PIS-PASEP tem 22 bilhões esquecidos na conta, saiba se tem direito

PIS-PASEP têm 22 bilhões esquecidos na conta, saiba de tem direito

Saiba se você tem direito a uma parte deste 22 bilhões de reais esquecidos do PIS-PASEP. A média do valor a receber é de R$ 2.100.

Isso mesmo, a notícia é real, 10 milhões de brasileiros deixaram de sacar este dinheiro e está na lá para ser recebido. Veja se não tem direito.
PIS-PASEP tem 22 bilhões esquecidos na conta, saiba se tem direito
 

De onde é este dinheiro?

Antes de mais nada é bom saber que nem todos têm direito. Estes 22 bilhões esquecidos são da cota PIS-PASEP. Saiba o que é esta cota do PIS-PASEP.

Cota do PIS-PASEP

Essa cota refere-se ao antigo FGTS, tem direito quem trabalhou em empresa privada ou órgão público entre o período de 1971 a 1988, exatamente até o dia 04 de outubro de 1988, mas este dinheiro é de quem não fez saque até aquela época.

O que são Cotas do PIS-PASEP?

É o saldo acumulado na conta individual do trabalhador cadastrado no PIS-PASEP, decorrente dos valores creditados por ocasião das distribuições realizadas pelo Fundo PIS/PASEP nos exercícios financeiros 71/72 a 88/89, calculados proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador.

Cota do PIS e abono salarial são a mesma coisa?

Não. A cota do PIS-PASEP é um como se fosse uma parte do Fundo que cada trabalhador daquela época tinha direito e esta cota foi extinta com a Constituição e a partir daí foi crido o abono salarial do PIS-PASEP, que é pago todos os anos aos trabalhados que preencham os requisitos estabelecidos em Lei. (Veja aqui)

Vale lembrar que em 2020 o governo acabou com o Fundo PIS-PASEP com a edição da Medida Provisória (MP) nº 946 e este valor foi transferido para o FGTS, portanto quem tem direito deve fazer a consulta no aplicativo do FGTS.


Até quando estará disponível este dinheiro?





Com a Medida Provisória, o valor do saldo de cotas do PIS-PASEP foi transferido para contas individuais vinculadas de FGTS.

O valor estará disponível para saque até 31 de maio de 2025, depois desta data passará para a União. Assim, em 1º de junho de 2025 se você não realizar o saque, perderá este dinheiro.

Como fazer a consulta para saber se tenho direito?


Para saber se tem direito a estes 22 bilhões esquecidos é fácil. Veja algumas formas:

Baixe o app do FGTS lá loja de aplicativo e faça a consulta que é bem simples, lá tem a opção (PIS-PASEP), clique e se tiver dinheiro para sacar vai aparecer. Siga todas as orientações solicitadas no aplicativo.

Outra opção é pelo site da Caixa (https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/cidadao/auth?response_type=code&client_id=portal-inter&segmento=CIDADAO01&template=portal&redirect_uri=https://acessoseguro.sso.caixa.gov.br/portal/login)

Coloque seu CPF e login com senha, caso não tenha, faço o cadastro da senha.
 

Ainda tem dúvidas?

Você ainda pode ligar para o número 0800 726 0207, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, de 10h às 16h)



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.