Tenho NIS recebo PIS?

Encontramos diariamente com diversas siglas, que às vezes é difícil identificar a todas. Assim como saber para que servem, quais devemos ter e se precisamos de fato.

No entanto, essas siglas afetam às nossas vidas de forma marcante. Será que existe uma diferença entre elas? Se você não sabe sobre PIS e NIS, fique atento! 

Continue lendo para entender do que estamos falando e para que servem essas siglas na nossa vida do dia a dia.

O que é NIS e PIS?

De acordo com a Caixa Econômica as duas siglas são “nomenclaturas diferentes para o mesmo número”, tendo o seguinte significado:
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • NIS: Número de Identificação Social.
Desse modo, as duas siglas são distintas, mas relacionadas aos programas de benefícios sociais do país. Pois PIS e NIS fazem parte dos programas sociais do governo federal.

PIS

É um cadastro obrigatório para toda pessoa contratada para o seu primeiro emprego no setor privado.

A empresa deve realizar a inscrição do empregado por meio do Documento de Cadastramento do NIS (DCN). Por isso o PIS é o número de identificação do trabalhador para a Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego. 

Assim como, os registros de contribuições ao FGTS e INSS são feitos no PIS individual de cada trabalhador. Este número pode ser localizado nos Extratos do FGTS, no Cartão Cidadão ou ainda na Carteira de Trabalho, sendo administrado pela Caixa Econômica.

NIS

Este número é gerado a partir do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), administrado pela Caixa. Dessa forma, é um programa para registrar todos os cidadãos que tenham direito aos benefícios sociais.

Veja também sobre:
Nesse sentido, os benefícios correspondem ao Bolsa Família, o Garantia Safra, o Pronatec, o ProJovem Trabalhador, dentre outros mantidos pelo governo. Dessa forma, a princípio podemos concluir que:
  • PIS está relacionado ao cadastro de vínculo empregatício;
  • NIS está relacionado ao cadastro de benefícios sociais.

    Afinal, PIS e NIS são equivalentes?

    De fato, o PIS e NIS são gerados em situações diferentes e por isso utilizam bases diferentes. Mas, acompanhe o seguinte exemplo:
    • Um cidadão foi registrado no NIS, ou seja, foi registrado no cadastro para receber benefícios sociais;
    • Este mesmo cidadão consegue o seu primeiro emprego no setor privado. Portanto, a empresa deve fazer o seu registro no PIS;
    • Assim, esse cidadão passa a ter um número de NIS e outro número diferente de PIS?
    Aparentemente a lógica seria essa, mas não é o que acontece. Pois automaticamente a inscrição do cidadão do NIS é cadastrada no PIS. Desse modo, passa a valer como o seu cadastro do programa do governo federal. 



     Por isso que é considerado que PIS e NIS são o mesmo número de identificação. Apenas gerados a partir de bases diferenciadas para serem inseridos nos programas de benefícios sociais do governo federal. 

    Então, a importância do PIS está na sua forma de utilização pelas pessoas. Ou seja, é com o PIS que você realiza consultas e saques dos benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica, tais como:
    • FGTS;
    • Abono Salarial;
    • Seguro-desemprego.
    Além do que, quando se trata do setor público o registro será de PASEP ao invés de PIS. Pois este é o cadastro do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, administrado pelo Banco do Brasil. 

    Portanto, a partir de agora você pode explicar para as pessoas em dúvidas qual é a diferença entre o PASEP / PIS e NIS. E, principalmente, você já sabe que se tiver apenas NIS não terá direito de receber o PIS. 

    Apesar de ser um cadastro único do governo federal para benefícios sociais, são gerados a partir de base de dados diferenciadas. Por isso cada um é necessário para conceder um benefício social, que é diferente do outro.

    Compartilhe:

    Receba informações via email (gratis):

    SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.