Veja também:
O Abono Salarial (PIS) foi criado a partir dos anos 70, com intuito principal de ajudar os trabalhadores das empresas privadas. Já o PASEP é destinado para aqueles que estão empregado no setor público. Os requisitos do PIS/PASEP são os mesmos, porém, o calendário de pagamento não são iguais e os programas por bancos diferente. PIS pela Caixa Econômica e PASEP pelo Banco do Brasil.
Como receber o PIS
O pagamento do PIS é feito de acordo com o mês de aniversário de cada trabalhador. A Caixa Econômica disponibiliza o calendário contendo todas as datas de pagamentos. Se o trabalhador estiver apto à receber os valores do PIS, basta aguardar dentro do prazo inicial até o prazo limite.O valor do PIS é passado para a conta do Cartão Cidadão ou em uma das contas da Caixa Econômica. Em caso da perda do cartão, basta que o trabalhador solicite a segunda via do PIS em uma das agências da Caixa Econômica e balcões credenciados, ou leve um documento de identificação com foto e solicite o saque diretamente na "boca do caixa".
Quem tem direito ao PIS
São vários requisitos necessários par que o trabalhador possa receber o PIS. Vale lembrar que não adianta ter recebido abaixo da média de dois salários e não estar dentro de todos os outros requisitos. Essa é uma dúvida frequente que poderá ser esclarecida a seguir:- Ter recebido uma média salarial de até dois salários mínimos;
- Ter a RAIS enviada dentro do prazo;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias de carteira assinada;
- Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS.
Exemplo: Janeiro: 880, fevereiro 900, março 1100.
Como foram 3 meses de trabalho: 880+900+110 = 2.880/3 2.880/3 = 960
É dessa forma que é feito o cálculo da média salarial do PIS. Já o tempo de carteira, é contado apenas os anos.
Algumas pessoas ficam com dúvidas se vão receber o PIS, pois farão 5 anos de cadastro daqui há 3 meses, porém, o requisito não conta os meses, independente da quantidade que faltam para completar os 5 anos.
Segunda via do PIS
Em caso de perda ou roubo do cartão cidadão, é possível que o trabalhador solicite a segunda via do PIS através da caixa econômica ou pelo telefone 0800 726 0101. Se a solicitação for presencial, será necessário levar os documentos a seguir:- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo!