1,8 milhão de trabalhadores não sacaram o PIS/PASEP 2013

Prazo para saque do PIS/PASEP 2013 termina dia 30 de junho.

Enquanto muita gente está desesperada por informações e por um dinheiro extra, cerca de 1,8 milhão de trabalhadores que têm direito ainda não sacaram o PIS 2013. O valor do PIS/PASEP 2013 que estar para ser pago este ano é de R$ 724,00.

O motivo pelo qual ainda estes trabalhadores ainda não fizeram o saque do PIS pode ser a falta de informação do trabalhador, que está desatento a seus direitos ou também falta de informação de orientação da empresa onde trabalha.
PIS 2013

Por isso, fazemos de tudo para manter o trabalhador informado a tudo relacionado ao abono salarial do PIS.

Vale lembrar que o valor do PIS 2013 só estará disponível para o saque até 30 de junho de 2014, depois deste período os valores vão para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A boa noticia é que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está enviando carta aos trabalhadores identificados por eles que têm direito e ainda não foram receber o PIS referente ao ano de 2013.

Conforme MTE 20.7 milhões de trabalhadores já receberam o abono salarial do PIS/PASEP 2013, totalizando um montante de 13.9 bilhões de reais. Dos 9% dos trabalhadores, cerca de 1.8 milhão que ainda não fizeram o saque, a maior parte deles estão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Quem tem direito ao PIS

Todos os trabalhadores relacionados na RAIS enviada ao Ministério do Trabalho e que estejam dentro dos seguintes critérios:
  1. Esteja cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  2. Tenha trabalhado com carteira assinada ou tenha sido nomeado em cargo público por pelo menos 30 dias no ano-base  para empregadores contribuintes do PIS/PASEP (empregadores que tenham CNPJ);
  3. Tenha recebido em média de até dois salários mínimos de remuneração mensal no período trabalhado

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

25 comentários

Infelizmente muitas empresas não dão informações sobre esse direito aos funcionários que presta serviços em suas empresas e nisso o trabalhador sai perdendo seus direitos

Responder

a minha rais foi corrigida mas a caixa econômica ainda não atualizou a correção ,como faço para receber ?

Responder

a minha rais foi corrigida mas a caixa econômica ainda não atualizou a correção ,como faço para receber ?

Responder

trabalhei em 2013 por 6 meses ganhando 922,00 reais e 1 mes no final do ano ganhando 1050,00 mais com as horas extras peguei 1650,00 tenho direito ao pis 2014????

Responder

trabalhei em 2013 por 6 meses ganhando 922,00 reais e 1 mes no final do ano ganhando 1050,00 mais com as horas extras peguei 1650,00 tenho direito ao pis 2014????

Responder

Tem direito ao PIS/PASEP todo trabalhador que esteja cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
• tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos mensais no ano-base.

Responder

Terá que aguardar,só a Caixa pode pagar.

Responder

minha irma faz 5 anos em outubro desse ano de 2014 ela tem direito de pis esse ano?
por favor me respondem

Responder

minha rais de 2012 foi corrigida, mais ainda não conseguir receber o PIS será que ainda recebo.. ninguém me da uma solução..fui no ministério do trabalho, me disseram que e só em agosto no boca do caixa , mais falam que se ate dia 30 de junho não pegar .não recebe mais ..me ajude, por favor o que eu faço .

Responder

Quando estará atualizada a informação sobre quem tem direito ao pis? pois no ano passado não recebi 2 salários minimos e quando consulto no site ou no 0800 diz que não tenho direito.

Responder

oi meu nome e gilmara e gostaria que vc me tira se uma duvida eu comecei a trabalha pela primeira vez em 2009 e so passei 3mese de carteira assinada e voltei a trabalhar em 2012 e estou ate agora de carteira assinada eu tenho direito de tira o pis agora em 2014

Responder
Este comentário foi removido pelo autor.

Só consegue receber até 30 de junho, este é o prazo para pagamento do PIS 2013, se eles falaram que em agosto devem tá confundindo com o PIS 2014.

Responder

Tem direito ao PIS/PASEP, no valor de um salário mínimo, o trabalhador que:

está cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos;
tenha recebido, em média, até 2 (dois) salários mínimos mensais no ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
tenha trabalhado, pelo menos 30 (trinta) dias no ano-base considerado, consecutivos ou não, para empregador contribuinte do PIS/PASEP;
tenha sido informado corretamente na RAIS do ano-base considerado.

Responder

eu faço aniversario em maio mas tenho conta na caixa,quando que vou receber meu pis

Responder

oi comecei a trabalhar 17 de dezembro 2009 será que tenho direito ao piz esse ano trabalhei 2012, 2013 e agora dois mil 2014

Responder

Todos os anos eu recebo o abono salarial, mas o referente ao ano de 2013 que deveria ser creditado em minha caderneta de poupança da Caixa até a data de 30/06/2014 ainda não foi creditado. Gostaria de saber se ainda posso receber esta quantia? ou o que aconteceu para eu ainda não ter recebido.

Responder

Minha mãe em maio fez dois anos na empresa. Ela não recebeu o pis ano passado, pois não informaram a raiz. O que ela pode fazer?

Responder

Nada mais, a não ser que ela queira entrar ma justiça.

Responder

Que órgão devo procurar? Ministério do trabalho.

Responder

Ministério do Trabalho.

Responder

Olá fui fixada e novembro de 2009 ate fevereiro de 2010 nao fixei 2011 nem 2012 mas fixei em 2013 eu tenho detrito no pis este ano

Responder

No calendario ta marcado assim da do credito em conta e nesse dia que vo recebe

Responder

Olá Pessoal trabalhei no Ministério do Trabalho justamente com a parte de PIS PASEP , emissão de Carteira de Trabalho dentre outras.
Observei dúvidas surgindo com relação ao pagamento do PIS e PASEP

Vamos lá pra entendermos melhor.

Com relação ao PASEP - é pago a servidores que estão vinculados trabalhando na rede pública, seja ela municipal ou estadual , seja de forma efetiva , em forma de contrato por tempo determinado , ou ainda comissionado , este abono é pago exclusivamente pelo BANCO DO BRASIL.
Com relação ao PIS - este abono é pago a funcionários de empresas privadas , que trabalham de forma efetiva em empresas privadas com carteira assinada , este abono é pago exclusivamente pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

QUANTO AO RECEBIMENTO:

PASEP - o é justamente pago a trabalhadores que recebem menos de dois salários mínimos de acordo com o ano base informado pelo empresa, o funcionário terá direito ao abano desde que tenha recebido no ano informado no mínimo dois salários mínimos independente do mês de trabalho, e deve ter trabalhado junto a empresa no mínimo três meses independente do regime , só que pra isso o RH da empresa deve ter obrigatoriamente informado o funcionário na RAIS - relação anual de informações sociais junto ao ministério do trabalho , isso dentro do prazo legal .
As empresas públicas geralmente tem convenio com o Banco do Brasil para credito em conta , por isso que as pessoas recebem o pagamento do seu PASEP na sua conta , aquelas empresas que não tem convenio junto ao banco a pessoa deve receber de acordo com o calendário exposto pelo banco diretamente no caixa , desde que para isso leve o seu cartão do Pasep ou cartão do cidadão e um documento oficial com foto e o recebimento será feito direto pelo caixa.

PIS – esse abono também é pago a pessoas que trabalham exclusivamente em empresas privadas com carteira assinada , da mesma forma o funcionário deve ser informado na RAIS pelo RH da empresa dentro do prazo legal , geralmente essas pessoas tem cartão cidadão e o pagamento segue o calendário da caixa e onde o trabalhador pode sacar diretamente nas casas lotéricas ou nos caixas eletrônicos da agencia de acordo com o calendário.


Quaisquer dúvidas estou a disposição

Ângelo Jorge
angelo@pete.com.br

Responder

Esclarecendo DÚVIDAS

O abono do PIS-PASEP é pago com relação ao ano base anterior , exemplo esse ano o pagamento é feito com base no recebimento da pessoa no ano de 2013, portanto deve ser considerado os valores salariais recebidos no ano anterior para ter direito.
Trabalhadores do serviço públicos CONCURSADOS antes de 05.10.1988 mesmo recebendo mais de dois salários mínimos tem direito a receber JUROS do PIS ou PASEP independentemente da renda salarial , desde que tenha CARTEIRA ASSINADA antes de outubro de 1988 e quando se aposentam tem direito a receber porcentagens do valor de tempo trabalhado.
Já quem é CONCURSADO após esse prazo somente recebe o abono se receberem menos de dois salários mínimos no ano informado na RAIS , caso contrario não há direito ao abono
O ABONO DO PIS-PASEP e repassado as empresas e fica numa conta exclusiva pelo período de UM ANO após isso o abono e recolhido pelo governo federal , e o servidor não tem direito a receber retroativo , a não ser através de ação judicial que comprove o direito e a falta de informação por parte da empresa trabalhada.
Uma pessoa que trabalha quatro meses numa empresa recebendo menos de dois salários mínimos depois sai do emprego e no mesmo ano começa a trabalhar em outra empresa recebendo mais de dois salários mínimos , cada empresa deve informar o trabalhador na sua RAIS , o Ministério do Trabalho soma os dois valores e na soma ultrapassando a média de dois salários mínimos o trabalhador não tem direito ao recebimento do abono

Como saber se a empresa informou meu dados na RAIS
Para saber se sua empresa informou seus dados na Rais que pode gerar o direito de recebimento do abono clique no link abaixo digite seu PIS ou PASEP e você podem saber se foi informado.

http://www.rais.gov.br/SERVICO/cons_vinc_identificacao.asp

Como saber se tenho PIS ou PASEP
Independentemente do cadastro o trabalhador será regido pelo órgão ao qual ele esta trabalhando no ano que foi informado o abano.
Exemplo; Pedro começou a trabalhar em 2000 em uma empresa privada , o RH automaticamente cadastrou ele no PIS por se tratar de uma empresa privada , em 2010 Pedro passou num concurso e foi trabalhar numa empresa pública a partir de então Pedro tem um PIS-PASEP sua inscrição é um PIS originalmente porém agora sua conta é administrada pelo PASEP e seu recebimento se da através do calendário do Banco do Brasil.

Lembrando pessoal independente do tempo de trabalho só tem direito ao recebimento aqueles que receberam menos de dois salários mínimos no ano informado na RAIS .
Trabalharam no mínimo 03 meses de carteira assinada em empresa privada , ou com contrato em empresa pública.
Tenham sido informados na RAIS pelo RH da empresa que trabalharam.

Quaisquer dúvidas estou a disposição

Ângelo Jorge
angelo@pete.com.br

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.