Programas atendidos pelo Cadastro Único

Você conhece os programas atendidos pelo Cadastro Único e os benefícios garantidos por eles? Não? Então confira tudo a seguir.



Inúmeros programas atendidos pelo Cadastro Único estão disponíveis para a população ajudando diversas famílias. Que promovem o desenvolvimento destas possibilitando melhorias em suas vidas.

Os programas atuam nas mais diversas áreas e proporcionam diversas vantagens aos seus beneficiários. Veja a seguir como ter o seu e descubra os projetos disponibilizados pelo Governo para você.

O que é o Cadastro Único

O Cadastro Único é um sistema que reúne informações de inúmeras famílias brasileiras. Que são classificadas como baixa renda, ou seja, em situação de pobreza ou mesmo extrema pobreza.

É através deste cadastro que o governo pode conhecer a realidade socioeconômica destas pessoas. Devido a coleta e atualização de dados pessoais dos participantes, tais como renda, saúde, moradia, entre outros.

Saiba mais também sobre:

Para que ser o Cadastro Único

As informações registradas são utilizadas tanto para desenvolver como para medir a eficiência de política públicas. Que são implementadas nas mais diversas áreas visando promover qualidade de vida dos participantes.

Estes dados não são restritos apenas ao governo federal, eles também englobam o estadual e municipal. Assim os projetos podem ser desenvolvidos de forma que atendam às necessidades da localidade de modo mais eficiente.

Dentro deste contexto surge os programas atendidos pelo Cadastro Único, que utilizam esta base de dados. Para escolher os beneficiários que melhor se encaixam no perfil de cada um deles, evitando assim o desperdício de verba.

É valido lembrar que este cadastro não garante ingresso automático em nenhum dos programas. Pois cada um possui um órgão especifico que se responsabiliza pela gestão e legislação de seus processos seletivos.

Quais programas atendidos pelo Cadastro Único

Talvez você nunca tenha ouvido falar no CadÚnico, mas certamente conhece algum dos programas atendidos pelo Cadastro Único. Ou até mesmo já pagou por um dos serviços que são garantidos de forma gratuita por eles.



Abaixo listamos alguns e provavelmente algum deles lhe chamará a atenção e quem sabe você tem o perfil de beneficiário:

Bolsa Família

Programa governamental desenvolvido para combater à desigualdade e à pobreza. Promovendo complemento de renda, acesso a direitos entre outras ações.

Minha Casa, Minha Vida

Este auxilia as pessoas a conseguirem conquistar o sonho da casa própria, com condições facilitadas. Quem possui CadÚnico paga valores reduzidos.

Bolsa Verde

Benefício financeiro destinado a famílias extremamente pobres que vivem em reservas extrativistas ou áreas de conservação ambiental. É concedido a cada 3 meses.

Fomento

Atende famílias de área rural, garantindo o acesso a assistência técnica e extensão rural. Além disso também tem o acesso a recursos financeiros.

Carteirinha do Idoso

Destinado as pessoas idosas, possuem mais de 60 anos, garantindo como benefício a mobilidade terrestre e aquática. Com descontos de 50% ou 100%.

Aposentadoria para pessoa de baixa renda

Destina-se a pessoas que não trabalham fora, mas gostariam de ter seus direitos previdenciários garantidos. Pagando uma taxa de 5% sobre o salário mínimo.

Cisternas

Garante o acesso a tecnologias que permitem a captação de água da chuva. Que pode ser utilizada para o consumo humano durante o período de estiagem em regiões do semiárido.

Identidade Jovem

Documento garante aos jovens com idade entre 15 e 29 anos meia-entrada em eventos culturais ou esportivos. Além de descontos de 50% ou 100% em transporte interestadual.

Baixa renda

Desconto nos valores da conta de energia elétrica permitindo aos beneficiários participantes usufruir desta fonte energética pagando preços mais acessíveis.

Isenção de Taxas em Concursos Públicos

Garante a isenção do pagamento em todo e qualquer concurso público realizado por órgão do Poder Executivo Federal. O ENEM é um destes.

Como se inscrever

Se você se interessou em participar de algum dos programas atendidos pelo Cadastro Único, saiba agora como fazer sua inscrição. Pois este é imprescindível para que você possa solicitar sua participação.

O cadastramento é simples, através de uma entrevista agendada, que ocorre em uma unidade responsável por isto em sua localidade. Geralmente acontece no CRAS.

Para efetuar esta entrevista é necessário um responsável pelo núcleo familiar. Para poder fornecer todas as informações necessária sobre os membros deste. Deve ter idade mínima 16 anos e preferencialmente ser mulher.

Documentos necessários

Os documentos apresentados são um meio de comprovação dos dados que foram informados pelo responsável familiar. E tenha bastante atenção na listagem abaixo para evitar eventuais surpresas durante o cadastro:
  • Documento de identificação de todos os membros do núcleo familiar
  • O responsável pelo cadastro da família deve apresentar além da identificação título de eleitor ou CPF
  • Comprovante de endereço da residência
  • Comprovante de matrícula para os membros estudantes
Lembre-se sempre toda informação deve ser repassada corretamente. Pois além toda essa comprovação. Os programas atendidos pelo Cadastro Único também utilizam os dados para verificar se você está no perfil requisitado.

Quem tem o cadastro deve fazer a atualização?

A maioria dos programas atendidos pelo Cadastro Único só fornecem os benefícios aqueles participantes com dados atuais. Por isto é de suma importância o comprometimento do responsável com esta ação.

Sempre que ocorrer uma das situações abaixo a atualização deverá ser feita o quanto antes:
  • Mudança no valor da renda
  • Mudança do endereço de residência
  • Nascimento ou morte no núcleo familiar
  • Mudança de residência de algum dos participantes
  • Entrada ou transferência de escola
Mesmo que não ocorra nenhuma dessas mudanças a atualização ainda assim deve ser realizada. Pois anualmente as informações são verificadas e comparadas com outras bases de dados que o governo utiliza.

Aproveite e compartilhe!



Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.