Calendário PASEP 2020: Tabela e datas de pagamento

Você é beneficiário e ainda não viu o calendário PASEP 2020? Veja a seguir quando, como e qual valor que você tem a receber!

Todo trabalhador aguarda ansiosamente para receber um valor extra que costuma ficar disponível ao longo do ano. Este abono ajuda a complementar e equilibrar as finanças de inúmeras pessoas.

Portanto fique atento ao calendário PASEP 2020, veja se você se enquadra como beneficiário. Além de quando e onde você poderá realizar o saque deste valor. Tudo isto e muito mais pode ser conferido nas informações 
abaixo!

Como saber se tenho direito ao PASEP 2020

Este benefício é destinado aos funcionários públicos que atendem os critérios estabelecidos pelo governo para concessão deste abono. Por isto antes de conferir o calendário PASEP 2020 se recomenda observar estes requisitos.

Estas regras a seguir são descritas pelo art. 9º da Lei nº 7.998/1990:
  • Possuir cadastro no PASEP há no mínimo 5 anos
  • Ter sido nomeado efetivo em cargo público e/ou trabalhado durante o mínimo de trinta dias no ano referente ao cálculo
  • Ter recebido em média até 2 salários mínimos no ano-base
  • Os dados devem ser informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
São elas que garantem o direito do trabalhador de receber este abono salarial. Onde a instituição financeira responsável pela efetuação deste pagamento junto com o Ministério do Trabalho é o Banco do Brasil.
Calendário PASEP 2020

PASEP 2020

PASEP é a sigla usada para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Projeto criado pelo Governo há quase cinquenta anos visando proporcionar aos seus beneficiários participação no resultado das receitas.



Este programa é muito semelhante ao PIS, que se destina a trabalhadores de empresas privadas. Além dessa diferença de beneficiários as instituições financeiras que atendem também são distintas.

Entretanto é de suma importância que você trabalhador esteja atendo as condições deste abono a fim de evitar eventuais surpresas. Achando que o calendário PASEP 2020 faz referencial para qualquer profissional.

Como consultar o PASEP 2020

O calendário PASEP 2020 é um indicativo de quanto o valor será disponibilizado para o trabalhador. Entretanto para verificar o saldo disponível e outras informações existe alguns canais de comunicação.

Estes podem ou não ser disponibilizados pelo banco. O primeiro deles é uma opção disponível no site e no app do Banco do Brasil. Para consultar basta informar o numero de inscrição no PASEP ou CPF e data de nascimento.

Ainda em consulta online a outra opção é realizar através do CNIS. Lá você acessa a área de cidadão e posteriormente filiado na aba inscrição. Agora basta informar nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

E também é possível realizar através do telefone. Seja pela central de atendimento do banco com o número 0800 729 0001. Ou mesmo pelo número do Alô Trabalhador que é o 158.

Qual valor do PASEP 2020

O PASEP não possui um valor de pagamento fixo e se altera anualmente. Pois pelo menos uma das variáveis tem seu valor atualizado. Como é o caso do salário mínimo que é reajustado ano após ano.

O valor pago por este abono salarial pode chegar até um salário mínimo vigente na data deste pagamento. Que em 2020 corresponde a R$ 1045,00. Isto vai depender da quantidade meses trabalhados no ano referente ao cálculo.

Como calcular o PASEP

Se você não quer esperar até a data do calendário PASEP 2020 para saber o valor que será depositado. É possível realizar os cálculos de maneira antecipada, pois este é simples e rápido.
Para tal cálculo será necessário conhecer o valor do salário mínimo vigente e o numero de meses trabalhados durante o ano-base referente ao exercício de pagamento.

Com estas informações em mãos, divida o valor do salário por 12. O resultado obtido se multiplica pela quantidade de meses trabalhados. Pronto este será o valor do benefício que lhe será pago.

Entenda melhor como fazer este calculo lendo este artigo com uma explicação fácil de se entender (Como calcular PIS/PASEP)

Calendário PASEP 2020

O calendário PASEP 2020 foi definido pelo CODEFAT. Ele é responsável por definir o cronograma e as formas de pagamento entre os meses de maio e julho.

O crédito em conta para os trabalhadores com final de inscrição de 0 a 4 será realizado na noite de 30 de junho de 2020.

Este período fixado é referente ao pagamento que será efetuado no exercício posterior ao atual. A liberação do beneficio é organizada pelo número final de inscrição. Confira o último dígito e a data em que estará disponível abaixo:
  • Dígito 0 – início dia 16/07/20120
  • Dígito 1 – início dia 18/08/2020
  • Dígito 2 – início dia 15/09/2020
  • Dígito 3 – início dia 14/10/2020
  • Dígito 4 – início dia 17/11/2020
  • Dígito 5 – início dia 19/01/2021
  • Dígito 6 e 7 – início dia 11/02/2021
  • Dígito 8 e 9 – início dia 17/03/2021
Anualmente após a definição deste calendário pelo CODEFAT, o Banco do Brasil divulga o mesmo em suas plataformas digitais. E caso o valor não seja sacado até a data final do exercício o mesmo será devolvido ao FAT.

Como e onde sacar o abono do PASEP 2020

Como já mencionado anteriormente a instituição responsável por realizar este pagamento é o Banco do Brasil. E existe mais de uma forma de pagamento cabendo ao beneficiário escolher a que mais se adéqua a sua preferência.

Estas 3 formas são:

  • Pagamento em Folha de pagamento
  • Crédito em conta
  • Saque direto em caixas do Banco do Brasil
Aqueles beneficiários que são correntistas deste banco terão o valor creditado em conta corrente/poupança. Caso não tenha sua entidade empregadora pode ser vinculada a este banco, logo o recebimento será pela folha de pagamento.

Entretanto se seu desejo for realizar o saque, basta comparecer em qualquer agência bancária e solicitar esta modalidade. Também é possível sacar o abono mediante a uma procuração publica válida autorizando o ato.




Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

1 comentários:

Quem pegou o seguro desemprego , te direto au pis 2020? Tipo eu fui mandado embora da empresa em junho , peguei as parcelas todas acabou agr em janeiro , e meu PIS sempre cai em fevereiro , tipo nesse ano e pego ainda?

Responder

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.