É com esse cadastro que os cidadãos poderão participar dos benefícios sociais, pois há informações de: renda, quantidade de dependentes, endereço e outros dados relevantes.
O foco do Cadastro único são as famílias de baixa renda, que necessitam de auxílio dos benefícios sociais para completar a sua renda mensal.
Continue a leitura para saber quais são os benefícios sociais que exigem que o cidadão tenha cadastro único e como se cadastrar.
Qual a importância do Cadastro único?
Existem diversas fraudes em torno dos benefícios sociais. Podemos vê-las nos principais programas como o Bolsa Família. Pessoas com salários altos fazendo parte desse importante programa, burlando leis e tomando o lugar de famílias que realmente necessitam desse auxílio.Pensando nisso, foi criado o Cadastro Único, que reúne informações reais dos cidadãos que se encontram em estado de pobreza e extrema pobreza. Esse cadastro tem como finalidade realizar o controle das pessoas que farão parte dos benefícios sociais oferecidos pelo Governo.
Como fazer o Cadastro Único?
Tanto o cadastro quanto a atualização poderão ser feitos no CRAS do município residente. É necessário levar documentos como: RG, Carteira de trabalho, comprovante de residência.O município também promove visitas domiciliares para realizar o cadastro único, é necessário ter um responsável ou alguém com idade igual ou superior a 16 anos, portando os seus documentos de identificação para que o questionário seja respondido e o cadastro realizado.
Programas sociais que utilizam o Cadastro Único
O cadastro único é utilizado como base nos seus benefícios sociais, veja a lista dos programas que utilizam o cadastro único.- Programa Bolsa Família
- Programa Minha Casa, Minha Vida
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Popular;
- Carta Social;
- Pro Jovem Adolescente;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- ID Jovem.