Rendimento PIS/PASEP: Pagamento e quem tem direito

Rendimento PIS/PASEP - Muitos trabalhadores não sabem que tem direito ao rendimento do PIS,que é diferente do abono do PIS. Vamos ao longo do artigo falar sobre a data de pagamento e quem tem rendimento ao PIS/PASEP.


Todo trabalhador cadastrado no fundo PIS/PASEP até 04/10/88, que ainda não sacou o saldo de quotas na conta individual de participação, tem direito aos rendimentos do PIS.


São os juros de 3% a.a. mais o Resultado Líquido Adicional-RLA (% variável), calculados sobre o saldo atualizado das quotas existente na conta do trabalhador.

Pagamento do rendimento PIS/PASEP

Rendimento PIS/PASEP
Os rendimentos disponibilizados podem ser sacados de acordo com o calendário de pagamento, ou seja, entre  22 julho a 17 de março de 2016. Caso não haja saque, o valor será incorporado ao saldo de quotas e renderá juros e demais acréscimos previstos em lei.

Os rendimentos poderão ser sacados nas agências da Caixa para beneficiários do PIS e nas agências do Banco do Brasil os beneficiários do PASEP.

Quem tem direito ao rendimento do PIS

Tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS/PASEP até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

Os trabalhadores que recebem mais que 2 salário mínimos em média e não tem direito ao abono, têm direito aos rendimentos do PIS de sua conta individual.

Não tem direito a rendimentos, os servidores que efetuaram saque total após 1988 ou foram cadastrados após 04.10.1988, não possuem saldo e, consequentemente, não tem direito a rendimentos.




Como receber os rendimentos do PIS

Por meio de crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na caixa, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.

Através do crédito na folha de pagamento, caso a empresa empregadora do trabalhador tenha celebrado convênio caixa PIS-empresa.

Nos terminais de autoatendimento, correspondente Caixa Aqui e loterias, utilizando o cartão do cidadão com senha cadastrada.

Em agência da caixa, mediante apresentação do número do PIS e um dos documentos de identificação abaixo relacionados:
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de habilitação (modelo novo), observado o prazo de validade, se houver;
  • Carteira funcional reconhecida por decreto;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior;
  • Carteira de trabalho

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

6 comentários

Gostaria de saber se eu tenho
Direito al pis. Pois minha carteira foi assinada em 2008
E trabalhei em 2009.e 2011 e 2015 e nunca recebi? Queria saber como eu faço o ligo para algum telefone

Responder

eu tenho meu pis desde 1990 eu tenho algum direito?

Responder

Eu tenho Pis desde 1984 eu tenho algum direito?

Responder

ola como receber um PASEP que foi estornado para o fat um salario de 2012 e um juro de 2013 sendo uma burocracia,estes direitos vem e não avisa a gente e devolve para este fat e agente pede informações e nunca retorna nada.

Responder

quero saber quando a pessoa tem direito de sacar o saldo total do PASEP

Responder

Todos os anos eu sacava os rendimentos so que em 2018 como manda o calendário cheguei na caixa e não tinha nada queria saber porque não tem nada pra mim receber

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.