O PIS é o conjunto de tributos pagos pelo seu empregador e asseguram que o empregado, ao ser demitido, possa solicitar o seguro desemprego. Também é uma forma de criar um patrimônio forçado para o empregado, como fosse uma poupança paga pela empresa. Você pode consultar o extrato e espelho do PIS 2019 na internet.
Hoje o seu PIS é a junção de todos os benefícios financeiros do governo pagos para o trabalhador, seja público ou privado. Abono salarial, FGTS e outros tributos incluídos no processo de contrato são exemplos desses benefícios.
É possível sacar alguns deles como o FGTS, quando o empregado é demitido sem justa causa, ou em casos que o governo libera o saque de conta inativas do FGTS por exemplo.
E o abono salarial recebido anualmente para aqueles que ganham até dois salários mínimos é possível receber esse benefício, que é mais um salário. Se você trabalhou no mínimo três meses do ano anterior pode ter um saldo a receber.
Para saber se você tem valores disponíveis é possível descobrir através do extrato e espelho do PIS e tudo pela internet, veja como logo a seguir.
O PIS pode ser consultado na internet através do site da caixa econômica federal, você precisa estar com o número do seu NIS/PIS e a senha do cartão cidadão para poder consultar o extrato e espelho 2019. Veja tudo nesse artigo para poder fazer essas consultas.
O que é o PIS ou NIS
O PIS foi criado em sete de setembro de 1970, pelo general Médici na lei complementar 7/70, número 7, durante a ditadura militar, com a intenção de acumular valores para o trabalhador, criar um patrimônio, como se fosse uma poupança paga pela empresa.
O PIS garante vários benefícios como o seguro desemprego, que pode através de todos os valores arrecadados no Brasil, garantir o sustento de um trabalhador que perdeu o seu emprego sem justa causa. Assim como o sistema da aposentadoria funciona.
O NIS (número de identificação social) está relacionado com o PIS, para quem ainda não possui o PIS, o NIS é necessário para recebimento de programas do governo como bolsa família, é o primeiro cadastro social do cidadão.
Caso ele queira a vir trabalhar de carteira assinada o número do NIS será o mesmo utilizado para o PIS.
Para compreender o NIS é como se fosse o RG do trabalhador, o registro inicial do cidadão na vida social financeira, já o PIS seria como fosse o CPF, porém relacionado a ganhos financeiros, um registro de patrimônio adquirido pelo trabalho de cada um.
Extrato e espelho do PIS é a mesma coisa?
- Extrato PIS: O extrato do PIS apresenta todos os valores que você tem disponíveis para receber, os mais atuais, o valor atualizado do seu FGTS da atual empresa que você está trabalhando e se já há abono salarial disponível para o saque.
- Espelho PIS: O espelho do PIS apresenta todas as movimentações completas, desde a primeira vez que você criou o seu número do NIS, todos os depósitos feitos do FGTS, todos os juros adicionados, todas as contas ativas e inativas. No site da caixa econômica federal o espelho do PIS está indicado com o nome de Extrato Completo do PIS.
Quais as formas de consultar extrato e espelho do PIS
Em todas as opções você precisa ter em mãos alguns documentos de identificação como o número do PIS, a senha de acesso do cartão cidadão e o número da sua identidade.
Extrato e Espelho do PIS 2019, como tirar pela internet
Você precisa ter o número do seu PIS, que você encontra na sua carteira de trabalho, depois de inserir o número, forneça a senha de acesso do seu cartão cidadão, caso não tenha, poderá cadastrar no próprio site.
Depois de preenchido todos esses dados, irá surgir uma tela com as opções para o extrato e espelho do PIS 2019. Se desejar o espelho do PIS você encontrará com o nome de extrato completo do PIS.
1 comentários:
Como eu posso imiti o espelho do PIS pela internet
Responder