Como agendar seguro-desemprego RJ

O seguro-desemprego é um auxílio temporário para o trabalhador que foi demitido sem justa causa. 



Você sabe como agendar seguro-desemprego RJ? 


O benefício temporário é disponibilizado a trabalhadores celetistas que foram demitidos sem justa causa e que tenham trabalhado com carteira assinada por no mínimo 12 meses consecutivos.

Agora é possível agendar seguro-desemprego RJ pela internet, reduzindo a burocracia e o tempo de espera em filas, facilitando a vida dos trabalhadores.

Como funciona o agendamento?

Antigamente ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador recebia diversos formulários e ia pessoalmente até uma agência da CEF. Dependendo da agência escolhida eram horas para ser atendido e contava também com a boa vontade dos atendentes das agências.

Ao entrar no site, basta você escolher o seu estado, município e serviço desejado, por exemplo, entrada no seguro-desemprego.

 Se você for a uma agência da Caixa Econômica Federal ou num posto do Sine, não é necessário agendar horário. Neste caso é feita distribuição de senhas por ordem de chegada para dar entrada no seguro-desemprego RJ, bastando somente aguardar.



O prazo para receber o valor do seguro-desemprego é de 30 dias a partir da entrega da documentação no órgão. Para correntistas da Caixa Econômica Federal é possível receber o benefício em conta poupança ou sacada mediante o cartão cidadão, assim como também é possível receber em agência lotérica, banco correspondente Caixa ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. 

Essa é uma forma mais segura de receber o benefício, evitando qualquer tipo de transtorno, sacando o valor em espécie.



Saiba mais também sobre:


Veja se você está apto a receber o benefício

Nem sempre é possível obter o benefício do seguro-desemprego, pois há alguns requisitos que devem ser observados:
  • Não ter sido dispensado por justa causa
  • Ter trabalhado por pelo menos 12 meses consecutivos nos últimos 18 meses anteriores à data da dispensa
  • Não possuir renda de qualquer natureza
Existem alguns casos onde o trabalhador dispensado pode não ter direito ao seguro-desemprego, como por exemplo, possuir alguma empresa aberta.

É possível trabalhar em empresas mesmo tendo CNPJ, porém na hora de ser demitido talvez não tenha direito ao benefício. O valor do benefício e o número de parcelas vai variar conforme a média mensal de seus 3 últimos salários.

Quais documentos são necessários para dar entrada no seguro-desemprego?

Após o agendamento de seu atendimento é hora de deixar todos os seus documentos em ordem para a data marcada. Veja quais você vai precisar:
  • Documento de identificação com foto – RG, CNH, Passaporte
  • Carteira de trabalho
  • Documento ou número de inscrição no PIS/PASEP
  • Requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa impressos pelo empregador
  • TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho
  • Comprovantes de depósito no FGTS
  • CPF
A entrada no benefício do seguro-desemprego deve ser encaminhada entre o 7º até o 120º dia após a demissão. Em caso de trabalhador doméstico, o prazo para encaminhamento é de 7 a 90 dias após a data da demissão. 

Se você já tem todos documentos necessários mas está sem acesso ao site do MTE, é possível agendar por telefone.

No número 158, o horário de atendimento é das 7h às 19h e a ligação de telefone fixo é gratuita. Existem outros locais onde também é possível agendar seguro-desemprego RJ como por exemplo, no Poupa Tempo Rio, com mais comodidade.

Porém não são as unidades que oferecem essa facilidade e o agendamento é feito pelo site do MTE também. Se você precisa dar entrada no seu seguro-desemprego, veja que hoje o processo é menos demorado e muito mais ágil.



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.