Cartão do SUS: Saiba tudo sobre Cartão SUS

Cartão do SUS - A saúde é um direito básico que todo o cidadão deve ter. Isto está escrito na Constituição Federal. Todo cidadão, mesmo os que têm planos de saúde, deve tirar o Cartão SUS, na cidade onde mora e de forma completamente gratuita.

O cartão foi implantado pelo Governo Federal como forma de regular o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o objetivo de fornecer um melhor bem estar aos brasileiros, além de organizar e sistematizar dados sobre o atendimento da saúde, facilitando a comunicação entre os diversos serviços ofertados, o Cartão do SUS, facilita a marcação de consultas, realização de exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

O QUE É CARTÃO DO SUS

O Cartão do SUS é um documento de identificação usado em todo o território brasileiro e que facilita o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

O Cartão do SUS é utilizado para qualquer consulta ou agendamento em hospitais públicos, portanto é preciso sempre tê-lo a mão.

No cartão todos os dados do paciente são armazenados, sendo possível saber informações importantes do prontuário do paciente como, por exemplo: consultas realizadas; médico o qual realizou a consulta; procedimentos realizados nestas consultas; entre outras informações, ou seja, todo o procedimento que este paciente fez pelo SUS fica registrado através do sistema de informação. 
Cartão do SUS



COMO TIRAR O CARTÃO DO SUS

A solicitação do cartão pode ser feita de forma simples e rápida, em todos os postos de saúde, hospitais e clínicas habilitadas pelo governo, levando os seguintes documentos originais e cópias:

• Carteira de Identidade;
• CPF;
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Comprovante de residência;

Você pode agilizar o processo para tirar o cartão do SUS pela internet acessando a página:
https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm
e gerar um protocolo de atendimento, com validade de 90 dias, que será usado por um agente público, nas unidades de atendimento habilitadas, para emitir o cartão.


COMO TIRAR 2 VIA DO CARTÃO DO SUS

Caso você já tenha cadastro, e precise da segunda via Cartão do SUS, o mesmo deve ser retirado no Posto de Saúde ou Hospital Público. Vá a um desses lugares munidos de documentos de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira Profissional) e o CPF. Saiba que sem o CPF não é possível obter a segunda via do documento.

Outra forma de conseguir a segunda via do Cartão do SUS é pela internet na área restrita do Portal do Cidadão https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/, faça seu cadastro, acesse seu login no site e selecione a opção “segunda via do cartão do sus”.


CONSULTAR CARTÃO DO SUS

Se você perdeu o Cartão do SUS, é possível consultar o número do seu Cartão.
Acesse a página:

Preencha os campos:
• Nome Completo;
• CPF;
• Data de Nascimento;
• Município de Nascimento;
• Nome da mãe;
• Escrever código que aparece na imagem e;
• Apertar o botão “Consultar”

Mesmo com a orientação do uso do cartão algumas pessoas ainda desconhece o procedimento e só procuram realizar o cadastro na hora que precisa do serviço de saúde.

Devemos ficar atentos porque para uma internação, uma cirurgia agendada ou um exame agendado previamente, o cartão do SUS se faz obrigatório.


CRIANÇAS DEVEM FAZER O CARTÃO DO SUS

Certamente as crianças devem fazer o cadastro para tirar o cartão do SUS. Muitas pessoas acham que não é possível pela falta de documentos como RG e CPF, porem nos dias atuais é fácil tirar esses documentos mesmo em recém-nascidos, pois somente com o RG e o PF é possível cadastrar as criança. É importante que os pais fiquem atentos.

Lembre-se: com a saúde não se brincar!

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.