Você já tirou seu CPF ou precisa de 2ª via? Pois conheça o App Pessoa Física, é ótimo. Resolve tudo sem sair de casa.
Não só as empresas estão oferecendo comodidade e praticidade para os seus clientes. Mas também a Receita Federal investe em serviços digitais para ampliar a sua capacidade de atendimento para a população.
Este é o caso do App Pessoa Física da Receita Federal. Você já ouviu falar ou já tem utilizado? Se quer saber do que se trata, continue lendo. Vamos dar informações detalhadas dos serviços, inclusive do CPF no Celular.
O App Pessoa Física da Receita Federal
A Receita Federal para disponibilizar mais um canal de acesso para a população criou o App Pessoa Física.
Ou seja, criou um aplicativo para ser baixado no celular, que dará acesso a diversos serviços oferecidos. Nesse sentido, a Receita desenvolveu o aplicativo para conseguir otimizar o processo de realização de consultas da população em geral.
Assim sendo, por ser ligado ao governo federal é seguro e tem proteção para as informações. Para realizar a consulta do CPF no Celular o App Pessoa Física irá acessar a página da Receita Federal na Internet. Pois nessa página já tem todos esses serviços disponíveis para os usuários.
Além disso, não existe ligação entre o App com serviços particulares de proteção ao crédito, tais como SPC, Serasa. Pois o App é utilizado para o usuário verificar a sua situação cadastral junto ao Governo Federal.
E caso tenha algumas pendências, isso terá efeitos negativos para liberação de financiamentos e assumir cargos públicos. Além disso, o App é gratuito e está disponível para acesso por Android e iPhone (iOS).
A consulta do CPF no Celular
Em relação a consulta do CPF no Celular as pessoas físicas terão a sua disposição por meio do aplicativo as seguintes modalidades digitais:
Realizar a consulta das informações cadastrais do CPF
O usuário deverá informar a sua data de nascimento para realizar a consulta. Assim, o App fará uma verificação da data para validação e exibirá a data de criação do CPF e a data de falecimento, se for o caso.
Realizar a inscrição 1ª via do CPF
Para realizar a inscrição do CPF no celular, 1ª via, o usuário deverá informar o número do título de eleitor.
Efetuar a geração do comprovante de inscrição 2ª via CPF
Para esta operação algumas regras são: se o contribuinte não declarou Imposto de Renda (IRRF) em 2017 e 2018, poderá requerer utilizando o App.
Nesse sentido, o App pode solicitar o nome da mãe e/ou o número do título de Eleitor, de acordo com a situação de cada usuário. Contudo, se o contribuinte apresentou declaração de IRRF em 2017 e 2018 deve continuar gerando seu comprovante de inscrição de CPF no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (E-CAC).
Consultar e regularizar o CPF que esteja suspenso
Realizar a regularização do CPF suspenso só é permitida para:
- Complementação de dados de inscrição;
- Pessoas não obrigadas a apresentarem declaração de IRRF.
Acessar as perguntas e respostas sobre o CPF
Nesta opção, o usuário pode ter acesso a diversas perguntas e respostas, que constituem as principais dúvidas da população.
A funcionalidade do App Pessoa Física
Para aprender a utilizar o App é muito fácil. Pois foi disponibilizado para os usuários um tutorial que permite aprender com facilidade os procedimentos a serem realizados. Além disso, o App oferece outras funcionalidades, tais como:
- Informações de Imposto de Renda (IRRF);
- Consulta ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Lista das unidades da Receita Federal no território nacional.
Logo, fica fácil perceber que com os serviços oferecidos pelo App, o usuário tem maior praticidade para consultar junto à Receita Federal.