RioCard saldo e recarga

RioCard saldo e recarga - Muitas vezes não temos aquele dinheiro contado para pagar a tarifa de transporte público, e se torna um inconveniente.


Algumas soluções para esse problema vão aparecendo ao longo do tempo, e o RioCard é uma delas.

O que é RioCard?

O RioCard nada mais é do que um sistema de bilhete eletrônico que é utilizado em diversas cidades do Rio de Janeiro. Ele permite que o pagamento das tarifas de transportes públicos sejam pagas com um cartão eletrônico, sem a necessidade de dinheiro em espécie.


A ideia inicial do RioCard foi facilitar o translado Casa - Trabalho no Estado, mas devido ao grande fluxo de pessoas que não têm residência fixa no estado, chegaram outras propostas.

Porém o Cartão oferece soluções para empresas também, ajudando a gerir o Vale Transporte dos funcionários. Se você possui empresa, acesse aqui para descobrir como fazer Rio Card para sua empresa. Neste artigo vamos focar no consumidor final, ou seja, pessoas físicas.

Veja também:

Como Funciona o Rio Card?

O Funcionamento do Rio Card é bastante simples. Você precisa adquirir realizar o seu cadastro e adquirir o Cartão por uma taxa de R$ 3,00 Reais (Comodato) e abastecê-lo.




Existem diversos pontos de compra ou pode ser adquirido pelo próprio site. E utilizá-lo de acordo com os créditos que possuir. Atente-se sempre ao valor do cartão para não ficar sem crédito ao utilizar no transporte.

Quem tem direito ao RioCard?

Qualquer cidadão tem direito a comprar seu Rio Card. Basta se cadastrar pelo site ou se dirigir a algum dos postos de venda.


Quem tem direito à gratuidade?

Existem algumas modalidades que contemplam gratuidade para o cidadão, algumas delas são:

  • RioCard Vale Social - Portadores de deficiência ou portadores de doença crônica de natureza física ou mental, no qual interrupção no tratamento possa acarretar risco de morte.
  • RioCard Especial - Beneficiários de gratuidades estabelecidas nas legislações municipais. Para saber como funciona o benefício em sua cidade, ligue no telefone 21 4003-3737.
  • RioCard Escolar - São emitidos para estudantes mediante aos dados cadastrais enviados pelos órgãos públicos.
  • RioCard Sênior - Idosos com 65 anos ou mais. Lembrando que o cidadão não poderá possuir o Bilhete único cadastrado no seu CPF.
  • Passe Livre Universitário - Dedicado a estudantes do ensino superior, que estejam matriculados em graduação presencial. Devem ser bolsistas do ProUni ou beneficiários de algum programa de políticas públicas. Lembrando que o benefício é intransferível.

RioCard Saldo e Recarga

Este é um processo bastante simples, RioCard Saldo e Recarga são processos fáceis de serem feitos. Para verificar seu saldo, basta acessar seu login, e visualizar as informações de saldo. Não tem segredo, irá utilizar a senha criada anteriormente para acessar.

No caso da recarga também é bastante simples, siga apenas 5 passos abaixo:
  1. Acesse o site Recarga fácil e digite o número do seu RioCard;
  2. Agora selecione o valor de sua recarga;
  3. Leia e concorde com os termos de uso e siga;
  4. Agora Compre a carga;
  5. Escolha a forma de pagamento;
Atente-se para sua escolha, pois no caso de boleto, pode demorar até 72 horas para compensar o pagamento. No caso de transferência bancária, o pagamento é reconhecido imediatamente. Você receberá um e-mail quando o crédito for liberado em seu cartão.

Essa forma citada acima é a recarga fácil. Caso você não queira utilizá-la, poderá recarregar seu RioCard através dos postos autorizados e de autoatendimento.

Viu como é fácil visualizar seu RioCard Saldo e Recarga?

Diga-nos abaixo nos comentários, se você já utiliza o Rio Card e qual sua experiência com ele. Não se esqueça de também de compartilhar com seus amigos este artigo.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.