Tabela INSS 2019: Alíquotas. Contribuições e Pagamento

Uma das siglas mais conhecidas pelo brasileiro é o INSS. No artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre o INSS, mais especificamente da Tabela INSS 2019.

O que é INSS


O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um órgão do Ministério da Previdência Social, que está ligado diretamente ao governo. Criado em 1988, o INSS possui diversas funções, sendo uma das principais gerir as contribuições de aposentadoria dos cidadãos.




Responsável por receber as contribuições mensais dos indivíduos, o INSS também tem como funções administrar os pagamentos das aposentadorias, auxílios-doença, pensões por mortes, auxílio acidente e outros benefícios da área previstos em lei.

Uma das principais vantagens do INSS na vida do contribuinte é ser uma garantia de recebimento de um valor mensal quando o mesmo completar as exigências para aposentar.
tabela do INSS

A Quem interessa saber sobre a tabela INSS 2019


Os beneficiários do INSS, todo ano, esperam a divulgação da nova Tabela INSS. Essa tabela nada mais é que o calendário de pagamentos dos benefícios do INSS. Todo final de ano, o Ministério da Previdência Social divulga a nova Tabela INSS para o próximo exercício. Em 2018, a Tabela INSS 2019 está disponível desde o dia 06/12.

A utilização da Tabela INSS 2019 é fundamental para o melhor controle da distribuição dos benefícios. Através dela, a liberação de recursos é feita de forma organizada e gradual, visando evitar correrias nas agências bancárias.

Como saber os valores da alíquota do INSS 2019


Informações oficiais sobre programas governamentais sempre devem ser consultadas nos sites oficiais do órgão responsável. Com o INSS 2019 não é diferente. Acessando o site do Instituto Nacional do Seguro Social, será possível fazer todas as pesquisas necessárias para se obter as informações desejadas.

Tabela INSS 2019


Anualmente, o INSS atualiza as alíquotas que os trabalhadores serão taxados em seus salários. Essa informação é divulgada pela Tabela INSS 2019. Os descontos previstos nesta tabela são para o pagamento do tributo da aposentadoria. Baseados em cálculos simples, a alíquota do INSS permite que o trabalhador saiba quanto irá receber de salário líquido no ano de 2019.

As alíquotas do INSS 2019 são progressivas, como já é normal desse tipo de desconto. Isso significa que quem possui maiores rendimentos, consequentemente irá contribuir com uma parcela maior para o INSS. Por conta disso, nesta situação, também irá receber uma aposentadoria maior quando estiver na época certa. O Governo limita até um teto máximo de recebimento.



Aproveite e saiba mais:
Consulta tempo de contribuição INSS pelo CPF

Para o ano de 2019, o valor do teto máximo foi de R$ 5.839,45. Esse é o valor máximo que pode ser pago pela previdência, independente se o contribuinte possa ter recolhido acima deste teto.



Pagamento do INSS 2019


O pagamento do INSS 2019 irá seguir o cronograma previsto na Tabela INSS 2019. Todos os anos, essa tabela tem alguns ajustes, por conta do reajuste do salário mínimo e outras variáveis. Ultimamente também tem sido comum a discussão da alteração da Previdência.

Isto pode significar mais alterações na Tabela INSS, e isso acaba impactando diretamente os pagamentos dos benefícios.Quem define as datas para os pagamentos do INSS 2019 é o próprio Ministério do Trabalho e Previdência Social, através de critérios que visam manter a conta pública em ordem, respeitando também o calendário pré-definido de pagamentos.

Mantendo o mesmo formato, o pagamento do INSS 2019 irá ser destinado primeiro aos contribuintes que recebem até um salário mínimo. A previsão é que os benefícios sejam depositados nas contas a partir dos últimos cinco dias úteis de janeiro.

Quem recebe acima de um salário mínimo, receberá a partir dos cinco primeiros dias úteis dos meses, nesse caso, iniciando em fevereiro. É sempre bom lembrar que o pagamento do INSS 2019 é feito apenas em dias úteis. Nos casos que a data do pagamento coincida com feriados, o mesmo será compensado somente no próximo dia útil.


Como tirar o extrato do INSS pela internet


Para o cidadão contribuinte é oferecido o serviço de consulta online do extrato do INSS. De forma facilitada, através do Meu INSS, é possível além da consulta do saldo, agendar atendimentos em agências do INSS. O portal é de conhecimento de grande parte do público, mas as dúvidas podem surgir. Neste artigo, iremos explicar como tirar o extrato do INSS 2019 pela internet.
  • Acesse o Portal do Meu INSS
    Selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS.
  • Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  • Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.