS PODERIAM LER ANTES DE FAZER A MESMA PERGUNTA 20 VEZES.

OBRIGADO

Responder

Boa pergunta, é o que eu também quero saber.

Responder

boa tarde, fui informado pela empresa que trabalho que a partir deste ano 2015 não receberei mais o abono salarial devido o número de informação junto ao INSS ser o NIT. até o ano passado 2014 era pago o abono também aqueles funcionários com NIT. Por que esta mudança? e qua a lei que justifica isso? alguém pode me informar?

Responder

Boa noite, queria saber se o número do PASEP serve para solicitar isenção em concurso público?

Responder

Olá, fiz o NIS há dois dias gostaria de saber se o número gerado pode ser alterado?

Responder

Bom dia, minha mãe recebe o beneficio do meu irmão que é deficiente. Sou dependente dela. Posso pleitear isenção em concurso público?

Responder

pode solicitar a isenção com o PASEP.

Responder

fui orientada que se o meu PIS fosse o mesmo número do meu NIS eu teria dificuldade ao solicitar benefícios como o FGTS é verdade?

Responder

Também quero saber, pois tenho NIT. Poderá ser utilizado para solicitação de isenção?

Responder

Tenho um Número NIT, o que eu quero saber é que eu posso ter o número PIS, quem tem NIT pode ter PIS

Responder

o NIT é a mesma coisa do PIS.
Com o NIT, se estiver dentro dos requisitos, poderá receber o PIS/NIT

Responder

posso recolher FGTS para empregada doméstica com o nro que uso na GPS (NIT-INSS) ou tenho que apresentar um DCN na Caixa para gerar o NIS/PIS para a empregada?

Responder

bom dia!
tenho o numero do PIS e NIT diferente. uma das empresas que trabalhei falou que depositou o FGTS no NIT tem algum problema?

Responder

Olá, o PIS e o NIT são iguais. Porém, se os números estiverem diferentes, você pode ir até a caixa econômica que eles corrigem, deixando assim só um ativo

Responder

Ola! Tenho PIS e agora vou me credenciar a uma empresa e eles pedem cópia do NIT. Tenho que fazer ou serve a cópia do PIS?

Responder

ola! como faço para encontrar o n° do pis
nao tenho cartao cidadao

Responder
avatar
joao paulo da silva

tenho numero do pis que consta na carteira e trabalho diferente do numero do nis do cartao cidadao.
havera problema quando for sair o pis,liberado todo ano?

Responder

Olá, se dirija à uma caixa econômica que eles corrigem isso.

Responder

ola eu tenho direito ao pis trabalhei fevereiro de 2011 e sai do trabalho en novenbro de 2014 e faço aniversario en julho eu tenho direito ao pis

Responder

Contribui por alguns meses para a Previdencia Social tenho o numero do NIT, mas hoje sou empreendedor individual. Estou precisando informar para uma empresa o numero do meu NIT, e ai uso o numero do NIT que esta informado na guia da Previdencia ou ao aderir ao empreendedor individual esse numero será outro?

Responder

Boa tarde ! Eu só Alcino Alves. Minha duvida é a sequinte faço parte de uma associação de moradores e, fazemos a distribuição do leite do Governo (Leite Para Todos), só que a Secretaria estar exigindo o numero do Ni s s . Agora só terão direito a receber o Leite as mães que são beneficiadas com o programa do Governo. Tais como Bolsa Famílias, Bolsa escola, muitas Mães recebem bolsa Família outras bolsa escola só que a gora eles estão solicitando o nº do niss. E que o cartão da bolsa escola não tem valor. Qual e a diferencia de um para o outro. Ajude-nos por favor.

Responder

Tenho pis so que esta dizendo que e vincular ao nis .preciso tirar o nis ou e o mesmo numero do pis

Responder

Posso utilizar o número do PIS para o pronatc?

Responder

\\\O NUMERO DO NIT É O DO INSS?

Responder

Ola eu trabalho para a prefeitura e deveria está cadastrada com PASEP, porém agora descobri que estou cadastradas com o NIT e POR ISSO não venho recebendo o abono salarial como pensei q receberia, o que devo fazer nesse caso?

Responder

O NIT foi da empresa privada, porém, a empresa que você trabalha atualmente não cadastrou o seu PASEP, é necessário solicitar o cadastro juntamente com o RH da empresa e explicar a situação, pois se continuar, não poderá receber o PIS nem o PASEP.

Responder

Bom dia - estou tentando cadastrar o meu empregado no e-social para poder pagar o FGTS dele mas estão solicitando nr. Previdência Social. A pergunta é: nr. da Previdencia Social é o mesmo que o NIS?

Responder

Boa noite! Perdi minha carteira de trabalho e tenho o número do NIT, gostaria de saber se posso pedir a segunda via com o número no NIT ou preciso do número do PIS?
Agradeço desde já.

Responder

Olá,

Não tenho carteira de trabalho, é possivel gerar algum número que me assegure até eu tirar minha carteira? Se sim, vocês poderiam me ajudar?

Responder

Fiz a carteira de trabalho em 2007,mais nunca foi assinada,porque desde de então trabalho como autônomo, e eu agora cadastrei o nit,só que são números diferentes quero apenas contribuir com INSS?

Responder

Olá boa noite!
minha dúvida é a seguinte, quando peço isenção em concursos públicos o numero do NIS que pedem tem que ser o meu ou da minha mãe? porque ela é beneficiada com o bolsa família, então fico nessa dúvida, e no caso o numero do NIS é o que consta em minha CTPS? Grata!

Responder

Olá boa noite!
a minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber se na hora de pedir isenção em concursos públicos, o numero do NIS que pedem tem ser o meu ou da minha mãe? porque ela é beneficiada com o bolsa família e eu não recebo nada do governo então fico nessa dúvida, e o numero do NIS é esse que consta na minha CTPS? todo cidadão tem um número específico do NIS que pode ser usado mesmo não recebendo nenhum benefício do governo? Desde já agradeço se puderem me ajudar!

Responder

Olá boa noite!
a minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber se na hora de pedir isenção em concursos públicos, o numero do NIS que pedem tem ser o meu ou da minha mãe? porque ela é beneficiada com o bolsa família e eu não recebo nada do governo então fico nessa dúvida, e o numero do NIS é esse que consta na minha CTPS? todo cidadão tem um número específico do NIS que pode ser usado mesmo não recebendo nenhum benefício do governo? Desde já agradeço se puderem me ajudar!

Responder

Olá gostaria de tirar uma dúvida. Por incrível que pareça hoje tenho 30 anos e minha carteira profissional nunca foi assinada, logo não possou PIS,correto? Acontece que trabalhei em uma cooperativa e lá recolhiam para o INSS, onde tive um número NIT. Sair dessa cooperativa e passei uns 2 anos sem contribuição. Consegui outro trabalho também numa cooperativa que também recolhia INSS até então beleza. Sair dessa cooperativa depois de 3 anos de trabalho, só que fui ao INSS conferir se estavam contribuindo e para minha surpresa havia em meu CPF as minhas duas inscrições do NIT diferentes, um para cada cooperativa que prestei serviço. Isso pode?
E para piorar tenho inscrição NIS diferente também das duas NIT, onde realizo através dele inscrição para concurso como insento. Ou seja tenho 3 inscrições diferentes 2 NIT e 1 NIS. Pode isso? E estou prestes a começar a trabalhar com carteira assinada, será que vão fazer outro número PIS, ou vão aproveitar algum desses números que já possuo?
Agradeço

Responder

O Nis deve ser o seu e não da sua mãe, no entanto o seu fica subordinado ao cadastro dela. O meu é assim e sempre ganho insencao nos concursos.

Responder

Trabalhei durante 13 anos na área educacional municipal, aposentei em 2014. Fiquei surpresa quando fui ao Bco do Brasil e disseram que meu PASEP estava zerado. Não trabalhei em autarquia mas sim em escolas como funcionária pública. Será que não tenho direito? Obrigada!

Responder

Tenho nit posso este no lugar do PIS?

Responder

Olá! Fui tentar descobrir meu número do NIS e descobri que tenho NIT! Posso usar esse número para tentar isenção na taxa de inscrição de Concurso Publico? E com o PIS/PASEP tem como??

Responder

ola sou funcionaria da prefeitura regida pela lei CLT, meu numero de PIS e NIS não são o mesmo
gostaria de saber qual valor esta meu FGTS mas a entrega do correio nunca vem acho que tem algo errado com meu numero.

Responder

Sim. Na maioria dos casos, porém em outros casos, vai ser exigido o PIS.

Responder

Não. Somente com o NIS consegue-se isenção

Responder

Em muitos casos sim, em outros não.

Responder

Olá bo tarde ...minha mãe é aposentada pela prefeitura , e fui consultar o Pis , ai apareceu um número de NIS ativo, onde consta que ela não tem direito ao PIS...não entendi...ela tem 72 anos e é aposentada ....vc pode me orientar? Obrigado.

Responder

Tenho minha carteira de trabalho com o número do PIS/PASEP, e com NIT estou pagando INSS, gostaria de saber se eu assinar minha carteira de trabalho com o PIS/PASEP minhas contribuições do NIT e do PIS/PASEP vão aparecer juntas no site da Previdência

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.