Aluguel Social 2021: Como se cadastrar no programa

O Governo Federal possui vários programas de assistência social, um deles é o Aluguel Social 2021, que é um benefício pouco divulgado mas é regulamentado pela lei que determina a oferta do recurso social é a nº 8.742 sancionada em 1993 e o decreto 6.307 de 2007. recentemente e por isso não é muito conhecido.

 Para saber tudo sobre o Aluguel Social 2021 continue a leitura!

O que é Aluguel Social 2021?

O Aluguel Social 2021, também conhecido como Bolsa Aluguel, é um programa assistencial criado pelo Governo Federal no intuito de amparar famílias ou pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em relação à moradia.

Esse benefício visa garantir moradia de qualidade para famílias desabrigadas por desastres naturais, famílias que se encontram em áreas consideradas de risco ou por causa Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O programa Aluguel Social 2021 também objetiva atender famílias carentes que vivem em situações precárias de moradia.

O governo federal com a intenção de construir novos modelos para a política de habitação popular, a estratégia do programa Casa Verde e Amarela foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A intenção é estudar modelos de aluguel social para famílias de baixa renda, com a participação da iniciativa privada.

Essa modalidade atenderia famílias que hoje consomem mais de 30% da renda com o pagamento de aluguel, assim este ônus excessivo que impede que as famílias façam uma administração financeira que possibilite que elas tenham recursos para a aquisição da sua casa própria.

Veja também:

Como funciona o Aluguel Social 2021?

A família beneficiada pelo programa recebe o valor correspondente ao custo de um aluguel popular. O aluguel Social 2021 é um benefício de caráter temporário concedido por 12 meses, porém pode ser prorrogado. O valor do benefício pode chegar a R$ 500,00.



O programa Aluguel Social 2021 é amparado pela lei 8.742/93 que garante amparo para as pessoas em casos de eventos de vulnerabilidade social ou calamidade pública.
Porém, o programa é algo muito restrito ainda, isso porque são poucos estados brasileiros que participam, são eles: 
  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais;
  • São Paulo;
  • Santa Catarina;
  • Salvador;
  • Rio Grande do Sul.
Para receber o Aluguel Social 2021 é necessário saber primeiro quem tem direito ao benefício, visto que a burocracia para participar deste programa é grande o que o torna ainda mais restrito.

aluguel social 2021


Quem tem direito ao Aluguel Social 2021?

Sendo um programa que é administrado pelas prefeituras locais as regras variam, porém no geral as famílias beneficiadas são: 
  • Famílias inscritas no bolsa família;
  • Cadastradas no CadÚnico do Governo Federal;
  • Famílias que participam do programa “Tarifa Social de Energia Elétrica”;
  • Famílias que tenham participado de catástrofes naturais;
  • Famílias desabrigadas por causa Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) ou que vivem em áreas de risco.

Como se cadastrar no programa?

Caso você se encaixe em alguma dessas especificações, para solicitar o Aluguel Social 2021 é necessário realizar um cadastro na Prefeitura Municipal da sua cidade. Após a realização do cadastro a prefeitura fará uma análise dos dados e se for aprovado para o benefício o cidadão passa a receber mensalmente o valor do aluguel, que é depositado diretamente na conta da imobiliária ou do proprietário do imóvel.

Também é possível que a família ou pessoa em questão seja encaminhada para programas habitacionais.

O aluguel Social 2021 é uma ferramenta de muita importância na prestação de ajuda emergencial e garante a todos que se encaixam nos requisitos amparo temporário até a situação de vulnerabilidade melhorar ou a família ser inclusa em algum programa habitacional.

Ficou com dúvidas sobre Aluguel Social 2021? Deixe nos comentários. 

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

1 comentários:

qual o praso pra ser aprovada no auxilio aluguel. depois q deu entrada. o praso maximo para obiter uma resposta?

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.