Novas regras do seguro desemprego começam a valer

Novas regras do seguro desemprego começam a valer a partir de agora, veja quem se enquadra nelas.

As novas regras para o seguro desemprego entram em vigor no dia de fevereiro e começam a valer no dia 02 de março, primeiro dia útil do mês. Entenda como vai ser as exigências para receber o beneficio do seguro desemprego e a quantidade de parcelas a que tem direito.

A partir do dia 02 de março de 2015, todos os trabalhadores terão que comprovar que trabalharam mais meses para ter direto ao primeiro beneficio.

Antes das novas regras do seguro desemprego, o trabalhador tinha que comprovar 6 meses de trabalho para ter direito a 3 parcelas de seguro desemprego na primeira solicitação.
novas regras do seguro desemprego 2015

Novas regras do seguro desemprego começam a valer

Em 30/12/2014 foi publicada a Medida Provisória n° 665, alterando a Lei n°7998 de 1990, que regula o Programa do Seguro Desemprego.

O seguro desemprego é um beneficio garantido na Constituição Federal e instituído em 1990 que garante um beneficio para todo trabalhador demitido sem justa causa durante um determinado tempo, mas a partir de agora as regras do seguro desemprego foram alteradas.

Veja agora qual a quantidade de meses trabalhados o trabalhador deve ter para ter direito ao seguro desemprego e a quantidade de parcelas correspondentes.

Novas regras do seguro desemprego - Quantidade de meses necessários

As regras mudaram para quem vai solicitar o seguro desemprego na primeira e segunda vez. Para a terceira solicitação o período continua o mesma da regra anterior.

Além da comprovação de salários mensais para acessar o benefício Seguro Desemprego, é necessário, também, a comprovação de meses trabalhados. A exigência de comprovação do número de meses trabalhados passou a ser diferenciada, conforme a quantidade de vezes que o trabalhador recebeu o benefício em sua vida profissional.
 Novas regras do seguro desemprego
É bom entender que quem for demitido antes de 28 de fevereiro pode solicitar o seguro desemprego, conforme a regra antiga, mas quem for demitido após 28/02/2015 já se enquadra nas novas regras e deve prestar atenção para a quantidade de meses trabalhados.




Parcelas seguro desemprego nas novas regras

As mudanças também ocorreram em relação a quantidade de parcelas. Quem solicitar o seguro desemprego a partir de agora terá que observar a seguinte relação entre o número de parcelas mensais do seguro desemprego e o tempo de serviço nos últimos 36 meses que antecederem a data de dispensa que originou a primeira solicitação, ou seja, o numero de parcelas varia de acordo com o período trabalhado, mas essa regra só valem para os empregos dos últimos 36 meses,

Na primeira e segunda solicitação o trabalhador não precisa ter trabalhado todos os meses de maneira interrupta, só a partir da terceira solicitação que é necessária a comprovação de trabalho ininterrupto de 6 meses.

os trabalhadores que comprovarem vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, terá direito ao quantitativo de parcelas, conforme tabela a seguir:
quantidade de parcelas novas regras seguro desemprego

Não esqueça que se for demitido a partir de 28 de fevereiro, você já estará enquadrado nestas novas regras do seguro desemprego.


Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

32 comentários

a peguri seguro 2 vezes
trabalhei 2 meses em uma empresa e fui demitido
e trabalhei mais 5 meses em outra mas fui demitido tenho direito a seguro desemprego?

Responder

m trabalho de domestica de 1988 tem direito

Responder

Ola minha mãe trabalhou três meses e meio ano passado ela vai pega o PIS esse ano?e quantos ela vai pega

Responder

Olá, como vai.. a sua mãe só poderá receber o PIS se ela trabalhou no mínimo 30 dias no ano de 2014, se tem no mínimo 5 anos de cadastro no pis, se recebeu até dois salários mínimos e se a empresa enviou a RAIS dela dentro do prazo.

Responder

tenh 18 meses de carteira assinada eu cnsig pegar segur

Responder

Olá, perante a nova regra, só poderá fazer o primeiro pedido após 12 meses trabalhados sem parar. A regra começou a valer no mês de fevereiro.

Responder

Peguei seguro o ano passado ultima parc em setembro, assinei carteira em outubro,fui demitido em maio tenho direito a seguro e minha terceira

Responder

Olá, são necessários 12 meses para poder solicitar o seguro desemprego.

Responder

este meses tem que ser em uma unica empresa ou pode ser no total exemplo 6 em uma 3 na outro mais 3 em outra e soma doze

Responder

eu peguei o seguro em 2014 a última foi em janeiro mais assinei minha carteira em abril de 2014 e estou trabalhando até hoje se eu for demitido mês que vem eu recebo o seguro

Responder

Recebo o bolsa família e fui mandada embora. Terei direito ao seguro desemprego?

Responder

Se estiver enquadrada nas regras do seguro, sim.
Lembrando que para o primeiro pedido, são necessários 12 meses trabalhados.

Responder

Bom dia Madson .Fui demitido com um ano e sete meses de carteira assinada,, quantas parcelas do seguro desemprego eu tenho direito ?? obs; ja e a terceira vez que aciono o seguro desemprego!

Responder

Trabalho como empregada doméstica,também entro no seguro desemprego?

Responder

Olá entrei na firma 10/04/2014 e me despediram dia 03/04/2015 tenho direito ao seguro desemprego

Responder

Não, pois é sua terceira solicitação. Ou seja, tem que te pelo menos r 6 meses e consecutivos. No seu caso houve quebra de contrato de uma empresa para outra , neste caso, não foi consecutivo. Agora se fosse a primeira ou segunda soicitação do seguro desemprego, ai sim, poderia, no entanto, teria que somar 18 meses no mínimo para a 1ª solicitação e 12 meses no mínimo para aa 2ª solicitação.

Responder

Sim, se na primeira solicitação seu período foi de no mínimo 12 meses. Caso seja a segunda , mínimo de 9 meses e na terceira, 6 meses. Conforme site da caixa da data desta publicação.

Responder

Sim, conforme site da Caixa Econômica informa da data desta publicação.

Responder

4. Apenas após 23 meses, tem direito a 5, parcela máxima paga pelo benefício.

Responder

Suponho que trabalhei 6 anos numa mesma empresa e sendo minha segunda solicitação se tenho direito ao seguro desemprego ?

Responder

Tem sim, se for demitido sem justa causa terá direito.

Responder

Trabalho em uma empresa desde o final de 2014 e fui desligado no começo de janeiro, tenho direito ao seguro e quantas parcelas???

Responder

Meu marido entrou no serviço 06/11/2014 e foi mandado embora sem justa causa no dia 04/01/2016 sendo o seu primeiro emprego ele tem direito ao seguro desemprego? E quantas parcelas se tiver?obrigada

Responder

Recebi a última parcela do último seguro em março 2015 e registrei a carteira em maio de 2015 e fui dispensada em 11 de janeiro 2016 tenho direito a seguro seria a terceira vez q iria acionar o seguro

Responder

Não, pois prazo entre um pedido e outro não deve ser inferior a 16 meses.

Responder

Boa noite gostaria de saber se...
Eu trabalhei de 17/03/2014 a 09/05/2015 e não dei entrada no Seguro desemprego logo em seguida trabalhei de 23/06/2015 a 10/05/20!6.
Será a primeira vez q emcaminharei o seguro irei comseguir o beneficio. Grato pela atenção!!!

Responder

Você tem até 120 dias para solicitar o seguro. E para o primeiro pedido, é necessário ter trabalhado por pelo menos 12 meses nos ultimos 18 meses.

Responder

Bom dia meu esposo começou a trabalhar dia 8/04/2015 se ele for mandado embora tera direito ao seguro desemprego e o primeiro emprego dele de carteira assinada

Responder

opa amigo eu tenho a minha carteira de trabalho deste 2010
eu ja tenho 4 anos de carteira assina
eu recebo o pis ainda??

Responder

Com quantos meses de trabalho posso fazer o segundo pedido do seguro desemprego

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.