Cartão Cidadão 2019: Como fazer e ter benefícios

Cartão Cidadão 2019: conheça tudo sobre essa iniciativa do Governo, o que é, como usar, quem tem direito ao benefício dentre outras informações.

O Cartão Cidadão estava foram de circulação, mas com a liberação do FGTS Inativo, ele voltou a circular novamente. Ele permite ter acesso a todos os benefícios do trabalhador com carteira assinada.
Diferentemente de um cartão de crédito ou débito o Cartão Cidadão 2019, possui outras finalidades, ele assegura que o trabalhador brasileiro possa receber todos seus benefícios estabelecidos por lei e pelo Governo Federal.A utilidade do Cartão Cidadão 2019 é restrita, podendo apenas ser usado para saques nas agências bancárias da Caixa e em casas Lotéricas.

O que é o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão trata-se de um cartão magnético que é emitido e administrado pela Caixa Econômica Federal e criado pelo Governo Federal. É por meio dele que o trabalhador controla todos os benefícios sociais estabelecidos pelo Governo.

O Cartão Cidadão 2019 pode ser adquirido por qualquer trabalhador, que tenha sido empregado em qualquer momento de sua vida, com carteira assinada. Este cartão é um documento individual e intransigível, que contém os dados pessoais de seu usuário, como o número do PIS.




Em pose do Cartão do Cidadão 2019 o empregado garante o recebimento de todos os seus benefícios. Através dele pode-se consultar e movimentar alguns benefícios sociais como: FGTS, PIS, abono salarial, Bolsa Família e o Seguro Desemprego. É o substituído do antigo Cartão do Trabalhador, ainda mais expansivo.

Como fazer o Cartão Cidadão 2019

Para solicitar o seu Cartão Cidadão 2019, é preciso que você esteja cadastrado no PIS/PASEP, tenha o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Além disso, você deve ter seus dados cadastrais e endereço atualizados na Caixa Econômica Federal.

Tendo feito todos esses processos vá a uma agência bancária da Caixa, portando os seguintes documentos:
  • RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira de Habilitação);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU). Caso não possua nada em seu nome, apresente uma declaração autenticada em cartório.
Para pedir seu Cartão Cidadão 2019, há duas maneiras:
  1. Vá até uma agência da Caixa Econômica e retire uma senha com um atendente;
  2. Através da central telefônica, pelo número 0800 726 0207. Um atendente virtual lhe dará as opções para realizar a solicitação do seu cartão.
Ao realizar o pedido do seu Cartão Cidadão 2019 em uma agência Caixa, será realizado um encaminhamento da solicitação do cartão.

cartão cidadão 2019

Para que serve o Cartão Cidadão 2019

O Cartão Cidadão 2019 foi criado com a intenção de automatizar todos os pagamentos realizados pelo Governo Federal. Ele facilita a obtenção dos serviços e benefícios dos trabalhadores.

Pode ser utilizado em todos os meios de pagamentos autorizados pela Caixa, e podem ser encontrados em vários municípios do país.



Com o cartão é possível ter acesso:
  • Consulta de saldo;
  • Saque dos benefícios disponibilizados;
  • Impressão de extrato do FGTS;
  • Sacar o abono salarial e o valor de rendimento do PIS;
  • Sacar o Bolsa Família;
  • Sacar as parcelas do Seguro Desemprego e outros programas sociais do Governo Federal.

Quais as regras para ter o Cartão Cidadão 2019

O Cartão Cidadão 2019 é destinado para quem tem disponível FGTS para saque, rendimentos do PIS, abono salarial ou que esteja recebendo parcelas do Seguro Desemprego. Permitindo mais facilidade e garantindo segurança no recebimento e no pagamento dos benefícios sociais.

Aqueles que possuírem conta individual na Caixa Econômica terão o benefício depositado diretamente na sua conta, sendo assim não necessária a solicitação do cartão.

Caso queria apenas realizar a consulta de saldo ou tirar um extrato do FGTS, solicitar o sado do PIS, saber se tem direito ao abono salarial ou ao Seguro Desemprego, não precisa usar o Cartão Cidadão. Pode ter acesso á esses serviços no site da Caixa.

Como e onde fazer a senha do Cartão Cidadão

Para solicitar a senha do Cartão Cidadão 2019, ligue para o canal Caixa Cidadão, e depois compareça á Lotérica munido dos seguintes documentos:
  • Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira Funcional;
  • Identidade Militar;
  • Caso for estrangeiro, apresentar a carteira de identidade para estrangeiras, emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Para estrangeiros com visto temporário no país, apresentar passaporte, registrado no Serviço de Estrangeiros da Polícia Federal.

Quais os benefícios do Cartão Cidadão

É por meio do Cartão Cidadão 2019 que o trabalhador pode receber todos os benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. Com ele o empegado consegue receber os benefícios de maneira simples.

A maior vantagem do cartão é que ele foi criado para automatizar os pagamentos realizados pelo Governo, com o mesmo cartão é possível sacar e ter acesso aos mais diversos benefícios, bem como outros serviços disponível.


Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.