Carteira do Idoso: Como fazer, quem tem direito

Carteira do Idoso - É garantido por lei que os idosos tenham as suas prioridades, assim como pessoas com deficiência física, gestante e pessoas que dependam de algum tipo de atendimento especial.

Hoje no Brasil já podemos observar algumas placas sinalizando os espaço reservados para os idosos: Filas de banco e marcações nos transportes público.




Veja também:

Veja alguns dos direitos garantidos por lei

Além da Carteira do Idoso, outros direitos são garantidos. A partir dos 65 anos o idoso tem garantia total de transporte público gratuito, mas, se esse cidadão portar a Carteira do Idoso, poderá fazer viagens interestaduais sem pagar nada. Continue lendo e veja alguns dos seus direitos.

Saúde 

O idoso tem atendimento preferencial no SUS (sistema único de saúde). A distribuição de remédios para os idosos, principalmente aqueles que são de uso contínuo devem ser distribuído de forma gratuita.

Carteira do Idoso

Próteses e órteses também deverão ser gratuitas.

Transporte Coletivo

Maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público, como citado acima. Hoje, o comprovante dessa gratuidade é o RG (carteira de identidade). 

Torna-se obrigatório a reserva de no mínimo 10% dos assentos para os idosos (geralmente esses assentos são marcados com a cor amarela, ou com uma placa lateral).

Lazer e cultura

Todos os idosos têm direito à 50% de desconto nas atividades de esporte, cultura e lazer.

Trabalho

Proibido a discriminação por conta da idade, independente da vaga ofertada.



Carteira do Idoso

Muitas pessoas ainda não sabem dos seus direitos, e acabam não usufruindo deles por falta de informação. A Carteira do Idoso veio para garantir o transporte interestadual de forma gratuita ou até 50% do valor da passagem.

Vale ressaltar que é necessário possuir o Cadastro Único para fazer a carteira do idoso.

O cadastro único poderá ser feito no CRAS da sua cidade. Basta levar os seguintes documentos:
  • Documento com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho
Após o cadastro único, o idoso receberá o seu NIS, que poderá ser utilizado também para outros benefícios sociais, como  Bolsa Família.

A carteira do idoso também é emitida pelo CRAS e tem um prazo de até 90 dias para ser entregue (contando a partir da inscrição do CRAS).

Quem tem direito a Carteira do Idoso

Tem direito a carteira do Idoso, todos que tem mais de 60 anos e que não possam comprovar renda de até dois salários mínimos.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.