Você tem dinheiro esquecido do PIS/PASEP: Saiba como saber se tem direito a 24 bilhões

A Caixa Econômica Federal anunciou que existe um total de R$24 bilhões parados nos bancos, um valor referente a recursos creditados no fundo do Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) nos anos entre 1971 e 1988. 

Assim, trabalhadores que já eram atrelados aos programas podem ter a receber algum valor referente a esses programas. São mais de 10 milhões de trabalhadores que podem ter algum valor para retirar referente a essas cotas. Confira a seguir como consultar, até quando sacar, quem tem esse direito e muito mais a seguir.

Trabalhadores com esse direito

Você tem dinheiro esquecido do PIS/PASEP

Antes de tudo, é preciso checar se a pessoa se enquadra entre os trabalhadores que tem esse direito. Muitos trabalhadores não tinham o conhecimento desse direito e nem sabiam desse possível saldo. Basicamente, pessoas que tinham a carteira trabalho assinada entre os anos de 1971 e 1988 podem ter algo a receber das cotas PIS ou Pasep.

Segundo os registros do banco, são mais de 10 milhões de brasileiros que contam com algum valor para receber. Lembrando que é preciso que a pessoa tenha exercido seu trabalho de maneira registrada para ter o direito ao benefício, valendo tanto para cargos públicos como privados.

Como consultar o Pis ou Pasep

É possível realizar a consulta do PIS por meio do site da Caixa, basta inserir o e-mail, CPF ou o número de identificação social (NIS), constados na carteira de trabalho, e a senha. Para quem não lembrar a senha, basta restaurá-la por meio da opção “esqueci a senha”. 

Outra maneira de realizar a consulta é pelo telefone 0800 726 0207. Já o Pasep pode ser verificado por funcionários públicos pelo site do Banco do Brasil, inserindo o número Pasep ou CPF e a data de nascimento. Ou então por meio do telefone 0800 729 00 01.

Como retirar o benefício

No caso de ter algum valor a receber é possível retirá-lo facilmente fazendo a transferência das cotas para a Caixa Econômica. Para realizar o saque do dinheiro existem duas formas: pelo aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou diretamente na agência física da caixa.

Pelo aplicativo, basta acessá-lo pelo dispositivo móvel e realizar a transferência do recurso para a conta corrente. Enquanto que, quem quiser retirar pessoalmente, é possível comparecer a alguma agência física junto com documento de identificação oficial, como RG ou CNH e solicitar a retirada do valor.

Ainda, por se tratar de mais da década de 70, alguns trabalhadores da época já podem ter falecido. Nesse caso, os herdeiros podem fazer o saque do valor, sendo possível ser feito apenas pessoalmente. Além disso, é preciso apresentar uma série de documentos:

  •          Documento oficial com foto do herdeiro;
  •         Certidão de óbito do trabalhador;
  •          Inventário;
  •          Em caso de dependentes, declaração de dependência habilitação à pensão por morte;
  •          Em caso de sucessores, alvará judicial tornando os beneficiários aptos ao saque.

Pessoas com conta na Caixa

Ainda vale lembrar que esse benefício, para quem já continha conta corrente aberta na Caixa Econômica Federal durante o período, fora depositado automaticamente na conta. Dessa forma, para esses casos, não terá nada a ser liberado, pois o benefício já fora recebido.

Até quando pode ser sacado

Por ser considerado um dinheiro parado existe um período máximo de saque do benefício. O benefício de abono salarial teve seu prazo encerrado em 30 de junho deste ano. Já as cotas têm um prazo maior, podendo ser retiradas até junho de 2025. 

O abono é referente a brasileiros que trabalharam no mínimo um mês em 2019, com ganhos de no mínimo dois salários-mínimos e com cadastro de mais de 5 anos no Pis ou Pasep. A quantia a ser recebida pode ser de até um salário mínimo

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.