ID Jovem 2020: Cadastro, Como funciona, Benefícios

O ID Jovem é uma política pública que possibilita que jovens assistam a eventos esportivos, artísticos ou culturais com desconto, além de garantir vagas gratuitas em viagens interestaduais, saiba mais a seguir.


O ID Jovem vem possibilitando o acesso de jovens a diversos eventos, bem como possibilita que consigam realizar viagens interestaduais (entre estados), desta forma, é uma política pública importante para essa faixa etária. Para usufruir dos benefícios do ID Jovem 2020 é necessário seguir alguns passos e apresentar o documento gerado, que pode ser impresso ou com o uso do aplicativo, atualmente com uma nova versão, o ID Jovem 2.0.

Tire todas as suas dúvidas sobre o ID Jovem 2020 a seguir!

O que é ID Jovem


A Identidade Jovem, popularizada como ID Jovem, é um documento que possibilita diversos benefícios aos jovens brasileiros. Tais benefícios são garantidos pelo Decreto nº 8.597/ 2015.




O ID Jovem fora criado no ano de 2015, visando dar maior acesso aos direitos contidos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/ 2013). Atualmente milhões de jovens fazem uso deste benefício, fato extremamente positivo para o país.

Os benefícios do ID Jovem são:

  • Acesso à cultura, lazer e ao esporte: com o ID Jovem, é assegurado que o usuário tenha desconto de 50% no valor do ingresso, seja em eventos culturais, artísticos ou esportivos;
  • Acesso a transporte público interestadual: conforme disposto no decreto que regulamenta essa política pública, é reservado duas vagas gratuitas por viagem e duas vagas com desconto de 50% em cada veiculo, seja ele comboio ferroviário ou embarcação convencional.
Descontos e benefícios ID J ovem

O ID Jovem pode ser usado no formato impresso e também por smartphones com Sistema Operacional Android (em IOS ainda não foi lançado, mas a Secretaria da Juventude afirma que será em breve).

Em 2019, os direitos do ID Jovem não sofrerão alterações e poderão ser utilizados normalmente.

Quem tem direito a usufruir deste benefício


Para usufruir dos benefícios oferecidos pelo ID Jovem é necessário seguir os seguintes requisitos:
  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar inserido em família com renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Manter as informações atualizadas no Cadastro Único (pelo menos a cada 24 meses).
Importante dizer que não é necessário ser estudante para usar o ID Jovem 2020, essa é uma afirmação errônea comum em diversos meios de comunicação.


Como criar o seu ID Jovem

Para criar seu ID Jovem é necessário ter em mãos o NIS (Número de Identificação Social), se você já tem e precisa atualizar seus dados ou se precisa se cadastrar, é necessário procurar em sua cidade o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).



Documentos pessoais, carteira de trabalho e comprovante de endereço são solicitados para atualização ou cadastro do NIS.

Com o número do NIS em mãos, basta seguir os seguintes passos:

Como usar o ID Jovem


Para usar o ID Jovem, é necessário primeiro gerar o documento utilizando o número do NIS, conforme explicado acima. Com o documento emitido, o jovem já pode usufruir dos benefícios. Em casos de eventos, basta apresenta o documento (impresso ou pelo aplicativo) e solicitar o desconto.

Em casos de passagens, as mesmas podem ser compradas com antecedência e no dia (até 1 hora antes da viagem), porém, quando acaba as cotas disponíveis para o ID Jovem na viagem não há outros descontos disponíveis. Para gerar o documento virtual em seu smartphone, basta aplicar o aplicativo, colocar suas credenciais de acesso e clicar em “Gerar seu ID”. Caso queira imprimir, basta seguir os mesmos passos, acessando desta vez o site.

É comum algumas empresas relatarem que não fazem parte do programa e se recusarem a dar os descontos. O ID Jovem não é um programa, é uma lei e todas as empresas que estão em conformidade com a lei são obrigadas a oferecer o beneficio. Em relação à compra de ingressos ou passagens online, as empresas não são obrigadas a oferecer tal opção. Entretanto, existem algumas que oferecem, basta verificar antes de realizar a compra.

Como validar o ID Jovem

É simples, basta acessar o site, clicar em "Validar ID Jovem", abrirá uma tela como está abaixo:

Coloque a sequencia de letras e números do QRcode que está na carteira.

Por quanto tempo o ID Jovem vale?


O ID Jovem precisa ser renovado a cada ano, seja pelo aplicativo ou impresso. Desta forma, principalmente se você usar o impresso, não se esqueça de atualiza-lo e imprimi-lo novamente sempre que necessário.

ID Jovem 2.0


ID Jovem 2.0 é o nome dado à nova versão do aplicativo, desta vez conta com mais recursos e menos falhas no sistema.

O ID Jovem 2.0 esta disponível para Android e em breve para IOS. Contudo, todos os benefícios do ID Jovem contribuem para reduzir desigualdades, dar oportunidades e garantir direitos fundamentais para os jovens brasileiros. É uma iniciativa valiosa e que deve ser usada.




Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.