Programa de Integração Social: Consulta e Saldo

O último lote do PIS 2018/2019 foi liberado e estará disponível até 30 de junho. Quer saber se você tem direito? Confira aqui todas as informações sobre esse benefício.



O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um benefício pago, todos os anos, pelo governo para trabalhadores que sejam do setor privado.

Esse benefício foi criado para que o empregado se integrasse ao desenvolvimento da empresa em que ele atua. Sua criação ocorreu no ano de 1970, pela Lei Complementar nº07/70.

O PIS é pago para trabalhadores que tenha mais de cinco anos de cadastro no programa e que no ano referente ao pagamento tenha tido no mínimo um mês de carteira assinada. Confira aqui mais informações:

Quem faz o cadastro do Programa de Integração Social

O cadastramento no Programa Integração Social garante o saque do abono anual (desde que respeitadas as regras exigidas). Além da numeração gerada no cadastro ser utilizada na hora de consultar seu benefício.

A empresa no qual o trabalhador atua tem a função de efetuar o cadastro desse funcionário caso ele ainda não tenha o PIS. Desse modo, o cadastramento é feito no momento da admissão do primeiro emprego.

O empregador na hora de efetuar o cadastro, é necessário que apresente os seguintes documentos do empregado, que são:
  • CPF
  • RG
  • Filiação (nome dos pais)
  • Dados da CTPS (Carteira de Trabalho)
O cadastro deverá ser feito através do sistema Conectividade Social (Site) ou indo até uma das agências da CEF – Caixa Econômica Social. Além o empregador deverá apresentar os dados acima listados e os dados da empresa.



Saiba também sobre:

Quem faz o cadastro do Programa de Integração Social

O benefício foi criado pelo Governo Federal. E tem o intuito de promover melhor a integração e desenvolvimento do funcionário e empresa privada. Assim é a definição do Programa de Integração Social.

Foi criado no ano de 1970 através de uma Lei Complementar. Logo o PIS tem como principal objetivo tornar viável a forma de como são distribuídos o Seguro-Desemprego e Abono Salarial.

Então para ter acesso a todos os programas sociais que o benefício garante é necessário que o empregado tenha cadastro no programa. Além disso, esteja com o cartão com o número da inscrição do PIS.

Entretanto, se o funcionário nunca tiver recebido esse cartão ou tê-lo perdido basta ir até uma agência da CEF. Por fim, solicitar a 2ª via dessa numeração.

Para que serve e como funciona

O Programa de Integração Social – PIS tem finalidade de financiar os pagamentos, seja do abono ou seguro – desemprego, além da participação, do funcionário, na receita das empresas privadas.

Além disso, o programa também serve como uma complementação na renda do governo e garante a segurança do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

O funcionamento do PIS é exclusivo para funcionários de empresas privadas. Além disso, é operado pela Caixa Econômica Federal, seja para cadastramento ou para pagamentos de valores referentes ao benefício.

A contribuição do programa é feita através do dinheiro recolhido das empresas do setor privado. Após isso, é feita a alocação da quantia recolhida no FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Desse modo, uma parte será usada no pagamento do abono salarial e a outra parte ficará instalada para uso do governo. Além disso, outras partes são destinadas para o FGST, seguro – desemprego e ao BNDS.


Como tirar o saldo do Programa de Integração Social

Para trabalhadores que estejam cadastrados no Programa de Integração e que atendam às exigências, poderão receber até um salário mínimo (R$1045 valor vigente em 2020).

Contudo, esse valor poderá ser menor, dependendo do tempo trabalhado (com carteira assinada) no ano base referente ao pagamento). Sendo então proporcional, ou seja o valor será referente a quantidade de meses trabalhados.

Para saber a quantidade que você irá receber, basta estar efetuando uma consulta de saldo. Veja quais são os canais para conferir o valor do seu PIS:
Para consultar é necessário estar com dos dados pessoais e também a numeração do seu cadastro PIS.

Como tirar o extrato do Programa de Integração Social (PIS)

Precisa saber qual o valor que você irá sacar no seu abono salarial e não sabe como? Basta estar tirando um extrato do seu PIS. Nele será informado o valor pago referente ao ano base. Veja como fazer:
  • Vá até uma agência CEF: Leve seu número de cadastro do PIS e também um documento de identificação com foto. O atendente lhe informará o valor a receber
  • No Aplicativo Caixa Trabalhador: Nele você digitará o número do seu cadastro PIS. Além do extrato, no aplicativo você poderá consultar calendário de pagamentos e até uma calculadora para saber o valor a receber
  • Pelo site oficial da Caixa Econômica Federal: Nele você deverá digitar do seu PIS e a senha de internet, caso não tenha, basta estar efetuando o cadastro na área “Cadastrar Senha”
  • Pela Central de Atendimento da Caixa: Basta ligar para o 0800 726 0207 e solicitar o extrato com um atendente

Tabela de pagamento

Tem direito ao pagamento do abono salarial do PIS e não sabe quando irá receber? Basta estar acessado ao site ­Caixa - Trabalhador, nele estarão disponíveis das datas de pagamento.

Além disso, no site você também poderá ver o valor referente, a ser pago, pela quantidade de meses trabalhados no ano base. Lembrando que o pagamento é referente ao mês de nascimento.




Compartilhe:

Receba informações via email (gratis):

SITE NÃO OFICIAL: Aqui você encontra tudo sobre o PIS e informações sobre benefícios sociais.