Redução da jornada de trabalho deve ser votada ainda este semestre

Este ano o tema que entrará na pauta de discussão no Senado será a redução da jornada de trabalho. O assunto continua presente na pauta do movimento sindical, e a discussão para encontrar alternativas que amorteçam o impacto do chamado desemprego estrutural, provocado pelos avanços tecnológicos especialmente no setor industrial, deve avançar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ainda neste semestre.

Concluído em dezembro, o relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA) é favorável à criação do Pacto Empresarial do Pleno Emprego (Pepe), proposto em 2005 pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Redução da jornada de trabalho
Foto: Reprodução/Ilustração

O projeto (PLS 254/2005) vai na linha das reivindicações do movimento sindical. E foi baseado em experiência bem sucedida de uma empresa do Paraná, que reduziu a jornada e aumentou a sua produtividade - explica Paim, em entrevista ao Jornal do Senado. O texto original prevê reduzir as atuais 44 horas semanais para 36 horas, em regime de seis horas diárias, sem redução de salários, com o compromisso ajustado entre empregados e empregadores de manter, no mínimo, o nível de produtividade obtido com a jornada ampliada.

O pacto não é compulsório. A adesão das empresas é voluntária por um período de cinco anos. Esse prazo vale também para os contratos com carga horária reduzida. Isso funcionaria como um tempo de experiência para avaliar os resultados do acordo sobre a produtividade da empresa, que ao final poderá ou não retornar à antiga jornada. 

O relator apresentou uma proposta alternativa à de Paim. No lugar das 36 horas semanais, Pinheiro estabelece 40 horas, como propõe a Central Única dos Trabalhadores (CUT), também sem redução salarial. A medida, se aprovada, poderá gerar cerca de 2 milhões de novos postos de trabalho, pelas estimativas apresentadas por Pinheiro no seu relatório.

E você, o que acha da redução da jornada de trabalho? 

Fonte: Agencia Senado

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

9 comentários

Ñ significa que maior a jornada de trabalho maior será a produção em uma empresa! Portanto eu concordo com a redução da jornada de trabalho!

Responder

Concordo plenamente Emerson!

Responder

Vou deixar de ser patrão, vou tentar um concurso pubrico, quero trabalhar para o governo...

Responder

é isso mesmo, tá certo!

Responder
avatar
Jeferson - Campinas/SP

Com certeza, lembrando que isto, já era para ser empregado há muitos anos, além de favorecer a própria empresa, muita mais ao colaboradores, além do paraná, foi comprovado em outros países, por quanto os empregados, colaboradores, funcionários, enfim, trabalharam com mais disposição, alegria, saúde melhor, bem estar, menos acidentes e principalmente, produtividade, melhorias industriais irão avançar c/ muita força e qualidade. Mas, na opinião, por motivos de ganância, o funcionário é e será castigado por isso, se puder, eles opinarão por mais horas de trabalho. Ora, onde já se viu, ex: uma funcionária de loja, 1 à 1/5 h de trajeto de ônibus lotado, fica 8 horas praticamente de pé, 1 hora de almoço, 10min de lanche qdo tem, retornando p/ casa ao meio caos do trânsito dentro de um ônibus super lotado em pé, chegando em casa daquele jeito, chutando o balde c/ o marido, crianças...enfim...só DEUS sabe ...LAMENTÁVEL, produtividade na marra, desgaste emocional, físico e estrutural...mais tarde...STRESS, TENDINITE, etc, etc, etc, etc....

Responder

(pubrico) desse jeito ta ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

perdi 2 anos trabalhado por causa de uma empresa vagabunda que não cadastrou meu piz ,agora vou ter que trabalhar esses dois anos pra poder ganhar um sálario do gov, é fogo!!!!!!!!!

Responder

você tera que aprender a escrever primeiro (publico)

Responder

Vou entrar para a política, onde uma maioria não trabalha, mas arrebenta com o Brasil.

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.