Abono Salarial PIS 2016

Abono Salarial PIS 2016 - O abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) corresponde a um valor pago todo ano ao trabalhador que atenda as seguintes exigências:
  •  O trabalhador precisa ter realizado atividade remunerada, contínua ou não, durante pelo menos 30 dias para Pessoa Jurídica no ano-base, tendo recebido remuneração média mensal de cerca de dois salários mínimos.
  • Os dados do empregado devem estar corretamente informados pela Pessoa Jurídica empregadora na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  •  O tempo de cadastro necessário no programa é de no mínimo cinco anos.
Trabalhadores que se enquadrem nessas condições terão direito ao PIS, independente se estejam empregados ou desempregados no momento. O valor é pago pela Caixa Econômica Federal conforme calendário anual confeccionado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), o qual pode ser conferido aqui no site da Caixa (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx#calendario-pagamentos).

Para receber o benefício, o participante deve ter em mãos o cartão do cidadão, caso não possua, precisará de documentação específica para o saque. Veja abaixo como fazer:

>>> Como fazer Cartão Cidadão 

Não é necessário solicitar o benefício, pois ele fica disponível diretamente para cada trabalhador
Abono Salarial PIS 2016

O valor do Abono Salarial PIS 2016

O valor do abono salarial PIS 2016 pode chegar a um salário mínimo, atualmente R$ 880,00. Para saber a quanto se tem direito, existe um cálculo que estabelece a divisão do salário mínimo em 12 e depois a multiplicação do valor obtido pelo número de meses trabalhados no ano-base. O mês onde o trabalhador exerceu atividade remunerada por mais de 15 dias já é considerado integralmente para o cálculo. Essa regulamentação é recente, vinda da Lei 13.134 de 16/06/2015.

Os pagamentos do benefício do abono salarial PIS 2016 começam a ocorrer em julho de 2016 e serão feitos até o dia 30 de junho de 2017. O recurso pode ser sacado usando o cartão cidadão nas agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui ou nas lotéricas.

>>>Calendário do PIS 2016

Não possuem direito ao PIS

  • Empregador urbanos e rurais vinculados a empregadores Pessoa Física;
  • Menores aprendizes e estagiários;
  • Funcionários da diretoria que não possuem vínculo empregatício. A empresa pode até recolher FGTS para esses funcionários, porém não os qualifica ao benefício.

Diferenças entre rendimentos e abono do PIS

Os rendimentos do PIS são pagos àqueles trabalhadores que foram empregados entre 1971 e 04 de outubro de 1988. O saldo das quotas pode ser sacado integralmente, desde que o trabalhador se enquadre em situações como: aposentado, possuir mais de setenta anos, ser militar reformado, comprovar invalidez, ter câncer ou AIDS entre outros.

A lista completa das condições necessárias para o saque, bem como a documentação exigida para cada caso, você confere aqui (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/perguntas-frequentes/Paginas/default.aspx#lista-quotas)

O abono salarial PIS 2016, como já citado, é pago todo ano e aqueles que possuem quotas e rendimentos também podem ter direito a recebê-lo.

>>> Como Consultar PIS

Dúvidas Abono Salarial PIS 2016

Caso ainda possua dúvidas quanto ao direito ao PIS, basta acessar o site oficial do benefício (http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx)
Caso prefira telefonar, o número de atendimento da Caixa ao Cidadão para esclarecer dúvidas relacionadas ao PIS é o 0800 726 0207. Ou, se preferir, basta apenas se dirigir a qualquer agência da Caixa.



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.