Cadastro NIS → Como cadastrar pela internet

Cadastro NIS - Os benefícios sociais é uma das oportunidades que o cidadão tem para auxiliar no pagamento das suas despesas ou para ajudar na inclusão em diversos programas privados e públicos.

Ainda é possível encontrar pessoas que não deveriam participar dos programas do Governo, mas acabam burlando o sistema de alguma forma, tirando vantagem dessa falha, consequentemente deixando as famílias que se enquadram nos requisitos dos programas de fora.




Veja como funciona o cadastro NIS do cidadão e quais as informações necessárias para gerar essa identificação.

O que é NIS

O NIS (número de identificação social), usado para efetuar o cadastro em diversos programas do Governo. É importante ter essa identificação para poder participar dos programas sociais como:
  • PIS (abono salarial);
  • Bolsa Família
  • ID Jovem
  • Minha Casa, Minha Vida
  • Telefone popular

O NIS é como um CPF para os benefícios sociais, essa identificação é solicitada sempre que o cidadão tenta se cadastrar em algum programa social. Uma vez feito, não será necessário fazer novamente, porém, é importante manter as suas informações sempre atualizadas.

Atualizações cadastrais poderão ser feitas no CRAS do município no qual o cidadão reside.

Diferença entre NIT, PIS e PASEP

É normal haver confusão com tantas siglas, entenda qual a função de cada uma delas.

PIS: O PIS (Programa de Integração Social) nada mais é que um benefício pago pela Caixa Econômica para os trabalhadores que possuem no mínimo 5 anos de cadastro no programa, recebeu uma média salarial de ate 2 salários mínimos, trabalhou por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento.

Se quer saber mais sobre o PIS, veja esse artigo com informações detalhadas.

Cadastro NIS

PASEP

É o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, parecido com o PIS, mas gerido pelo Banco do Brasil. Esse benefício, assim como o PIS paga até um salário mínimo para o trabalhador que estiver dentro de todos os requisitos exigidos pelo programa.



NIT: 

Número gerado pela Previdência Social para gerir diversos benefícios do INSS, veja alguns exemplos:
  • Aposentadoria
  • Salário maternidade
  • Salário família

Cadastro NIS → Como cadastrar pela internet 

O Cadastro NIS também é importante no momento da admissão do empregador, facilita a gerencia dos colaboradores da empresa, uma vez que todas as suas informações (informações pessoas e sociais) estão atribuídas à esse cadastro. 


O Cadastro NIS poderá ser feito online ou em lote.

O cadastro em lote é realizado da seguinte forma: É juntado todas as documentações do trabalhador e enviado de uma só vez para o endereço especificado no site da Caixa. Você poderá ver como realizar o envio através deste link

Cadastro NIS online

Essa é a maneira mais rápida para gerar o NIS do trabalhador, pois é tudo realizado em "tempo real". As respostas são imediatas.

Através do manual do conectividade social é possível realizar o cadastro online. Acesse aqui para seguir todas as instruções de cadastro.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

1 comentários:

Preciso saber se eu tenho direito au pis

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.