Extrato CNIS pela internet

Você provavelmente já ouviu falar sobre o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Ele é uma "Ferramenta" muito importante para o trabalhador brasileiro. Hoje vamos te mostrar como tirar o Extrato CNIS pela internet.


A partir de dezembro de 2008 o INSS passou a considerar dados que referem às atividades, remunerações e contribuições através do CNIS. Esses dados serão utilizados como prova de suas contribuições e salários, etc.

Extrato CNIS pela internet

Para que serve o Extrato CNIS? 

O Extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais serve para o segurado verificar algumas informações. É possível verificar o período trabalhado, nome, salário, contribuições do INSS.

Este extrato pode ser utilizado tanto pelo trabalhador que tem carteira assinada quanto aqueles contribuintes individuais. Prestadores de serviços como MEI, por exemplo, também podem utilizar.

Como consultar o Extrato CNIS pela Internet? 

Para consultar o seu Extrato CNIS pela Internet é bem simples. Para facilitar o acesso a este tipo de serviço foi criado um sistema completo. Através dele você será capaz de conferir seu extrato e visualizar outras informações.

Vamos lhe explicar em alguns passos simples como consultar o seu Extrato CNIS pela Internet:

1. Antes de tudo deve acessar o Portal Meu INSS;
2. Poderá visualizar ao lado esquerdo algumas opções. Selecione Extrato Previdenciário (CNIS);
3. Para visualizar o Extrato precisa Fazer Login;
4. Abrirá uma nova tela, você terá duas opções, se já tiver cadastro no site, faça login. Se não, clique em Cadastre-se;
5. Após isso precisará preencher o formulário com os dados solicitados;
6. O sistema vai gerar uma chave de acesso, você deverá anotá-la;
7. Neste passo precisará ligar para o número 135 para validar sua chave de acesso;
8. Responda às perguntas que serão feitas pelo atendente corretamente;
9. Caso responda tudo corretamente, será gerada uma senha provisória para login no site;

Mantenha sua Carteira de trabalho próxima a você durante a ligação para o número 135. Se não responder as perguntas corretamente, não conseguirá validar sua chave de acesso. Isso é feito para garantir sua segurança e não haver fraudes. Outra pessoa poderia ligar e fingir ser você, e consultar seus dados, por isso é necessário este passo.



Veja também:

Como emitir o Extrato CNIS pela Internet 

Se você tiver seguido o passo a passo acima corretamente, já deverá ter acesso ao seu cadastro. E, portanto, poderá solicitar o Extrato dentro do seu login criado.

Solicite o Extrato do CNIS e receberá as informações em sua tela, que poderão ser salvas como arquivo PDF.

Você pode ainda utilizar o aplicativo para Smartphone nos sistemas Android ou iOS para acessar seu Extrato CNIS. As opções são as mesmas contidas no site, porém mais prático.

Se você ainda não é adepto da internet, poderá emitir seu extrato através de um banco. Mas com toda a tecnologia existente hoje, já não é mais preciso fazer à moda antiga.


Quem pode fazer a inscrição CNIS? 

A Inscrição no CNIS é possibilitada a todo trabalhador brasileiro contribuinte do INSS. Também podem se inscrever no CNIS os contribuintes individuais e os prestadores de serviço.

Isso abrange uma grande quantidade de cidadãos. Ou seja, todos que realizam a contribuição à Previdência de alguma forma. Isso serve para ajudar milhões de brasileiros.

E você, já realizou seu cadastro para consultar seu Extrato CNIS pela Internet? Aproveite nosso guia completo para se cadastrar ainda hoje e emitir seu extrato. É importante se manter informado.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.