Consulta Cidadão - Acesso dados do Cadastro Único na internet

Finalmente, o governo inovou e facilitou a vida dos beneficiários do Cadastro Único, permitindo a todos os cadastrados a Consulta Cidadão com acesso pela internet aos dados do Cadastro Único.

Saiba como funciona, o que é e como usar a nova ferramente online, o Consulta Cidadão.


O que é Consulta Cidadão

É uma ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Social que tem como objetivo fundamental dar acesso aos beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal aos dados do Cadastro Único.

Esta ferramenta da Consulta Cidadão também possibilitará que os beneficiários imprimam o comprovante de inscrição no Cadastro Único. Até antes desta novidade, o cidadão tinha que ir até até o setor responsável no município para ter este comprovante ou ver os dados do Cadastro.
Consulta Cidadão

Sobre Cadastro Único

O Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. Para receber o benefício, é imprescindível manter o cadastro atualizado. Na nova página, as famílias poderão conferir, por exemplo, se estão ou não com as informações em dia. (site MDS).

Como funciona Consulta Cidadão

Para consultar, informe todos os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME.

Veja agora como ter acesso ao Consulta Cidadão num passo a passo.
Primeiro acesse o link abaixo:




1) Preencha com todos os dados solicitados, conforme imagem abaixo:

  1. Nome completo
  2. Data de nascimento
  3. Nome da mãe
  4. Estado
  5. Clique no CAPTCHA
  6. Clique em Emitir

Lembrando que os dados devem ser os mesmos informados no cadastro que fez.

2) Na próxima tela clique no ícone “imprimir”:

Observe que  nesta tela, apos ter preenchido com todos os dados corretamente, poderá imprimir no canto direito da tela o comprovante de cadastramento.

3) Comprovante de Inscrição

 Agora, através da Consulta Cidadão, você poderá ter seu comprovante de cadastramento no CadUnico ou Cadastro Único, com todos os dados necessários, como nome do beneficiário, faixa de renda, data do cadastramento e todos os integrantes da família que estão cadastradas.



Para que serve o comprovante?

Este comprovante é um documento que pode ser exigido em muitos programas sociais, tanto oferecidos por Estados e Municípios, portanto, guarde o comprovante, pois ele é muito importante!

Atenção

Quem fez o cadastramento em menos de 45 dias não será possível fazer a consulta cidadão, pois os dados ainda não serão localizados, apos este prazo, poderá fazer a consulta e ter ver seus dados na internet e imprimir seu comprovante.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.