Como usar o aplicativo e-social doméstico

Nesta última semana o governo lançou o aplicativo e-social doméstico, destinado para quem contrata essa categoria de profissionais. Assim será possível que o empregador faça o registro e gerenciamento dos funcionários por telefone.

De modo geral, o empregador doméstico poderá fechar a folha de pagamento a qualquer momento e de qualquer lugar. Também poderá realizar o pagamento do documento de arrecadação do e-social.

Veja neste artigo como usar o aplicativo e quais são todas suas funcionalidades. Em seguida já comece a fazer uso e facilitar suas obrigações legais.

O que é e-social doméstico?

Antes mesmo de conhecer o aplicativo é importante que saiba o que é e-social doméstico. Também é conhecido como Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.




É um programa do Governo Federal que tem por objetivo unificar as informações de empregadores e trabalhadores. Aliás, neste caso especialmente dos empregados domésticos de todo o país.
A modalidade doméstica está disponível desde 2015, por meio do site do e-social. Assim é possível que o empregador faça o recolhimento do Fundo de Garantia do empregado.

Para se cadastrar no e-social doméstico é preciso informar:

  • Número de CPF;
  • Data de nascimento;
  • Título de eleitor;
  • Recibo de entrega das últimas duas declarações do Imposto de Renda.

Vale lembrar que só é possível acessar o aplicativo caso o empregador tenha feito o cadastro. Desta forma, se deseja utilizar certifique-se que possui o seu.

aplicativo e-social doméstico

O que é aplicativo e-social doméstico?

O aplicativo e-social doméstico é um serviço para celular que permite empregadores cumprirem suas funções legais. Por exemplo, com ele é possível:

  • Realizar alteração salarial;
  • Abrir e fechar folhas de pagamento;
  • Gerar guias de recolhimento;

Consultar o pagamento das guias.

Em suma, ele visa facilitar a relação empregado e patrão no âmbito legal. Desta forma, após o download e cadastro é possível utilizar suas funcionalidades para gerenciar o trabalho.



A princípio o aplicativo é direcionado para o empregador doméstico. Porém, é necessário que ele tenha empregado doméstico ativo no e-social. Assim, poderá acessar suas informações de forma online.

Funcionalidades

Como é de conhecimento, o aplicativo e-social doméstico visa oferecer funcionalidades legais ao empregador. Ou seja, por meio dele é possível preencher informações, emitir documentos e pagar taxas.

As funcionalidades do aplicativo são:


  • Manual de perguntas frequentes;
  • Registro de empregados;
  • Informe de rendimento;
  • Alteração salarial dos empregados;
  • Fechamento das folhas de pagamento;
  • Reabertura das folhas de pagamento;
  • Geração das guias de recolhimento;
  • Consulta da situação de pagamento das guias.

Até o momento essas são as funcionalidades disponíveis no aplicativo. Entretanto, caso tenha um bom desempenho e usabilidade é possível que outras demandas sejam inseridas.

Como usar aplicativo e-social doméstico

É bem simples utilizar o aplicativo e-social doméstico. Em primeiro lugar você deverá fazer o download do app na App Store ou Google Play. Com ele baixado, basta realizar seu acesso.
Para acessar você deve usar o CPF, código de acesso e senha utilizados no cadastro no site do e-social. Logo, terá acesso a todas as funcionalidades do aplicativo na palma da sua mão.

Em geral, você deverá clicar na opção desejada de ação e preencher as informações necessárias. Assim conseguirá realizar os processos legais necessários.

Caso emita alguma guia de pagamento deverá usar o aplicativo de uma instituição financeira para quitar. Entretanto, poderá acompanhar pelo app se o pagamento foi computado ou não.

Onde baixar o aplicativo?

Você pode baixar o aplicativo e-social doméstico gratuitamente na App Store ou Google Play. Logo, não haverá nenhum custo para seu download, basta apenas ter espaço disponível no celular.

Digite e-social doméstico na barra de pesquisa das lojas que será o primeiro aplicativo a aparecer. Em seguida, faça o login utilizando o CPF, código de acesso e senha que utiliza no site.

Não haverá cobrança de nenhuma taxa ou assinatura do aplicativo. Ou seja, todos os serviços são completamente gratuitos para uso dos empregadores domésticos.




Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.