Consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF

Consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF Muitos segurados do INSS possuem uma dúvida em comum: Como consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF.


Hoje vamos mostrar como você pode descobrir como saber o seu tempo e cálculos sobre o período de contribuição.

Atualmente os contribuintes não precisam mais se dirigir a uma agência para calcular seu tempo de contribuição. No portal da Previdência possui uma ferramenta específica para isso.


Consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF 

Um dos primeiros passos para se consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF é realizar seu cadastro pelo meu INSS. Sabemos que o INSS vem modernizando seus serviços e trazendo para a internet.

1. Para se cadastrar, primeiramente acesse o portal Meu INSS clicando no link.
2. Após isso, no canto superior direito, acesse a opção ENTRAR.
3. Aparecerão duas opções: Entrar ou Cadastre-se. Selecione Cadastre-se.
4. Na próxima tela, preencha todos os dados solicitados, e avance.
5. Basta ir selecionando as opções que mais se adequam a você, e pressionar "Próxima".
6. Após concluir, o sistema irá gerar uma senha, anote-a.
7. Você irá informar seu CPF e a Senha Anterior.
8. Após fazer o login, deverá alterar a senha para uma nova.
9. Agora basta acessar de novo com a nova senha.

Simples assim! Pode parecer muito, mas o processo é realizado com menos de 5 minutos.

Consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF

Como tirar o Extrato do INSS 

Após efetuar todos os procedimentos acima, você deverá ter acesso ao portal Meu INSS. Ao acessá-lo, visualizará um menu à esquerda, e a opção "Extrato Previdenciário (CNIS)".

Extrato de vínculos e contribuições à Previdência (CNIS)

Esse extrato é um relatório, que possibilita ao contribuinte, ver todos os seus vínculos previdenciários e trabalhistas que constam em seu cadastro. A partir dele, será possível verificar informações, tais como nome do empregador, período trabalhado e a remuneração recebida.



Além ainda de contribuições realizadas em guia, seja como contribuinte individual ou prestador de serviço. Basta acessar o portal Meu INSS citado acima. Lembrando que este extrato não exibe vínculos para servidores públicos.

Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal têm a possibilidade de consultar o extrato através do caixa eletrônico ou serviços de autoatendimento como Internet banking. Basta acessar o Menu Previdência Social (No caso do Banco do Brasil) ou Extrato Previdenciário (No caso da Caixa).

Veja também:

Simulação da Contagem do tempo de contribuição 

A simulação do tempo que falta para você se aposentar e também o valor de seu benefício, caso já tenha direito. Você pode realizar essa simulação de valores rapidinho. Mas antes tenha em mãos todas as suas carteiras de trabalho, seus carnês, guias e todos os comprovantes de pagamento ao INSS.

Para simular sua contagem de tempo, basta acessar aqui e informar todos os dados solicitados. O processo é simples e qualquer pessoa consegue fazer.

Porém, a ferramenta Meu INSS já possui uma nova ferramenta para realizar esse processo de forma automatizada e bem rápida.

A ferramenta faz uma busca automática coletando as informações e dados de vínculos do segurado que foram registrados junto ao INSS. Caso não conste algum nos registros previdenciários, poderá incluir de forma manual.

Viu que para Consultar tempo de contribuição INSS pelo CPF é bem simples? Você só precisa seguir os passos acima. Não deixe de enviar essa página para seus amigos, dessa forma eles também podem conferir.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.