Como descobrir o meu número do PIS/Pasep?

O abono PIS/Pasep é direito do trabalhador, mas você sabe qual é o seu número? Então, entenda como consegui-lo de forma simples aqui. 

No mundo atual todos os indivíduos pertencentes a uma nação possuem algum número que o identifiquem. 

Estes números são importantes para que o governo tenha ciência da existência de cada um em seus bancos de dados. RG, CPF são os principais documentos e números que um cidadão deve possuir. Sem eles é praticamente impossível sobreviver numa sociedade econômica e engajada como a nossa. Assim também o é com o número do PIS/Pasep.  

São onze dígitos que o identificam como trabalhador brasileiro, tanto na esfera pública como na particular. Quer saber mais sobre esses números? Então continue lendo aqui e descubra algumas informações importantes para tornar sua vida financeira menos complicada.

O que é número do PIS

“Muito mais que um número” é o slogan de abertura da página da Caixa Econômica Federal que nos informa sobre o PIS. O que nos faz entender a importância de possuir o número do PIS/Pasep em nossos documentos.

O PIS em particular é um Programa de Integração Social feito para os empregados das empresas privadas, daí sua sigla. Seu objetivo é gerar benefícios tanto para o trabalhador como para as empresas do setor. Em outras palavras, a numeração é uma arrecadação financeira gerenciada pelo governo que será subdividida entre o trabalhador e seu empregador. 

Isto em forma de abono para o primeiro e em forma de investimento setorial para o segundo. Ele surge automaticamente a partir do momento em que o trabalhador consegue seu primeiro emprego com carteira assinada. 

Permanecendo como identificador de suas relações empregatícias para diversos órgãos como INSS e o Banco da Caixa.  Este atuando como pagador do benefício ao empregado.

Onde descobrir número do PIS

O número do PIS/Pasep pode ser conseguido de forma simples. Veja a seguir as 4 principais.

Descobrir meu número do PIS/PASEP pela internet

Na internet você poderá entrar no site do INSS no “Meu INSS” através do link https://meu.inss.gov.br/central/#/.  

Tenha seus principais dados em mãos, faça seu cadastro, obtendo login e senha. Depois é só entrar e o PIS será informado. De outra forma no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), basta ir à opção “cidadão”, depois “inscrição” e “filiado”. Proceda com um cadastro e o número aparecerá na tela, acesse o link:
No site do Banco do Brasil em “Consulte seu Pasep”, o empregado das organizações públicas poderá obter seu número do PIS/Pasep. Bastando para isso ter o número do CPF em mãos.

Descobrir meu número do PIS/PASEP pelo aplicativo

No App Store ou Google Play está disponível o aplicativo “Caixa Trabalhador”. Nele, apenas portando o número do CPF, de forma simples, você poderá obter o numero do PIS rapidamente. Baixe o aplicativo e quando abrir escolha a opção CPF. Pronto. O seu nome e o número aparecem logo em seguida, com diversas informações importantes sobre o abono.

Descobrir meu número do PIS na carteira de trabalho

O número PIS também está nas suas informações pessoais que o identificam na Carteira de trabalho. Podendo aparecer com a sigla NIS.

Descobrir meu número do PIS pelo CPF

Seja pelo aplicativo ou pelos portais da internet mencionados anteriormente, o trabalhador deverá ter o CPF para conseguir a numeração PIS. Este será seu acesso principal ao abono.

Há outras formas de saber o número do PIS e PASEP?

O outro jeito de obter o número do PIS/Pasep é através dos telefones dos órgãos e organizações diretamente envolvidos com o benefício.  Como INSS, Banco da Caixa e Banco do Brasil:
  • 135 – É o número da previdência social, escolhendo a opção 5 um atendente confirmará seus dados e informará seu PIS
  • 158 – É o número do “Alô Trabalhador” que também ajudará você
  • 0800 726 0207 – Central do Banco Caixa
  • 0800 729 0001 – Central de atendimento do Banco do Brasil
De forma presencial o trabalhador poderá comparecer às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil mais próximas. Portando seus documentos de identificação com foto, o número será disponibilizado. É relevante lembrar que para todos os tipos de consultas o CPF e os documentos serão solicitados. Isto porque eles identificam e comprovam a existência do cidadão.

Para que preciso saber o número do PIS/PASEP

O número do PIS/Pasep é importante assim como o CPF e RG. Ele é responsável por sua identificação no âmbito trabalhista e social para o governo brasileiro. Sendo assim é por meio desses 11 dígitos que você poderá consultar benefícios na previdência social e consultar por exemplo. Bem como:
  • Contribuir com o INSS como facultativo através da guia GPS
  • Acesso ao cartão cidadão da Caixa – Uma conta para receber apenas abonos e benefícios
  • Fazer cadastros em inúmeras políticas assistenciais lançadas pelo governo

O que é PIS/PASEP

O número do PIS/Pasep de forma geral é uma contribuição arrecada pelas empresas públicas e privadas para transformar-se em abono. Um benefício ao empregado. 

O PIS foi criado pela lei complementar número 7/1970 e visa integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa. Foi feito para os trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) nasceu da lei completar posterior número 8/1970. 

É pago pelo Banco do Brasil aos empregados do setor público. Todos os anos as empresas recolhem o valor e depositam no FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Parte deste fica com o governo e outra é paga ao trabalhador como abono pelos bancos responsáveis. 

O governo por sua vez, subdivide o valor com o BNDES e com o FGTS. Liberando o abono para os empregados todos os anos de julho até junho do ano seguinte.

Como saber se tenho direito ao abono do PIS/PASEP

O direito ao abono gerado pelo número do PIS/Pasep depende de alguns critérios para ser recebido. Veja quais são e se você satisfaz a todos eles:
  • Ser cadastro com número PIS a pelo menos 5 anos
  • Receber menos de 2 salários mínimos
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias para pessoa jurídica
  • Ter sido informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) corretamente
De outra maneira, se você baixar o aplicativo “caixa trabalhador”, poderá saber tudo sobre o abono. Inclusive se tem saldo a ser recebido e as datas para pagamento.

Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.