Cartão SUS 2020: Consulta, cadastro online, 2ª via

O Cartão SUS 2020 já está disponível no site e aplicativo meudigiSUS. Você sabe como se cadastrar e utilizar a ferramenta?


Você sabe a importância de ter o Cartão SUS 2020 e para o que ele serve? Quais são os benefícios e vantagens de se cadastrar no sistema do SUS? Então vamos ver nesse artigo tudo sobre ele.

O governo federal está modernizando o sistema de cadastro e de saúde, unificando informações de maneira mais segura melhorando assim toda a organização dos serviços de saúde. Então veja as novidades a seguir.

O que é o Cartão Nacional de Saúde

O cartão Nacional de Saúde (CNS) é o cadastro de identificação de todos os usuários do SUS em território nacional. Nele encontram-se os registros dos pacientes da rede pública, criando assim o histórico dos usuários em um sistema de dados.

Todo brasileiro nativo, assim como os residentes do território nacional, podendo ser estrangeiro, têm direito de solicitar o CNS. Mesmo quem é usuário de plano de saúde deve ter o cartão do SUS 2020, medida que está vigente desde 2012.

O objetivo dessa medida é ter um registro de dados atualizado de procedimentos de saúde junto ao Ministério da Saúde.

Cartão SUS 2020 - consulta, 2 via

Benefícios de ter um Cartão SUS 2020 (Cartão Nacional de Saúde)

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) você sabe os benefícios de ter o CNS?

Listamos algumas vantagens de possuir o CNS:

  • Agilidade na identificação do usuário
  • Rapidez na localização do prontuário do paciente
  • Registros de atendimentos anteriores
  • Registro de uso de medicamentos pelo paciente
  • Alteração de cadastro com rapidez
Por se tratar um cartão emitido pelo governo federal, não é necessária alteração cadastral, em caso de mudança de município.

Como fazer o Cartão SUS 2020 online

O CNS pode ser solicitado através de um formulário on-line, onde você preencherá os seus dados e recebe um protocolo. O protocolo tem validade de 60 dias e você deve ir até uma unidade de saúde para emissão do cartão.

Pensando na melhoria dos sistemas digitais, o governo federal lançou um novo aplicativo, o DigiSUS facilitando a vida dos usuários.

Assim também pode ser emitido em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), posto de saúde e também em alguns hospitais. Para saber onde ele é emitido em seu município, procure pela Secretaria de Saúde do Município ou acesse :

https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm e cadastre-se.

Existem casos específicos onde os pacientes são encaminhados a retirarem o Cartão Nacional de Saúde na Secretaria Municipal de Saúde. É o caso de pessoas em cárcere, estrangeiro e pessoas já internadas – no caso de não possuírem o CNS.

Como fazer o cadastro pela internet no meudigisus.saude.gov.br

Para fazer o cadastro do Cartão SUS 2020 acesse o site https://meudigisus.saude.gov.br/menu/home e siga o passo a passo descrito abaixo:
  • Clique em entrar
  • Crie sua conta
É possível que o sistema acuse que o seu CPF já possui cadastro, pois ele é integrado com outros serviços. Nesse caso, aparecerá uma mensagem que o usuário já possui cadastro havendo a opção de clicar em “esqueci a senha”.

Você receberá um e-mail solicitando que recadastre a sua senha e dessa maneira acessará o portal meudigiSUS verificando seus dados, da mesma forma poderá ver o histórico de vacinas, exames e consultas e ainda a relação de medicamentos recebidos gratuitamente.

Se você é usuário de smartphones acesse a loja virtual dos sistemas Android ou IOS e baixe o aplicativo meudigiSUS. O cadastro é rápido e fácil e a navegação é simples e intuitiva otimizando dessas forma o tempo dos usuários.

Como consultar o número do Cartão SUS – CNS

Com a ajuda da tecnologia os usuários do SUS estão atualizados com o cartão SUS 2020 diminuindo muito a burocracia. Assim que você acessar o meudigiSUS vá até o link Minha Saúde, lá você verá o número do seu cartão.




Como imprimir o Cartão SUS

Com a facilidade das ferramentas tecnológicas é praticamente desnecessário o uso da impressora para imprimir o Cartão Nacional do SUS. Acessando o aplicativo meudigiSUS todos os seus dados já estarão disponíveis no sistema inclusive a cópia digital do seu cartão.

Posso solicitar a 2ª via do Cartão do SUS pela internet?

Se você conhece alguém que ainda não tem acesso a internet ou smartphones, é preciso pedir a 2ª via pessoalmente. Munido com os seus documentos pessoais é possível fazer a solicitação em postos de saúde e unidades básicas de saúde.

Cada local terá uma forma distinta de entrega do cartão podendo ser pelo correio ou retirando na própria unidade básica. Se o cartão não ficar pronto no mesmo dia você receberá um protocolo com o seu nome e o número.

Outros benefícios

O uso do CNS traz benefícios à gestão do sistema de saúde do Brasil, contribuindo para o planejamento de ações. Além disso existem ocasiões onde é obrigatória a apresentação do Cartão Nacional de Saúde, por exemplo na posse de concursos. Também é importante no ato da matricula escolar da rede publica.

A partir de convênio com a Receita Federal, desde 2016 os recém-nascidos saem da maternidade com o CNS e CPF.

Muitos usuários têm mais de um cartão cadastrado no Ministério da Saúde e há um esforço para excluir a duplicidade. Devido a constantes atualizações desde 2013, a quantidade vem diminuindo pois é feita atualização cadastral dos pacientes reduzindo a duplicidade.

Considerações finais

Em 2019 houve um boato de que a verba para destinada ao SUS dependia da quantidade de usuários cadastrados nele. Em uma mensagem que viralizou em mensagens on-line havia instrução de se cadastrarem para que verbas federais não fossem cortadas.

Embora parecer uma informação de prestação de serviço à população, revelou-se falsa no fim das contas com números bastante equivocados. Havia informação de que somente 36% da população tinha o CNS, porém a quantidade de não cadastrados é de 36%.

Fique atento ao aplicativo meudigiSUS pois lá você acessará os seus dados do cartão SUS 2020 e informação geral. Da mesma forma saberá sobre atualizações do aplicativo que rodam no sistema Android ou IOS descomplicando a sua vida.

Caso tenha alguma dúvida  ao utilizar o aplicativo ligue 136 (opção 8).



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.