Alistamento Militar Online 2019: Inscrições e Datas

Neste artigo iremos tirar todas as dúvidas sobre o alistamento militar online. Então fique atento aos prazos e evite problemas com o exército militar.

O alistamento militar no Brasil é obrigatório para todo jovem brasileiro do sexo masculino ou homens transgênicos que completem 18 anos em 2019.Compreende então, jovens nascidos em 2001. Com a tecnologia atual, sabia que é possível fazer o alistamento militar online?

O que é Alistamento Militar?

O alistamento militar é o período que o brasileiro recebe treinamento de uma Organização Militar, denominada quartel, visando a preparação para a defesa da pátria.Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório. Para quem deseja seguir a carreira militar, é apenas o início de todo treinamento nessa carreira. E mesmo para quem não deseja seguir na carreira militar, é uma forma de servir o seu país.




O alistamento militar contribui de forma significativa para a formação do caráter cívico e da cidadania do jovem brasileiro, através de ensinamentos éticos, morais, aprimoramento da parte física além de valores culturais. Em informações da Agência Brasil, indicam que quase 1,8 milhões de jovens se alistam e pouco mais de 100 mil são incorporados à Forças Armadas.

Como fazer o Alistamento Militar Online 2019

 O novo sistema de alistamento militar online começou a ser utilizado em 2018 e trouxe mais comodidade e facilidade ao jovem que é obrigado fazê-lo. Através de um aparelho que tenha acesso a internet (computadores, tablets e smartphones), o jovem poderá se alistar sem sair de casa, evitando filas desnecessárias.

Para se alistar basta acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. No site irá ser apresentado algumas situações que o jovem pode estar enquadrado. Iremos listá-las agora:
  • Arrimo: quando o jovem é o único responsável pelo sustento da família
  • Nome social: quando o jovem deseja se alistar seu nome social
  • Exterior: opção indicada para quem mora no exterior e não possui CPF
  • Problema de saúde: situação para portador de necessidade especial física aparente
  • Convicção ideológica: alternativa indicada para quem tem convicção política, filosófica ou religiosa contrária à atividade militar
  • Alistamento militar: quando o jovem não se encaixa em nenhum dos itens anteriores.
Para cada uma dessas opções, ao ser selecionado, será direcionado a uma página que contém todas as informações específicas para a situação, onde está disponibilizado requerimento e listas de documentos necessárias para a comprovação da situação.

Alistamento militar online acompanhar

 Após fazer o alistamento militar online é possível acompanhar o status da sua inscrição.

No site https://www.alistamento.eb.mil.br/index.action, há o menu “Já me alistei”. Nesse local, para o acompanhamento é necessário o CPF e a  senha de acesso ao portal do alistamento. Irá então ser apresentada uma tela que terá o status da inscrição do jovem. 

Há duas situações que podem ocorrer nesse ponto. Ser dispensado, não sendo necessário a presença para a seleção geral ou ser convocado para seleção geral. Caso seja selecionado para a seleção geral, é disponibilizado no site os locais onde o jovem deverá comparecer. No Certificado de Alistamento Militar além do local, também será mostrado a data para apresentação.

Alistamento militar online 2019


Documentos para alistamento militar

 Caso o candidato faça sua inscrição online, terá que apresentar os documentos somente na seleção geral.



Para o jovem que irá fazer sua inscrição presencial, em uma Junta de Serviço Militar, precisará levar os seguintes documento:
  • Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.
  • Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção).
  • Registro de Emancipação (no caso dos índios).
  • 2 (duas) fotos 3x4 (sem data e recente).
  • Comprovante de Residência (conta de luz ou água, etc.…).
Na seleção geral, todos os candidatos convocados, inclusive os que fizeram a inscrição pela internet ou já apresentaram seus documentos, deverão estar com a seguinte documentação:
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  • Carteira de identidade ou prova equivalente;
  • Uma fotografia 3x4 (recente e sem retoques);
  • Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

Alistamento militar como funciona

O alistamento militar é uma forma de seleção para o contingente das Forças Armadas do Brasil. Nele os jovens masculinos que completam 18 anos no de 2019 são obrigados a se alistarem.

Após a inscrição, as Forças Armadas irão aplicar a Seleção Geral, onde irão escolher, por meio de critérios específicos da organização, jovens que irão prestar o serviço o serviço militar obrigatório, durante pelo menos 12 meses. Os demais que não forem selecionados para o serviço, são dispensados e estão quites com a obrigação militar.

Inscrição e Data para alistamento militar

 A data de inscrição para o alistamento militar para o ano de 2019 se inicia em janeiro e se estende até o fim do mês de junho. Importante lembrar que as datas são válidas tanto para o alistamento militar online quanto para o alistamento presencial.

Alistamento militar feminino 2019

O alistamento militar para as mulheres não é obrigatório. Mas caso a mulher queira entrar no serviço militar é necessário o ingresso através de concursos públicos ou mesmo de forma voluntária.

É importante lembrar também que no caso da mulher, alguns requisitos obrigatórios irão ser checados pelo exército para que se aprove sua candidatura.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.