Extrato e Espelho do PIS 2019: Como tirar pela internet

Criado 1970 na ditadura militar, o PIS garante seguro financeiro e de investimento para o trabalhador, e você pode saber tudo nesse artigo como consultar o extrato e espelho do PIS 2019 na internet.

O PIS é o conjunto de tributos pagos pelo seu empregador e asseguram que o empregado, ao ser demitido, possa solicitar o seguro desemprego. Também é uma forma de criar um patrimônio forçado para o empregado, como fosse uma poupança paga pela empresa. Você pode consultar o extrato e espelho do PIS 2019 na internet.

Hoje o seu PIS é a junção de todos os benefícios financeiros do governo pagos para o trabalhador, seja público ou privado. Abono salarial, FGTS e outros tributos incluídos no processo de contrato são exemplos desses benefícios.

É possível sacar alguns deles como o FGTS, quando o empregado é demitido sem justa causa, ou em casos que o governo libera o saque de conta inativas do FGTS por exemplo.

E o abono salarial recebido anualmente para aqueles que ganham até dois salários mínimos é possível receber esse benefício, que é mais um salário. Se você trabalhou no mínimo três meses do ano anterior pode ter um saldo a receber.

Para saber se você tem valores disponíveis é possível descobrir através do extrato e espelho do PIS e tudo pela internet, veja como logo a seguir.

O PIS pode ser consultado na internet através do site da caixa econômica federal, você precisa estar com o número do seu NIS/PIS e a senha do cartão cidadão para poder consultar o extrato e espelho 2019. Veja tudo nesse artigo para poder fazer essas consultas.

O que é o PIS ou NIS


O PIS significa Programa de Integração Social e é um relatório de várias contribuições, pagas pela empresa ou governo, que irão beneficiar o empregado. As empresas pagam os benefícios como tributos, como por exemplo o FGTS, INSS, porém há outro benefício que aparece dentro do extrato e espelho 2019 como por exemplo o abono salarial.

O PIS foi criado em sete de setembro de 1970, pelo general Médici na lei complementar 7/70, número 7, durante a ditadura militar, com a intenção de acumular valores para o trabalhador, criar um patrimônio, como se fosse uma poupança paga pela empresa.

O PIS garante vários benefícios como o seguro desemprego, que pode através de todos os valores arrecadados no Brasil, garantir o sustento de um trabalhador que perdeu o seu emprego sem justa causa. Assim como o sistema da aposentadoria funciona.

O NIS (número de identificação social) está relacionado com o PIS, para quem ainda não possui o PIS, o NIS é necessário para recebimento de programas do governo como bolsa família, é o primeiro cadastro social do cidadão.

Caso ele queira a vir trabalhar de carteira assinada o número do NIS será o mesmo utilizado para o PIS.

Para compreender o NIS é como se fosse o RG do trabalhador, o registro inicial do cidadão na vida social financeira, já o PIS seria como fosse o CPF, porém relacionado a ganhos financeiros, um registro de patrimônio adquirido pelo trabalho de cada um.

Extrato e espelho do PIS é a mesma coisa?


O extrato e espelho do PIS 2019 não são a mesma coisa, pois cada uma apresenta informações diferentes. Veja as diferenças a seguir:
  • Extrato PIS: O extrato do PIS apresenta todos os valores que você tem disponíveis para receber, os mais atuais, o valor atualizado do seu FGTS da atual empresa que você está trabalhando e se já há abono salarial disponível para o saque.
  • Espelho PIS: O espelho do PIS apresenta todas as movimentações completas, desde a primeira vez que você criou o seu número do NIS, todos os depósitos feitos do FGTS, todos os juros adicionados, todas as contas ativas e inativas. No site da caixa econômica federal o espelho do PIS está indicado com o nome de Extrato Completo do PIS.


    Quais as formas de consultar extrato e espelho do PIS


    Para você poder consultar o extrato e espelho do PIS 2019, você pode utilizar três formas, pela internet acessando o site da caixa econômica federal, através do telefone ou se dirigindo até a agência mais próxima.

    Em todas as opções você precisa ter em mãos alguns documentos de identificação como o número do PIS, a senha de acesso do cartão cidadão e o número da sua identidade.

    Extrato e Espelho do PIS 2019, como tirar pela internet


    Se você deseja retirar o extrato e espelho do PIS 2019 pela internet é bem fácil, basta acessar o site da caixa econômica federal, selecionar a aba benefícios e programas e após isso selecionar a opção PIS.

    Você precisa ter o número do seu PIS, que você encontra na sua carteira de trabalho, depois de inserir o número, forneça a senha de acesso do seu cartão cidadão, caso não tenha, poderá cadastrar no próprio site.

    Depois de preenchido todos esses dados, irá surgir uma tela com as opções para o extrato e espelho do PIS 2019. Se desejar o espelho do PIS você encontrará com o nome de extrato completo do PIS.

    Como consultar Extrato e Espelho do PIS 2019 no banco


    Se você preferir, pode fazer a sua consulta do extrato e espelho do PIS 2019 pessoalmente no banco da caixa. Há duas opções de consulta, diretamente com seu gerente de conta ou no caixa eletrônico, para as duas opções você irá precisar do seu número do PIS e a senha de acesso do cartão cidadão.

    Como consultar Extrato e Espelho do PIS 2019 pelo telefone


    A consulta através do telefone do extrato e espelho do PIS 2019 também está disponível, você precisa ter em mãos o número do seu PIS, a senha de acesso do cartão cidadão e o número da sua identidade. Basta ligar para o número 0800 726 0207 e seguir as instruções, a ligação é gratuita para todo o Brasil.

    Compartilhe:

    Receba informações via email (gratis):

    1 comentários:

    Como eu posso imiti o espelho do PIS pela internet


    Responder

    SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.