Consultar pontos na CNH

Consultar pontos na CNH - Vamos falar aqui como fazer a consulta de pontuação CNH e porque é necessário ver os pontos na CNH.

Agora é possivel fazer esta consultar pontos na CNH pela internet, sem ter que ir ao Detran, enfrentar filas para verificar os pontos na CNH. Vamos ver um passo a passo de como fazer esta consulta de modo bem simples.

Consultar pontos na CNH pela internet

Se você é de São Paulo deve acessar a seguinte página do Detran:
http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/fichaservico/consultaPontos
O motorista deve fazer o login, usando o número do CPF e a senha. Caso não seja cadastrado basta fazer o cadastro. Veja imagem abaixo
Consultar pontos na CNH

Apos logar no site o motorista deve preencher as informações solicitadas, digitar o codigo apresentado e depois clicar no botão 'pesquisar'.
E consultar pontos na CNH

Consultar pontos na CNH pessoalmente

Caso queira, pode se dirigir ao Detran e fazer a consulta da pontuação CNH. Para isso deve levar a CNH, o RG e o CPF para solicitar o serviço e tirar o extrato de pontos CNH.

Um parente também poderá fazer a consulta por você, no entanto deverá levar os documentos do motorista e um comprovante de parenteso, que poderá ser a própria carteira de identidade, ou uma certidão de casamento ou certidão de nascimento.

O serviço de consulta de pontos da CNH é gratuito.



Porque consultar pontos na CNH

A consulta é importante caso você tenha cometido alguma infração de transito, pois quando o motorista atingir 20 pontos ou mais, poderá perder a CNH. 

Neste caso ele será submetido a processo administrativo, que decidirá sobre a suspensão do seu direito de dirigir. Para isso, o condutor será notificado e terá prazo de 15 dias - a partir da data do recebimento da notificação - para procurar o Detran e apresentar sua defesa. Se não o fizer dentro do prazo, seu processo será julgado à revelia. No caso do motorista impetrar o recurso e este indeferido, ainda há a possibilidade de mais um recurso, junto ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). 

O período de suspensão do direito de dirigir pode variar de um mês a um ano. Além de aguardar o término da penalidade imposta, para obter de volta o direito de dirigir o condutor deverá participar do Curso de Reciclagem de Motorista Infrator, oferecido pela coordenadoria de Educação do Detran. O curso é de 20 horas/ aulas.

Os pontos são acumulados num período de 12 meses. Se um ano após a primeira infração cometida o motorista não tiver atingindo 20 ou mais pontos relativos àquela primeira infração serão retirados CNH. E assim sucessivamente. 

Tabela de infrações CNH

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as infrações de trânsito são qualificadas em 4 categorias:
Consultar pontos na CNH

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.